Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Dicas para treinamento de funcionários para ter os melhores resultados

Tempo de leitura: 4 minutos Um bom treinamento de funcionários é o caminho para abrir diversas janelas de ação entre seus colaboradores. O sentimento de ser valorizado, de ter a […]
Dicas para treinamento de funcionários para ter os melhores resultados
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

Um bom treinamento de funcionários é o caminho para abrir diversas janelas de ação entre seus colaboradores. O sentimento de ser valorizado, de ter a oportunidade de se formar dentro da empresa é um dos grandes incentivos, e saber como criar esse sentimento e colher seus frutos é uma necessidade cada vez mais real no mundo corporativo moderno.

Por que investir no treino e capacitação de funcionário?

O mercado 4.0 é cada vez mais dinâmico e automatizado, felizmente podemos contar com sistemas de automatização de gestão, robôs inteligentes desde as linhas de produção até o atendimento, além de um espaço incrível feito a internet. Mas nada substitui o trabalho humano, especialmente aquele mais caloroso, de venda, diálogo, gestão e organização.

É por isso que o capital humano por trás de todos esses aparatos tecnológicos é tão importante: são as pessoas que tomam decisões, que avaliam riscos, que comunicam e compartilham ideias, que fecham grandes negócios.

Tornar um profissional “letrado” no universo virtual, conhecedor da natureza de produtos, serviços e procedimentos e bem entrosado leva tempo, e esse tempo é um investimento importante, que pode ser continuado por toda a carreira profissional do colaborador em pequenas doses.

Transformar o treinamento e o aprendizado em uma parte da cultura da empresa evita a estagnação e rotatividade de funcionários, processos que poderiam causar grandes dores de cabeça.

Como elaborar um bom treinamento de funcionários

A efetividade do treinamento de funcionários precisa ser medida, observada de perto e incentivada, vale a pena levar alguns pontos em consideração na hora de implementá-lo em seu empreendimento:

  1. Trace um plano de necessidade de treinamento e outro de resultados

O RH está sempre com a tarefa de entender, no dia a dia dos funcionários, quais são seus dilemas, dúvidas e urgências. Esse costuma ser o primeiro passo: entender as necessidades de treinamento de sua equipe.

Uma maneira prática de levantar essas informações de forma quantitativa é usar formulários anônimos enviados para cada funcionário, assim podem se sentir mais à vontade para comentar do que sentem falta em sua formação.

Quanto mais bem definida a necessidade no momento, mais específicos serão os assuntos e, no médio-longo prazo, mais objetivos serão os resultados a serem avaliados.

  1. Escolha o tipo de treinamento

Você dispõe de várias maneiras de treinar sua equipe. Seja a leitura de pequenos artigos e manuais regularmente, contratar um profissional palestrante, usar o espaço de uma empresa de evolução e outros segmentos associados, que geralmente já têm um ambiente preparado para tais ocasiões.

Hoje em dia o uso de conferências online, mais do que nunca, é uma realidade e pode ser bem mais flexível.

Tudo isso depende muito do tipo de serviço. Técnicos precisam de materiais de referência, vídeos, textos, diálogo e a oportunidade de colocar a mão na massa o quanto antes para fixar o aprendizado.

Já em vendas e atendimento ao público, por exemplo, formações que envolvam a maturidade e resiliência emocional das pessoas é indispensável, assim como o autoconhecimento, com testes que delineiam o perfil de cada profissional, como se relacionam com a psicologia do consumidor, como se motivar e inspirar os outros.

Em equipes grandes, atividades dinâmicas podem ser fundamentais para fortalecer o entrosamento entre as partes. Em tais situações, momentos mais descontraídos podem ajudar a trazer um tom de relaxamento, como em salões de festa ou chácaras, com comes e bebes e brincadeiras que envolvam a auto reflexão e a colaboração.

  1. Diversifique e mantenha a variedade

A capacitação de funcionários envolve todas as dimensões de seu dia a dia, indiferente de sua função específica: todo mundo precisa se conhecer melhor, se entrosar melhor, ser mais proativo consigo mesmo e no trabalho, cuidar da própria saúde.

Dar um senso de movimento e evolução é muito importante para manter talentos, que muitas vezes se sentem frustrados com a falta de sentimento de avanço, especialmente os mais jovens.

Nem todo treinamento precisa ser massivo e em um período curto, nem precisa abordar questões diretamente profissionais.

Dicas de alimentação, postura, prática de exercícios funcionais, momentos de descontração, tudo isso opera no quanto um funcionário se sente engajado, abraçado e importante ali dentro. A felicidade e a satisfação são os principais combustíveis para um bem-viver em todas as partes de nossa vida.

Ter uma boa reputação entre profissionais é ótimo para seu negócio, especialmente em épocas onde os funcionários têm grande poder de avaliar suas empresas em diversas plataformas.

    1. Crie condições favoráveis para a prática

Não superproteja demais seus novatos, quanto antes se colocarem em posições de tomada de decisão, melhor. O importante é que os riscos sejam pequenos para as duas partes, mas estimular um atendimento de cliente ao balcão ou resolução de problemas técnicos é uma grande maneira de colocar constantemente à prova o quanto cada treinamento é efetivo.

  1. Busque feedbacks

Há ocasiões em que os números são pouco objetivos para mensurar certas coisas. Não deixe de preparar avaliações de atendimento para seus clientes e também de abrir uma caixa de sugestões anônima para que seus colaboradores possam se expressar de maneira franca e transparente.

Acredite, transformar os treinamentos de funcionários em parte da cultura organizacional de sua empresa pode trazer grandes avanços na qualidade de capital humano, com grandes vantagens competitivas.

Aqui no blog da ATS Informática você confere uma série de dicas e tutoriais para cada aspecto do dia a dia no empreendedorismo, é só seguir nosso blog para receber toda semana os melhores conteúdos!

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?