Poucos empreendimentos têm crescido tanto quanto os pet shops. Cada dia mais donos de pets têm buscado atendimento especializado para cuidar com muito carinho dos seus bichinhos, e isso tem aberto inúmeras possibilidades e segurança para montar um pet shop e aproveitar essa revolução no universo pet.
Antes de tudo, muito amor pelos animais. Muito mesmo, afinal, se escolher oferecer serviços de veterinária e banho e tosa, você vai precisar estar preparado para lidar com situações emergenciais e outras ocasiões delicadas.
E já tocamos no ponto mais importante para começar tudo: definir qual vai ser o ramo do seu pet shop, porque existem diferentes modalidade; alguns vendem rações, artigos de higiene, brinquedos e acessórios, outros se especializam na venda de rações à granel, outros agregam o atendimento veterinário e outros o banho e tosa.
E é comum que exista algum desses quatro tipos de atividade que funcionem sem incorporar os outros. De acordo com cada um dos ramos que escolher, você vai precisar de diferentes certificações para alvará e emissão de nota fiscal.
Por isso é tão importante estar regularizado: assim você trabalha sem o risco de sanções pesadas, especialmente se cuida da saúde dos bichinhos.
Para todos os casos, é importante ter um espaço bem limpo e arejado, fácil de higienizar e espaçoso para receber os pets ou guardar as rações. Isso ajuda a manter a crocância das rações, manter o ambiente ventilado e livre de bactérias, insetos e fungos, afinal, todo ambiente de cuidado com os animais precisa estar muito bem asséptico.
Para montar um banho e tosa é importante ter um espaço amplo e seguro, invista em câmeras para poder sempre dar o conforto ao cliente de saber que tudo o que aconteça com seus pets está sendo gravado.
Os principais investimentos são em soprador, secador, máquina de tosa, um conjunto de lâminas de tosa em diferentes tamanhos, uma mesa de tosa e kits variados de shampoos, condicionadores e sabonetes adequados para os diferentes tipos de pêlos e peles.
Faça as adaptações necessárias para os tanques de banho e gaiolas e invista em um bom EPI, para evitar irritações na pele.
Um dos grandes diferenciais é o busca e traz de pets. Vans, kombis ou Fiorinos são ótimos veículos, espaçosos e seguros para carregar as baias de pets ou mesmo para adaptar um atendimento rápido.
Uma opção interessante é oferecer pacotes mensais e estruturar uma agenda bem organizada de clientes fixos, assim o trabalho fica sempre regular e você consegue oferecer descontos que cubram a concorrência. Falando em concorrência: ter a opção de buscar e levar faz você não ficar preso à concorrência da sua região. Ter alguém que busque os pets pode fazer toda a diferença para agilizar a expansão do negócio.
Para criar uma clínica veterinária é fundamental ter um registro profissional como veterinário regularizado e solicitar uma vistoria para a obtenção do alvará de funcionamento.
Além da mesa de atendimento e dos instrumentos clínicos, você deve ter um estoque de medicamentos, vacinas e artigos de primeiros socorros. É fundamental ter um ótimo fornecedor, credenciado e com referências, pois sua relação com ele vai ser constante, então a gestão de fornecedores aqui é chave!
Crie uma imagem amigável, tenha um software que cadastre os bichinhos dos clientes e crie uma espécie de prontuário médico, marcando suas vacinas, datas de visita e retorno.
Muitas clínicas veterinárias são integradas com banho e tosa para aproveitar bem o veículo de buscar e trazer as baias e gaiolas. Mas é fundamental que os dois ambientes sejam bem separados e muitíssimo bem esterilizados.
Oferecer um serviço 24h é outro diferencial enorme, que transmite ainda mais segurança e fidelização junto aos clientes.
A maioria das clínicas veterinárias e banho e tosa costumam ter aquele cantinho com algumas gôndolas com rações, petiscos, casinhas, brinquedos e tudo o que pode encantar aos pets e seus donos.
Aproveitando que muitos clientes ficam aguardando para buscar seus pets, você pode criar belíssimas vitrines e decorações com produtos, afinal, de uma forma ou de outra, eles vão acabar precisando comprar ração e afins, não é? Então por que não oferecer tudo isso de maneira fácil para seu público?
Vale a pena fazer um investimento inicial maior para montar um pet shop completo, não é?
Vender rações à granel é um ótimo negócio, que exige menos investimentos e alvarás, mas demanda um controle de estoque e disponibilidade de métodos de pagamentos profissionais.
Cuide bem da climatização do ambiente e invista em recipientes muito bem vedados para evitar que as rações murchem. Evite exagerar no volume e tenha um controle enorme da saída de rações para poder ir se especializando em determinadas marcas e faixas de preço.
Ofereça variedade. Você não precisa ter todas as marcas, mas trabalhar sempre com preços e produtos proporcionais, desde as rações mais baratas até aquelas de tratamento. De filhotes até pets sênior.
É interessante abrir esse tipo de empreendimento perto de mercados, você ganha evidência rápido e já facilita a vida de quem tem o tempo apertado e prefere comprar comida para todo mundo de uma só vez!
Integre todo seu sistema. Tenha modelo integrado de gestão para evitar perdas e oferecer as quantidades ideais de ração, tomando nota de tudo para ter relatórios funcionais na hora de afunilar cada vez mais as vendas. Com esse tipo de sistema você pode até mesmo criar um cadastro de clientes e automatizar parte da venda, oferecer sistemas de fidelidade e muito mais.
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