O setor de alimentos é um dos mais seguros de todo o mercado, afinal, todo consumidor precisa comprar comida constantemente. O setor de legumes, frutas e verduras (também chamado de FLV) tem ótimas performances com custos reduzidos em estrutura . Se você está buscando como montar um hortifruti ou mesmo como montar uma mercearia com FLV, confira as dicas especiais que preparamos!
A margem de lucro de frutas e verduras é muito relativa, porque alimentos sazonais e perecíveis como esses variam de acordo com a estação do ano, a dificuldade de encontrar e também a maneira como foram produzidos – orgânicos, por exemplo têm uma procura grande, mas uma taxa de lucro um pouco mais baixa e um risco maior.
Ainda assim, mesmo com tudo isso a considerar, a busca por FLVs, especialmente os orgânicos, reflete uma mudança importante nos hábitos alimentares dos consumidores, o que demonstra, cada vez mais, a viabilidade e as possibilidades ao se abrir um hortifruti, que costuma render uma taxa de lucros média maior que a dos mercados.
Os mercados grandes praticam um preço fixo e mais baixo que a média, mas também não possuem controle de qualidade tão especializado em frutas e verduras como empresas focadas somente na venda desses produtos.
Isso faz com que, cada vez mais, o público seja fidelizado por quitandas e hortifrutis, tendência que pode ser capitalizada com sucesso para quem está considerando abrir seu próprio negócio.
Comida fresca, variada e de procedência. É isso que a maior parte dos consumidores busca e eles estão dispostos a pagar um pouco mais por isso. Enquanto os mercados não são capazes de controlar com cuidado a qualidade, a prevenção de perdas e o desperdício de alimentos, você pode ter tudo isso muito bem organizado, e o diferencial começa aí:
Para abrir um hortifruti de sucesso, você precisa fazer uma grande pesquisa de fornecedores. Toda cidade tem ótimas produções familiares e distribuidoras, que muitas vezes produzem orgânicos e praticam valores acessíveis.
Dê prioridade para esse tipo de fornecedor, mas sem perder de vista aqueles itens que têm uma saída grande e constante. Para isso é importante fazer uma boa pesquisa de mercado que identifique a concorrência ao redor, seus preços e itens mais vendidos, assim você começa com alguma segurança até ir definindo melhor suas especialidades e tipos de fornecedores.
Crie uma boa relação com seus fornecedores e se antecipe com os pedidos – dessa forma você pode ir comprando aos poucos para evitar perdas e ir descobrindo quais produtos têm maior rentabilidade. Manter as prateleiras sempre atualizadas causa uma ótima impressão de fartura sem que você precise correr grandes riscos com perdas.
Como as margens do comércio de frutas e legumes varia muito e a perda pode ser grande, é preciso agir estrategicamente e com criatividade. Não tenha receio de negociar, oferecer alguns descontos e arredondar algumas vendas para baixo, afinal, a melhor solução é sempre vender.
Por ter uma procura constante dos consumidores, cultivar essa relação de ganha-ganha no médio-longo prazo vai ser bastante positiva para sua reputação. E, se você trabalha em bairros menores, sua reputação vale muito!
Seja gentil com o público, evite ao máximo os desperdícios, fazendo bons descontos e campanhas promocionais. O desperdício é um problema comum no ramo e quanto menos você desperdiçar, mais positivo é o indicador da condução do seu negócio.
Para aumentar o acesso dos clientes, apostar em uma grande variedade de métodos de pagamento é outra garantia de que você fidelize cada vez mais clientes. Além disso, é mais que essencial ter um sistema de gestão especializado em hortifrutis, visto que a automação não só evita desperdícios, mas também garante o pleno controle sobre o seu negócio.
Um dos temas decorativos mais legais, sustentáveis e baratos é o tema rústico. Em alguns ramos ele acaba fazendo pouco sentido, mas no comércio de frutas e legumes ele tem simplesmente tudo a ver!
As gôndolas no estilo caixotes de madeiras, por exemplo, são baratas e garantem a decoração do seu negócio, pois além de dar um charme, são totalmente funcionais para transportar, receber e guardar.
Além do estilo rústico, um estilo sustentável é outra chave para criar uma identidade cheia de tradição e confiabilidade. E para dar ainda mais credibilidade nessa identidade, ofereça ecobags ao invés de sacolas plásticas – incentive a reciclagem. Você pode até transformar seu empreendimento em um ponto de reciclagem de óleo de cozinha, pilhas e outros tipos de descartes especiais.
O menos é mais em muitos dos casos, mas quando a coisa se refere ao acondicionamento, é essencial climatizar o ambiente e escolher uma boa posição para proteger seus produtos do sol e do calor excessivo.
O controle financeiro é essencial em qualquer negócio. Gerir o estoque, perdas e custos, assim como ter análise constante e rigorosa sobre a entrada e saída de cada tipo de mercadoria é primordial para o seu hortifruti, ainda que no começo.
Como seus produtos são vendidos por peso na maioria das vezes, o controle fica muito mais delicado, assim como medir o sucesso de vendas não se baseia apenas no volume de dinheiro arrecadado em cada um, mas sim na constância.
Além disso, existe uma necessidade grande de medir o lucro do mesmo produto em diferentes momentos do ano, ou seja, o controle diversificado e customizável vai ser tudo em seu negócio!
Por isso, é só com um sistema integrado de gestão especializado no ramo de hortifruti que você vai ser capaz de guardar e analisar tantos dados e variáveis de maneira objetiva e tática, podendo integrar desde o recebimento até o fechamento de caixa.
Isso vai ser essencial para desenhar um modelo cada vez mais conectado com o público e dar aquela segurança ao fazer novos investimentos.
O blog da ATS é um ambiente voltado para quem quer empreender com qualidade, segurança e performance e aqui você encontra uma série de dicas valiosas para ganhar cada dia mais experiência com seu negócio! Até a próxima!