A transformação digital é o grande motor do Mercado contemporâneo, e ela mudou profundamente a maneira como cada decisão é tomada. É na base dessas importantes tomadas de decisão que está a área do business intelligence, um conceito cheio de nuances e cada dia mais otimizado para quem busca avançar aliado à tecnologia.
Podemos dizer que o Business Intelligence não é apenas uma tecnologia, mas um campo completo de tecnologias relacionadas entre si. Seu principal objetivo é fornecer informações precisas sobre os mais diversos aspectos não apenas de seu próprio negócio, mas de todo o ambiente de Mercado em que seu seu empreendimento está inserido.
Apesar de parecer algo completamente novo, a verdade é que o Business Intelligence é um conceito que existe há um bom tempo e tem sido desenvolvido por empresas que são as grandes titãs do mercado de tecnologia, como a lendária IBM, uma das mais valiosas e inovadoras empresas do mundo.
Portanto, podemos dizer que existe o Business Intelligence clássico, que era restrito apenas a grandes empresas (e era um dos motivos pelos quais elas se tornaram líderes em seus segmentos) e que há um Business Intelligence moderno, que é cada dia mais acessível a empresas dos mais diferentes tamanhos, regiões e segmentos.
Também é possível considerarmos que o BI envolve um conjunto de tecnologias dos mais diferentes campos em diferentes ciclos para a criação de dados brutos, que serão tratados de diferentes maneiras a fim de criar meios de visualizar os mais diversos aspectos de um empreendimento.
Tal capacidade de visualização dinâmica de informações certamente é o coração do BI, pois ajuda seu empreendimento a se desenvolver nas mais diferentes direções.
Além disso, negócios de diferentes setores perceberam que o BI torna possível a descoberta de uma série de aspectos importantes para seu empreendimento, como:
O Business Intelligence serve tanto como instrumento de prospecção de ideia quanto de gerenciamento, e tudo isso culmina na tomada de decisões cada vez mais assertiva por parte dos diferentes setores de uma empresa.
Como dissemos, o BI é uma área que conta com um conjunto de técnicas e disciplinas, e é composto por ciclos:
Para que qualquer dado seja criado, é importante que haja uma informação, e que ela seja armazenada de tal maneira que possa ser manejada para diferentes fins.
A fase de implantação desses recursos de geração de dados certamente é a mais importante, afinal, quanto mais dados forem gerados, maior a visão que se tem sobre um empreendimento.
Um dos principais recursos são o famosos Sistema de Gestão Integrada, que ajudam a registrar toda entrada de produtos, toda a gestão de logística empresarial, a maneira como os processos são elaborados, como e em que circunstâncias os bens e serviços são comercializados.
Enfim, os ERPs, como também são chamados esse tipo de sistemas, fornecem uma ferramenta de inputs muito completa, e com grandes oportunidades de integração com diferentes sistemas e outros instrumentos.
Softwares de manejo de clientes e força de venda também são muito importantes para adicionar dados mais específicos sobre os clientes, assim como os recursos analíticos ao se abrir um e-commerce. Além disso, é fundamental que todos estes processos estejam muito bem integrados.
Os conceitos de computação na nuvem e Big Data fazem toda a diferença nesse momento. Todo o volume de dados captados chega de forma bruta e massiva, e com a computação na nuvem é possível armazenar e reconfigurar de diversas maneiras esse volume de dados.
O Big Data, por sua vez, é a área que lida com o tratamento de grandes volumes de informação de maneira objetiva para que diferentes interfaces consigam acessar esses dados de maneira objetiva e cumprir seus fins específicos.
A metrificação desses dados acontece através de especialistas da área, que elaboram meios de automatizar a captação deles para fins específicos, como para setores comerciais ou de marketing, por exemplo.
Com os dados elaborados, uma série de sistemas é capaz de coordenar de variadas maneiras esses materiais, criando visualizações estatísticas que podem ser transformadas em informações visuais para facilitar a apresentação e reconstrução em diferentes cenários.
Esse conjunto de informações é um dos produtos finais para a tomada de decisões empresarial, e soluções como as contidas no ATS+ são elaboradas para oferecer essa ampla visualização com nível avançado de controle sobre as diversas variáveis parametrizadas.
Tudo isso com mobilidade entre diferentes plataformas e a oportunidade de customização que só aumenta conforme mais dados são agregados e novas atualizações surgem. Sua curva de aprendizado é efetiva e a customização flexível.
O BI tem um ciclo que nunca termina de verdade. Cada nova tomada de decisão gera uma mudança na maneira como o ambiente se organiza e, por sua vez, cria novos resultados, através de novas métricas.
A descoberta, tanto de oportunidades quanto de falhas é o grande ponto do BI, e a oportunidade que antes chegava apenas até as grandes empresas, hoje pode ser manejada pelos mais diversos segmentos do mercado para agregar conhecimentos e estratégias arrojadas.
O quanto antes você começar a criar dados sobre sua jornada, mais rápido você avança, e aqui na ATS Informática oferecemos os melhores meios para isso, além de diversas dicas para ir adianta nas tecnologias empresariais, confira nossas páginas e conheça mais sobre nossos projetos!