Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

O que é Business Intelligence e como ele pode transformar seu empreendimento

Tempo de leitura: 4 minutos A transformação digital é o grande motor do Mercado contemporâneo, e ela mudou profundamente a maneira como cada decisão é tomada. É na base dessas […]
O que é Business Intelligence e como ele pode transformar seu empreendimento
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

A transformação digital é o grande motor do Mercado contemporâneo, e ela mudou profundamente a maneira como cada decisão é tomada. É na base dessas importantes tomadas de decisão que está a área do business intelligence, um conceito cheio de nuances e cada dia mais otimizado para quem busca avançar aliado à tecnologia.

O que é o Business Intelligence e para que serve

Podemos dizer que o Business Intelligence não é apenas uma tecnologia, mas um campo completo de tecnologias relacionadas entre si. Seu principal objetivo é fornecer informações precisas sobre os mais diversos aspectos não apenas de seu próprio negócio, mas de todo o ambiente de Mercado em que seu seu empreendimento está inserido.

Apesar de parecer algo completamente novo, a verdade é que o Business Intelligence é um conceito que existe há um bom tempo e tem sido desenvolvido por empresas que são as grandes titãs do mercado de tecnologia, como a lendária IBM, uma das  mais valiosas e inovadoras empresas do mundo.

Portanto, podemos dizer que existe o Business Intelligence clássico, que era restrito apenas a grandes empresas (e era um dos motivos pelos quais elas se tornaram líderes em seus segmentos) e que há um Business Intelligence moderno, que é cada dia mais acessível a empresas dos mais diferentes tamanhos, regiões e segmentos.

Também é possível considerarmos que o BI envolve um conjunto de tecnologias dos mais diferentes campos em diferentes ciclos para a criação de dados brutos, que serão tratados de diferentes maneiras a fim de criar meios de visualizar os mais diversos aspectos de um empreendimento.

Os benefícios do Business Intelligence

Os benefícios do Business Intelligence

Tal capacidade de visualização dinâmica de informações certamente é o coração do BI, pois ajuda seu empreendimento a se desenvolver nas mais  diferentes direções.

Além disso, negócios de diferentes setores perceberam que o BI torna possível a descoberta de uma série de aspectos importantes para seu empreendimento, como:

  • Erros na execução de atividades, ajudando a diminuir desperdícios, ganhar tempos e otimizações possíveis;
  • Permite acompanhar o andamento de novas atividades e estratégias implantadas, entender sua progressão, seus êxitos e necessidades de correção e/ou efetividade.
  • Facilita a compreensão de seu público, como se relacionam com sua marca, com seus produtos e serviços assim como entender melhor aquilo que buscam;
  • Monitorar o ambiente de mercado e seus concorrentes, entendendo os diferenciais de cada parte, como se destacar e se diferenciar aprendendo com as experiências dos demais.

O Business Intelligence serve tanto como instrumento de prospecção de ideia quanto de gerenciamento, e tudo isso culmina na tomada de decisões cada vez mais assertiva por parte dos diferentes setores de uma empresa.

As principais ferramentas do BI

Como dissemos, o BI é uma área que conta com um conjunto de técnicas e disciplinas, e é composto por ciclos:

Fase de geração de dados

As principais ferramentas do BI - Fase de geração de dados

Para que qualquer dado seja criado, é importante que haja uma informação, e que ela seja armazenada de tal maneira que possa ser manejada para diferentes fins.

A fase de implantação desses recursos de geração de dados certamente é a mais importante, afinal, quanto mais dados forem gerados, maior a visão que se tem sobre um empreendimento.

Um dos principais recursos são o famosos Sistema de Gestão Integrada, que ajudam a registrar toda entrada de produtos, toda a gestão de logística empresarial, a maneira como os processos são elaborados, como e em que circunstâncias os bens e serviços são comercializados.

Enfim, os ERPs, como também são chamados esse tipo de sistemas, fornecem uma ferramenta de inputs muito completa, e com grandes oportunidades de integração com diferentes sistemas e outros instrumentos.

Softwares de manejo de clientes e força de venda também são muito importantes para adicionar dados mais específicos sobre os clientes, assim como os recursos analíticos ao se abrir um e-commerce. Além disso, é fundamental que todos estes processos estejam muito bem integrados.

Metrificação e geração de relatórios

Os conceitos de computação na nuvem e Big Data fazem toda a diferença nesse momento. Todo o volume de dados captados chega de forma bruta e massiva, e com a computação na nuvem é possível armazenar e reconfigurar de diversas maneiras esse volume de dados.

O Big Data, por sua vez, é a área que lida com o tratamento de grandes volumes de informação de maneira objetiva para que diferentes interfaces consigam acessar esses dados de maneira objetiva e cumprir seus fins específicos.

A metrificação desses dados acontece através de especialistas da área, que elaboram meios de automatizar a captação deles para fins específicos, como para setores comerciais ou de marketing, por exemplo.

Análise estatística e visualização

As principais ferramentas do BI - Análise estatística e visualização

Com os dados elaborados, uma série de sistemas é capaz de coordenar de variadas maneiras esses materiais, criando visualizações estatísticas que podem ser transformadas em informações visuais para facilitar a apresentação e reconstrução em diferentes cenários.

Esse conjunto de informações é um dos produtos finais para a tomada de decisões empresarial, e soluções como as contidas no ATS+ são elaboradas para oferecer essa ampla visualização com nível avançado de controle sobre as diversas variáveis parametrizadas.

Tudo isso com mobilidade entre diferentes plataformas e a oportunidade de customização que só aumenta conforme mais dados são agregados e novas atualizações surgem. Sua curva de aprendizado é efetiva e a customização flexível.

O BI tem um ciclo que nunca termina de verdade. Cada nova tomada de decisão gera uma mudança na maneira como o ambiente se organiza e, por sua vez, cria novos resultados, através de novas métricas.

A descoberta, tanto de oportunidades quanto de falhas é o grande ponto do BI, e a oportunidade que antes chegava apenas até as grandes empresas, hoje pode ser manejada pelos mais diversos segmentos do mercado para agregar conhecimentos e estratégias arrojadas.

O quanto antes você começar a criar dados sobre sua jornada, mais rápido você avança, e aqui na ATS Informática oferecemos os melhores meios para isso, além de diversas dicas para ir adianta nas tecnologias empresariais, confira nossas páginas e conheça mais sobre nossos projetos!

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?