Empresários que desejam garantir a competitividade do seu negócio em mercados cada vez mais concorridos precisam estar sempre conectados às novidades na gestão de pequenas e médias empresas.
Com o desenvolvimento tecnológico, a todo momento surgem ferramentas e recursos capazes não só de dinamizar os procedimentos do seu negócio e aprimorar seu desempenho. Mas também de aumentar consideravelmente a sua lucratividade.
Quer saber mais sobre o assunto e atualizar-se sobre as tendências de gestão de pequenas e médias empresas? Então é só prosseguir a leitura!
Assim como já acontece com as grandes empresas, o marketing digital é uma tendência na gestão de pequenas e médias empresas. Afinal, apostar em ações que fortaleçam a sua presença na web é fundamental em um mundo cada vez mais conectado.
Nesse cenário, estratégias como marketing de conteúdo e de otimização para motores de busca, também conhecido como SEO, figuram entre as mais importantes para quem deseja obter relevância no meio digital e aumentar a carteira de clientes.
No primeiro caso, a ideia é produzir conteúdo relevante relacionado às dores do seu público-alvo. Assim, é possível conduzi-lo pelo funil de vendas até adquirir o seu produto ou serviço.
Além de aumentar as vendas, a estratégia bem planejada traz reflexos positivos também para a credibilidade do seu negócio. Assim, é possível posicionar-se como autoridade em temas ligados à sua área.
Já o SEO (ou Search Engine Optimization) diz respeito ao conjunto de técnicas, estratégias e boas práticas que melhoram a classificação da sua página em sites de busca como o Google. Ele aumentam a visibilidade do seu negócio e possibilitando a expansão e fidelização da sua carteira de clientes.
Outra tendência na gestão de pequenas e médias empresas é a automação de processos repetitivos. A medida bem planejada e executada oferece muitos benefícios para o negócio, com destaque para o aumento da produtividade.
Como não estão mais obrigados a lidar com esses processos, seus colaboradores têm a oportunidade de concentrar esforços no core business da empresa. Isso reflete positivamente na performance do negócio.
Além disso, você tem a oportunidade de investir na contratação de recursos humanos especializados e mais alinhados com as necessidades estratégicas do seu negócio. E, não menos importante, diminui as chances de erro em processos repetitivos que podem afetar a rentabilidade da empresa.
É importante lembrar que para garantir os resultados desejados, é fundamental investir em em sistemas robustos de automação de processos. O ideal é buscar empresas desenvolvedoras com sólida experiência no mercado e que tenham foco total na satisfação do cliente.
Do contrário, você pode acabar adquirindo softwares que pouco otimizam o dia a dia dos funcionários. Além de poderem até mesmo tornar os procedimentos repetitivos ainda mais morosos.
Diante desse cenário, apostar em sistemas de gestão integrada figura como uma das tendências de gestão para PMEs em 2019.
Isso porque esse tipo de software não só automatiza processos. Ele também garante integração total entre as áreas da empresa. Isto é, evita o retrabalho, aumenta a produtividade e a lucratividade e diminui custos.
Além disso, utilizando um sistema de gestão integrada, você tem acesso a inúmeros relatórios. Eles vão te ajudar a compreender melhor o panorama geral da empresa. Além disso, pode utilizar essas informações para balizar suas decisões, inclusive em momentos de crise.
O ideal é buscar um software que garanta o controle de todas as etapas do processo de gestão. E que também possibilite uma administração eficiente de setores como estoque, contas a pagar e a receber, faturamento e fiscal.
Antes restrita aos filmes de ficção científica, a inteligência artificial já é uma realidade no mundo corporativo e uma das grandes tendências de gestão para pequenas e médias empresas.
Recursos como os chatbots, que utilizam robôs para simular a interação humana com os usuários, dinamizam e aprimoram o atendimento ao cliente e também liberam seus colaboradores para a realização de funções mais estratégicas.
Apesar de ser uma das mais populares, a ferramenta não é, nem de longe, a única maneira de utilizar inteligência artificial na sua empresa. Em negócios como e-commerces, por exemplo, a tendência se faz presente também em recursos como sistemas de recomendação personalizada.
Esse tipo de ferramenta, que está disponível para empresas de todos os portes, oferece ao usuário sugestões de produtos com base em seu histórico de navegação anterior ou em critérios como sexo, idade e poder aquisitivo, o que potencializa as vendas e ajuda a melhorar a experiência do cliente com a marca.
Outra tendência em gestão de pequenas e médias empresas é a computação em nuvem, que possibilita que o usuário armazene uma grande quantidade de informações via provedor remoto, ou seja, sem a necessidade de investir em um servidor local mais robusto.
A utilização desse tipo de ferramenta não só ajuda a reduzir custos como agiliza os processos do seu negócio, já que quando armazenadas na nuvem as informações ficam acessíveis não só dos computadores da empresa, mas também de tablets, celulares ou outros dispositivos que possuam acesso à internet.
Como você pode ver, existem diversos recursos que podem facilitar a gestão de pequenas e médias empresas, otimizando suas estruturas, eliminando processos repetitivos e, é claro, aumentando a sua lucratividade. Por isso, não abra mão de utilizar essas ferramentas para assegurar a competitividade do seu negócio!
Se você gostou de conhecer as tendências em gestão de pequenas e médias empresas, não se esqueça de baixar agora mesmo o e-book Gestão para PME e aprofunde ainda mais seus conhecimentos sobre esse assunto!
É BOM SIM. E COMO FICA OS CUSTOS? CONTENÇÃO DE DESPESAS TAMBÉM É IMPORTANTE.