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O que é Big Data: Desvende esse conceito que pode ajudar sua empresa

Tempo de leitura: 5 minutos O que é Big Data? Essa pergunta é muito recorrente e empresas podem acabar perdendo tempo e recursos se não utilizam esse método de análise. […]
O que é Big Data: Desvende esse conceito que pode ajudar sua empresa
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 5 minutos

O que é Big Data? Essa pergunta é muito recorrente e empresas podem acabar perdendo tempo e recursos se não utilizam esse método de análise.

De forma direta, essa é uma forma de entender e tratar, de forma rápida e prática, um grande volume de dados que não são estruturados. Os meios tradicionais de estudo dessas informações precisariam de muito tempo para realizar essa mesma quantidade de análises – e muito provavelmente nem conseguiriam.

Essa é um poderoso recurso para analisar público, nichos de interesse, preferências de clientes. É um conceito completamente relaciona com o Business Intelligence, pois empresas que querem otimizar seus processos e entregar um serviço mais assertivo devem procurar entender e aplicar o Big Data em suas práticas.

Para te ajudar com esse processo, a ATS Informática te explica mais sobre essa área do conhecimento, como ela pode estar presente nos negócios e por onde começar. Continue com a gente e saiba mais!

O que é Big Data? Entenda a origem e o funcionamento desse método

O Big Data é uma solução compreender e estruturar dados de variadas origens e que, ao primeiro olhar, não oferecem uma informação concreta como um todo. Essas informações, se analisadas por um software tradicional, mostrariam apenas uma infinidade de direções e intenções, mas não chegariam em uma conclusão que te ajudasse a pensar em novas ações.

E sabemos que para acertar nas decisões de um negócio, precisamos analisar grupos e não ações individuais, certo?

Ao falar dessa forma de tratamento de informações, percebemos que é algo muito recente e, por isso, acaba gerando tantas dúvidas. Mas, para entender a necessidade do uso do Big Data, vamos te contar um pouco mais sobre a origem dessa ferramenta!

Origem do Big Data: desenvolvimento para lidar com uma nova realidade

Apesar do termo Big Data ter sido usado pela primeira vez por volta dos anos 90, foi nas décadas de 1960 e 1970 que o aumento no número das informações começou a ser uma questão. Essa foi a forma de chamar o alto volume de informações que precisavam – mas não conseguiam – ser processadas por métodos tradicionais.

De lá para cá, a quantidade de informações expressas só aumentaram. Em 2005 foi criada a primeira ferramenta para lidar com esse volume de indicadores, o Hadoop. Com objetivo de tratar os dados deixados pelos usuários do Youtube e Facebook, essa estrutura de código aberto contribuiu muito para o desenvolvimento do Big Data.

Atualmente os internautas chegam a gerar milhões de terabytes de dados diariamente, o que não seria possível processar se não fosse pela popularização do Hadoop anos atrás. Também é devido a eles que os atuais softwares têm muito mais facilidade e um menor custo para lidar com essas informações.

Essa forma de análise foi essencial para desenvolver as grandes empresas de tecnologia, e transformar algumas delas em referências no mercado. Para elencar os desafios e pontos principais que te ajudam a entender essa ferramenta, existes os três V’s do Big Data. Continue conosco e entenda o que são eles!

3 V’s do Big Data: Veja os pontos principais para se atentar

Como o Big Data lida com um dados de diversos tipos e que métodos que eram muito utilizados antes do “boom” de informações online já não dão mais conta de analisar, existem certos aspectos que as empresas precisam se atentar para trabalhar com esse software.

Primeiro V – Volume

A vida online dos usuários gera diversas informações a cada minuto. Pode ser em redes sociais, mecanismos de buscas ou nas mídias que consomem: sempre existe alguém em algum lugar do mundo gerando dados. Dessa forma, o número de informações que são captadas aumenta em altos percentuais a todo instante.

Podemos falar que é um grande volume de dados com baixa densidade, já que as origens deles é muito variada. Por isso, ao escolher sua ferramenta para uso do Big Data, não deixe de pensar nesse ponto. Ela precisa dar conta de lidar com tantos indicadores.

