Entender o perfil do cliente é fundamental para direcionar seus investimentos e ter decisões assertivas. Para isso, é preciso entender dois conceitos: público alvo e buyer persona. Pois bem, definições não faltam sobre ambos os assuntos, mas a questão é como fazer isso na prática? Acompanhe a leitura que você já vai descobrir.
A questão é: sua empresa não deve agradar todo mundo. Fazer campanhas sem definir quem é seu público/persona é como caçar durante o dia de olhos fechados. Algumas vezes até pode funcionar, porém perde muito tempo até conquistar alguma coisa boa.
Uma buyer persona é cliente ideal que compra, gera engajamento e divulga. A comunicação e a criação de relacionamento entre empresa e cliente é feita com os dados da persona, essa pessoa semi-fictícia. Afinal, a personagem representa o público de forma humanizada.
Por isso, defina quais são os pontos de interesse e produza conteúdos em cima dessas informações para que ele veja sua empresa como autoridade no assunto.
Entenda como a personagem se comporta na sociedade, prestando atenção a todos os micro momentos que podem influenciar sua tomada de decisão.
Para você compreender melhor a persona, crie o mapa de empatia que consiste nos seguintes dados:
Com todos os dados acima, você consegue identificar quais os momentos que seu cliente recebe um anúncio da sua empresa de forma positiva.
Cabe ao departamento de marketing divulgar o conteúdo interessante, nos veículos de comunicação que a persona se encontra, no momento mais provável que chame sua atenção.
As atribuições de persona e público são próximas, embora ambas colaborem para a definição da outra, não são sinônimas. Acompanhe a leitura e compreenda como definir o público alvo.
Público alvo é o grupo de pessoas que possuem características em comum e possuem interesse no produto ou serviço que sua empresa oferece. As campanhas de marketing são direcionadas para essas pessoas que se interessam pelo conteúdo e convertem-se em leads.
Características para segmentação do público consumidor:
E quando o público é empresa, venda estilo B2B, outros marcadores são levantados além dos anteriores:
Para um serviço especialista em cobranças:
Empresas regionais de pequeno e médio porte que estão na maturidade ou declínio, atuantes no comércio varejista com faturamento de até R$300.000,00. São tradicionais, conservadoras e objetivas, preocupam-se com custos e são sensíveis a preços;
Ateliê de aluguel de vestido para festas no centro de São Paulo. A proprietária queixa-se das clientes que usaram os vestidos de luxo nas festas durante a pandemia e não terminaram de pagar as parcelas. Atua no comércio a 15 anos e nos últimos 2 a quantidade de devedoras triplicou, precisa urgente recuperar o dinheiro investido.
Para uma agência de turismo local que vende pacotes de montanhismos:
Homens e mulheres entre 18 e 35 anos, solteiros/casados, com/sem filhos, que possuem renda familiar até 3 salários mínimos, residentes no Rio de Janeiro que gostam de aventuras e amam esportes nos finais de semana, são determinados, confiantes e curiosos;
Miguel, tem 22 anos, é solteiro e veio de Tocantins para cursar jornalismo na UFRJ.
Seus pais sustentam todas as despesas da casa e como trabalha meio período no estágio, aproveita este dinheiro para conhecer os pontos turísticos da cidade maravilhosa durante o final de semana.
Além disso, possui um perfil no instagram com inúmeros seguidores onde posta fotos da sua rotina e todas as suas aventuras pelo Rio, é comunicativo e espontâneo.
Estes exemplos são para você compreender a psicologia do consumidor e saber diferenciar as duas definições e suas especificidades. Para seu negócio, coloque todas as informações que estiverem ao seu alcance. Quanto melhor segmentado, mais assertiva é sua comunicação.
Não faça as definições por achismos, use as ferramentas do Google a seu favor, como o Google Analytics e o Google Trends, como também os dados do IBGE e do Facebook, o Audience Insights.
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Nos vemos no próximo post!