Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Saiba como organizar um estoque de peças automotivas de forma prática

Tempo de leitura: 4 minutos Em lojas que precisam lidar com um volume grande e diversificado de materiais, saber como organizar um estoque de peças com precisão é uma das […]
Saiba como organizar um estoque de peças automotivas de forma prática
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

Em lojas que precisam lidar com um volume grande e diversificado de materiais, saber como organizar um estoque de peças com precisão é uma das principais chaves tanto para oferecer um bom atendimento quanto para otimizar seu orçamento.

A tarefa não é simples, especialmente em lojas de peças automotivas, mas com estas dicas tudo vai ficar mais objetivo!

O que considerar antes de organizar seu estoque

Muitas pessoas se mobilizam atrás de meios de como organizar um estoque de peças mas acabam encontrando dificuldades de manter essa estrutura, muitas vezes porque ela acaba sendo pensada no ato, ou então porque é pensada em excesso de detalhes e fica pouco funcional.

O importante é fazer algumas considerações iniciais e moldar sua tática de acordo com seu espaço:

  1. Otimize seu espaço

Estoques requerem espaço, que muitas vezes acaba sendo escasso (e caro), mas isso não significa que você precise amontoar produtos. É importante manter seu estoque arejado e limpo, mas como algo que fica fora da vista do cliente, você não é obrigado a gastar muito dinheiro para criar um espaço decorado.

O importante é separar espaços funcionais levando em conta os cuidados que cada uma exige: evite deixar peças pequenas ou frágeis perto de áreas de grande circulação. Para peças mais pesadas, use prateleiras com seções de aço, para peças leves, use madeiras de pallet para sustentar cada seção.

  1. Separe as peças

Esse é o momento crucial para definir o sucesso de sua organização de estoque. Você pode empregar táticas mistas. O ideal é começar separando as peças por média de tamanho:

Peças grandes ficam encostadas na parede ou em prateleiras baixas de aço, peças médias acima e peças pequenas organizadas em partes mais altas, com bases de madeira.

Depois dessa primeira categorização, separe as peças por tipo, por exemplo, com pastilhas de freio organizadas entre si, discos com discos, filtros etc.

Então é possível escolher táticas variadas, como separar as peças por modelo, por marca, para tipos de carro ou criar uma ordem mista, guardando os mesmos modelos de marcas diferentes reunidos, ou modelos que servem para diferentes carros divididos em uma seção maior.

  1. Adote códigos

Se você quer mesmo ter objetividade e manter um padrão no cadastro de seus produtos, é fundamental adotar códigos. A maior parte das peças contém algum código de fábrica. Você pode adotar eles ou criar um próprio para facilitar sua organização.

Uma ideia é usar o código de uma marca e aplicar em todos os demais, separando por marca. Por exemplo: digamos que o código do kit de correias da marca X seja CD103, enquanto uma correia idêntica da marca Y tenha o código CR103.

Adote um dos códigos para todos os produtos daquela categoria e os separe adicionando mais informações. Por exemplo: CD103X para o produto da marca X e CD103Y para o da marca Y.

Vale a pena usar uma ordem crescente baseada em tamanho, preço ou tipo de carro e organizar tudo dentro dessa ordem no estoque.

E não são só os produtos que podem ter códigos: corredores e setores também podem ser organizados de forma a conseguir situar um produto e otimizar o tempo na hora de procurar por ele.

Os códigos podem conter outros detalhes relevantes à direita dos dados principais para ajudar a identificar demais especificações, mas cuidado para não acabar exagerando.

É importante que exista uma lógica coesa e fácil de intuir para que possa haver escalabilidade na medida em que o estoque aumenta.

É importante ter uma pessoa encarregada do cadastro de produtos, assim tudo segue a mesma lógica e depois essa lógica pode ser passada aos demais colaboradores através de um treinamento de equipe.

  1. Adote um sistema de gestão integrada

Em tempos de transformação digital, é impensável não aproveitar as comodidades que um sistema de gestão integrada tem a oferecer: manejo de itens, artigos em falta, organizar compras, criar relatórios, identificar inconsistências e até mesmo criar listas de inventário.

Tudo isso pode ser feito de maneira objetiva, criando um conjunto de dados que podem ser utilizados em diversas ocasiões para ajudar a otimizar cada dia mais suas atividades, assim você aprende êxitos e falhas na organização e consegue solucioná-las de maneira coordenada.

  1. Etiquete bem os produtos

Vale a pena se dar ao trabalho de criar etiquetas bem intuitivas, que contenham o nome do produto, seu modelo, veículos que o utilizam, código e uma foto do produto.

Não precisa ser em boa definição, o importante é que apresente seu aspecto na hora de fazer uma busca comparativa de peças. Isso facilita inclusive no treinamento de novos colaboradores.

Você pode adicionar códigos de barras e códigos QR, também, especialmente em peças pequenas ou que são compradas em grandes quantidades.

  1. Priorize peças de maior saída

Você pode criar exceções à regra para peças que tenham uma grande saída em sua loja, assim como dar menos evidência para peças que tenham pouquíssima saída.

No layout da parte de atendimento, organize produtos com embalagens bonitas, com cores e tente dispôr um pouco de cada produto para exemplificar sua variedade ao cliente.

  1. Planeje regularmente seu inventário de estoque

Espaços menores acabam exigindo um controle maior do estoque. Nesses momentos, todos os passos anteriores vão ajudar, especialmente adotar um bom sistema ERP.

Conheça as diferentes táticas de inventário de acordo com o tamanho do seu estoque.

Ficou inspirado para pôr ordem de vez em seu estoque? Aqui no blog da ATS Informática você confere as melhores dicas para cuidar de seu empreendimento em cada aspecto, é só assinar nossa newsletter para receber seus conteúdos em primeira mão!

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?