Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Confira tendências atuais de gestão para pequenas e médias empresas

Conheça algumas das principais tendências de gestão de pequenas e médias empresas e garanta a competitividade do seu negócio!
Confira tendências atuais de gestão para pequenas e médias empresas

Empresários que desejam garantir a competitividade do seu negócio em mercados cada vez mais concorridos precisam estar sempre conectados às novidades na gestão de pequenas e médias empresas.

Com o desenvolvimento tecnológico, a todo momento surgem ferramentas e recursos capazes não só de dinamizar os procedimentos do seu negócio e aprimorar seu desempenho como também aumentar consideravelmente a sua lucratividade.

Quer saber mais sobre o assunto e atualizar-se sobre as tendências de gestão de pequenas e médias empresas? Então é só prosseguir a leitura!

5 tendências de gestão de pequenas e médias empresas

1. Marketing digital

Assim como já acontece com as grandes empresas, o marketing digital é uma tendência na gestão de pequenas e médias empresas, já que apostar em ações que fortaleçam a sua presença na web é fundamental em um mundo cada vez mais conectado.

Nesse cenário, estratégias como marketing de conteúdo e de otimização para motores de busca, também conhecido como SEO, figuram entre as mais importantes para quem deseja obter relevância no meio digital e aumentar a carteira de clientes.

No primeiro caso, a ideia é produzir conteúdo relevante relacionado às dores do seu público-alvo para conduzi-lo pelo funil de vendas até adquirir o seu produto ou serviço.

Além de aumentar as vendas, a estratégia, quando bem planejada, traz reflexos positivos também para a credibilidade do seu negócio, já que é possível posicionar-se como autoridade em temas ligados à sua área.

Já o SEO (ou Search Engine Optimization) diz respeito ao conjunto de técnicas, estratégias e boas práticas que melhoram a classificação da sua página em sites de busca como o Google, aumentando a visibilidade do seu negócio e possibilitando a expansão e fidelização da sua carteira de clientes.

2. Automação de processos

Outra tendência na gestão de pequenas e médias empresas é a automação de processos repetitivos. A medida, quando bem planejada e executada, oferece uma série de benefícios para o negócio, com destaque para o aumento da produtividade.

Como não estão mais obrigados a lidar com esses processos, seus colaboradores têm a oportunidade de concentrar esforços no core business da empresa, o que traz reflexos positivos para a performance do negócio.

Além disso, você tem a oportunidade de investir na contratação de recursos humanos especializados e mais alinhados com as necessidades estratégicas do seu negócio e, não menos importante, diminui as chances de erro em processos repetitivos que podem afetar a rentabilidade da empresa.

É importante lembrar, no entanto, que para garantir que a prática traga os resultados desejados, é fundamental investir em em sistemas robustos de automação de processos. O ideal é buscar empresas desenvolvedoras com sólida experiência no mercado e que tenham foco total na satisfação do cliente.

Do contrário, você pode acabar adquirindo softwares que pouco otimizam o dia a dia dos funcionários e podem até mesmo tornar os procedimentos repetitivos ainda mais morosos.

3. Sistemas de gestão integrada

Diante desse cenário, apostar em sistemas de gestão integrada ou ERP figuram como uma das tendências de gestão para pequenas e média empresas em 2019.

Isso porque esse tipo de software não só automatiza processos, como garante integração total entre as áreas da empresa, o que evita o retrabalho, aumenta a produtividade e a lucratividade e diminui custos.

Além disso, utilizando um sistema de gestão integrada, você tem acesso a relatórios que possibilitam uma  melhor compreensão do panorama geral da empresa e pode utilizar essas informações para balizar suas decisões, inclusive em momentos de crise.

O ideal é buscar um software que garanta o controle de todas as etapas do processo de gestão e possibilite uma administração eficiente de setores como estoque, contas a pagar e a receber, faturamento e fiscal.

4. Inteligência artificial

Antes restrita aos filmes de ficção científica, a inteligência artificial já é uma realidade no mundo corporativo e uma das grandes tendências de gestão para pequenas e médias empresas.

Recursos como os chatbots, que utilizam robôs para simular a interação humana com os usuários, dinamizam e aprimoram o atendimento ao cliente e também liberam seus colaboradores para a realização de funções mais estratégicas.

Apesar de ser uma das mais populares, a ferramenta não é, nem de longe, a única maneira de utilizar inteligência artificial na sua empresa. Em negócios como e-commerces, por exemplo, a tendência se faz presente também em recursos como sistemas de recomendação personalizada.

Esse tipo de ferramente, que está disponível para empresas de todos os portes, oferece ao usuário sugestões de produtos com base em seu histórico de navegação anterior ou em critérios como sexo, idade e poder aquisitivo, o que potencializa as vendas e ajuda a melhorar a experiência do cliente com a marca.

5. Computação em nuvem

Outra tendência em gestão de pequenas e médias empresas é a computação em nuvem, que possibilita que o usuário armazene uma grande quantidade de informações via provedor remoto, ou seja, sem a necessidade de investir em um servidor local mais robusto.

A utilização desse tipo de ferramenta não só ajuda a reduzir custos como agiliza os processos do seu negócio, já que quando armazenadas na nuvem as informações ficam acessíveis não só dos computadores da empresa, mas também de tablets, celulares ou outros dispositivos que possuam acesso à internet.

Como você pode ver, existem diversos recursos que podem facilitar a gestão de pequenas e médias empresas, otimizando suas estruturas, eliminando processos repetitivos e, é claro, aumentando a sua lucratividade. Por isso, não abra mão de utilizar essas ferramentas para assegurar a competitividade do seu negócio!

Se você gostou de conhecer as tendências em gestão de pequenas e médias empresas, não se esqueça de baixar agora mesmo o e-book Gestão para PME e aprofunde ainda mais seus conhecimentos sobre esse assunto!

Núbia Garcia
Núbia Garcia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

MATERIAIS

Baixe nossos últimos materiais sobre gestão de negócios e sistemas ERP

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.