Segundo V – Velocidade

Estamos na era da informação e da velocidade. Para dar conta de analisar todos os dados e gerar uma resposta – uma análise – em um tempo favorável, é necessário pensar na rapidez na qual as informações são recebidas. Se não tiver uma manutenção correta dessa fator, estará lidando com direcionamentos desatualizados e que podem já não retratar mais as tendências do mercado com precisão.

Terceiro V – Variedade

Como citamos no primeiro item dessa pequena lista, os dados processados no Big Data são captados de diversas fontes. Sua variedade é grande tanto em origem quanto em formato, pois intenções de busca, vídeos, imagens, compras, acessos em sites e muitas outras métricas podem ser consideradas informações relevantes.

Para tratar esses inúmeros fatores, é necessário que o software consiga apanhar todos eles e organize-os de uma forma que faça sentido e gere direcionamentos que possam ser usados em planejamentos de ações futuras ou resolução de problemas.

Não podemos esquecer da Veracidade e Valor

Podendo ser considerados os quarto e quinto V, respectivamente, eles são fatores muito relevantes quando falamos de Big Data e só não entram na lista dos três principais pois são um pouco mais implícitas ao processo. Para gerar métricas que realmente podem impactar na empresa, precisamos sempre trabalhar com dados confiáveis.

A veracidade das informações influenciam no valor das ações da marca. Ela fazem com que seu negócio não trabalhe mais com suposições acerca do que o público quer ou quais soluções precisa, e passe a agir de forma mais assertiva. Dessa forma recursos são poupados e os resultados aumentam.

Para que serve o Big Data nas empresas?

O Big Data nada mais é do que uma solução que pode ser usado para resolver diferentes problemas e otimizar processos dos mais variados. Ele permite que empresas encontrem respostas concretas a partir de um processamento massivo, oferecendo oportunidades inovadoras e assertivas.

Confira alguns exemplos práticos em que o Big Data pode agir:

  • Entender onde estão lacunas no mercado para ser pioneiro em atender tal demanda;
  • Aumentar eficiência do trabalho, principalmente para profissionais do T.I. que precisam de análises rápidas;
  • Conseguir planejar ações assertivas para impactar o público;
  • Identificar padrões de acessos ou disparo de informações que indicam fraude;
  • Aprimorar a tecnologia de Machine Learning;
  • Melhorar a UX de seu site, fator que influencia muito nas vendas;
  • Diminui os gastos com processamento e armazenamento.

Essas são razões mais do que convincentes para pensar em adquirir um software que trabalhe com o Big Data, certo? Mas antes, entenda um pouco como funciona essa forma de organização de dados que ajudar a aumentar a taxa de conversão de uma empresa.

E como funciona essa ferramenta?

Para facilitar a compreensão de como o Big Data age nos dados que recebe, podemos separar esse trabalho em três etapas: integração, gerenciamento e análise. Em cada uma delas existem processos específicos que ficam em responsabilidade do software contratado para essa ação.

  1. Integrar: é o início de tudo, onde os dados de aplicativos diferentes são inseridos no programa e formatados em um só espaço. Essas informações são retiradas de fontes como internet das coisas, redes socais e outros;
  2. Gerenciar: não adianta apenas levar todo e qualquer dado para sua equipe, é necessário gerenciar quais vão ser utilizados e por quais setores. Dessa forma é possível integrar os dados com o sistema interno da empresa. Essa fase requer armazenamento dentro das máquinas e a nuvem tem se mostrado uma excelente opção;
  3. Análise: com os dados separados, é hora de entender quais são as informações presentes ali e como agirá a partir delas. O Big Data permite até mesmo comparar dois grandes conjuntos de dados simultaneamente.

Ele é uma ferramenta segura, que agiliza processos e transmite de forma confiável as informações colhidas. Está presente na maior parte das empresas que trabalham com tecnologia e são sinônimo de eficiência no trabalho.

Agora que você já entendeu o que é Big Data, como pode ser aplicado e o funcionamento dessa tecnologia, aproveite para conferir nosso conteúdo sobre gestão de dados feita corretamente, certamente vai ajudar ainda mais sua empresa!

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