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O que é a taxa de conversão e como aumentá-la em seu e-commerce

Tempo de leitura: 5 minutos Comprar online se torna algo cada vez mais comum no dia a dia da população e, felizmente, os recursos digitais nos ajudam a ter uma […]
O que é a taxa de conversão e como aumentá-la em seu e-commerce
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 5 minutos

Comprar online se torna algo cada vez mais comum no dia a dia da população e, felizmente, os recursos digitais nos ajudam a ter uma ótima visualização das métricas de interação, venda, percepção da marca, e a mais importante delas certamente é a taxa de conversão, que geralmente é a principal meta de todos os comerciantes.

Taxa de conversão: o que é?

Taxa de conversão: o que é?

A taxa de conversão se resume a uma métrica estabelecida por empresas para identificar os momentos em que jornada do cliente em seu site chega até o ponto final. Para quem vende online, costuma ser a efetivação da compra de um produto, para quem oferece serviços para outros negócios, a solicitação do contato ou um pedido de orçamento, e assim por diante.

A taxa de conversão é a proporção entre o volume de vendas em relação ao volume de acessos, para se entender quanto por cento dos clientes chega às vias de fato e executa a tarefa principal a que seu site foi projetado. Nos e-commerces, mais do que em qualquer outro ambiente digital, esse é o número dourado para o sucesso.

A taxa de conversão pode ser medida em diferentes plataformas de e-commerce e buscadores, o mais importante é definir com precisão quais são as ações que se configuram como uma conversão dentro de sua loja online. Quanto maior o tempo captando dados, maior a precisão, então desde o momento em que abrir seu e-commerce, não deixe de vinculá-lo a um medidor.

Interpretando a taxa de conversão

Interpretando a taxa de conversão

Agora que você entendeu o que é a taxa de conversão e a configurou, vale a pena começar a dar uma olhada com regularidade e ir fazendo comparativos de tempos em tempos, afinal, essa métrica oferece uma visão geral sobre a percepção de sua página e o quanto ela está intuitiva e acessível para que o cliente consiga concluir sua compra.

É importante criar uma boa relação com a análise dos números, mas evite focar apenas nessa métrica. Para a taxa de conversão crescer, geralmente deve crescer também a taxa de aquisição de usuários. A taxa de conversão é o final desse trajeto, e todas as etapas importam. Além de criar uma boa relação com a análise das métricas de seu e-commerce, é importante ficar de olho em tendências.

Uma delas é o aumento de aquisição de usuários mas baixa permanência, o que pode significar que, apesar de bem posicionado nas buscas, seu site pode estar pouco otimizado para a navegação no computador ou celular. Observe a origem dos dispositivos e verifique se o site está com carregamento lento.

Quando o tempo de permanência é alto mas a taxa de rejeição também, isso pode significar que talvez seu site esteja pouco intuitivo ou pouco acessível,  de forma que os clientes procuram algo, mas não conseguem encontrar ou concluir sua compra, seja por falta de estrutura intuitiva ou falta de informações necessárias para fechar a compra.

Como aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce

Trouxemos algumas dicas chave para que você aplique em seu site para garantir mais eficiência nas vendas:

Torne o seu site seguro

Como aumentar a taxa de conversão de seu e-commerce

Dificilmente algum cliente compraria em um site que não considere seguro, e uma das principais maneiras de garantir essa segurança é oferecendo um protocolo HTTPS. Essa certificação é tão importante que os próprios navegadores já indicam que o site pode não ser confiável quando há ausência desse protocolo.

O HTTPS oferece um nível maior de segurança criptográfica de ponta a ponta, e pode ser complementado com outros certificados. Oferecer segurança para a compra é fundamental para ganhar confiabilidade do contrário. Sem ela, uma taxa alta de rejeição é certa.

Garanta páginas otimizadas

É importante conferir a velocidade da navegação. Por melhor que seja sua variedade e seus preços, a dificuldade de navegar costuma ser irritante para os usuários, que acabam abandonando sua busca.

Fique atento a imagens quebradas, lentidão na navegação e opções que não carregam. É possível fazer uma série de otimizações para que a página tenha um aspecto mais profissional.

Isso faz diferença na percepção do cliente e mexe, inclusive, com a psicologia do consumidor, que quer ter uma boa experiência em sua compra. Mesmo que seja pela internet, todo cliente quer sentir que está em um lugar profissional.

Tenha um site com boa apresentação

Outra parte importante para garantir uma maior taxa de conversão é oferecer boas informações a respeito dos produtos e organizá-los bem.

Um site com categorias mais “enxutas” facilita a navegação, portanto, aplique filtros intuitivos que ajudem a especificar a intenção do cliente. Isso contribui, inclusive, na hora de oferecer opções alternativas a um produto específico que talvez você não tenha disponível.

Tudo faz diferença na apresentação: desde o banner criativo e com boa definição até a escolha dos títulos de produtos.

Não economize o verbo e crie textos originais: os textos coesos e originais ainda são o principal meio de garantir proeminência no Google. Isso se estende ao uso de textos alt e boa definição nas imagens de produtos, pois os buscadores conseguem ler as imagens também.

Crie descrições de produtos que respondam às principais dúvidas dos clientes. O ideal é fazer isso no momento do cadastro dos produtos dentro de seu sistema ERP.

Crie uma experiência única e intuitiva para seu usuário, um site bonito é fundamental, mas a intuitividade é a chave para facilitar o caminho do usuário: empregue botões funcionais para acessar o carrinho e especialmente para fechar as compras.

Assegure a qualidade de pagamento e menor esforço

Um dos principais motivos para o abandono do carrinho é a falta de opções de pagamento ou as fichas de cadastro de cliente que acabam sendo muito longas.

Esse é um ponto fundamental: diminuir o esforço do cliente. Você pode oferecer a opção de se cadastrar via e-mail ou redes sociais, solicitando o mínimo de dados extras.

Já na hora do pagamento, é indispensável que o cliente encontre formas de pagamento variadas, e uma das principais maneiras de garantir essa comodidade é tendo um gateway de pagamento em seu site. Com ele é possível fechar transações sem precisar sair da página, com segurança e de maneira intuitiva.

Invista nos preços e variedade

Se seu site tem diversas otimizações mas a rejeição é alta, é importante observar se sua variedade não anda mal projetada ou mesmo se seus preços são pouco competitivos. É possível analisar os preços praticados por seus concorrentes e entender as tendências e produtos em alta no seu nicho, para se atualizar e evitar o risco de estar com produtos encalhados.

Vender online é uma opção fundamental para expandir seu negócio, especialmente em momentos pandêmicos, e com essas dicas, certamente sua taxa de conversão vai crescer e você encontrará cada vez mais oportunidades.

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