Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Guia para inaugurar sua loja de produtos agropecuários

Tempo de leitura: 4 minutos As lojas de produtos agropecuários são fundamentais para um dos grandes carros-chefe do país e, assim como as lojas de materiais de construção, costumam ter […]
Guia para inaugurar sua loja de produtos agropecuários
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

As lojas de produtos agropecuários são fundamentais para um dos grandes carros-chefe do país e, assim como as lojas de materiais de construção, costumam ter bastante longevidade e solidez. E essa é uma informação importante para quem quer entrar no ramo.

Vale a pena abrir uma loja de produtos agropecuários hoje em dia?

como-abrir-sua-loja-de-de-produtos-agropecuarios_4

Mesmo com a recessão e os efeitos da pandemia no comércio, o agronegócio tem batido recorde após recorde na produção, sempre respondendo por uma fatia muito importante do PIB nacional.

As lojas de produtos agropecuários conseguem oferecer uma variedade completa de produtos para os trabalhadores do campo, o que é ideal para prospectar um público que costuma ser muito fiel e consome com grande regularidade.

Mas para que seu empreendimento se estabeleça de vez, a preparação para inaugurar esse tipo de loja exige um bom planejamento:

Passo a passo para sua loja de produtos agropecuários sair do papel

Diferente de varejos mais comuns, abrir uma loja dessa categoria exige mais etapas importantes, a começar pela definição de seu ramo de atividade. Dizemos isso pois a variedade de produtos dentro de uma loja de produtos agropecuários pode variar muito.

Você pode vender defensivos agrícolas e fitossanitizantes, rações, medicações para animais, fertilizantes, maquinário, ferramentas, EPIs, sementes, mudas, embalagens, além de prestar serviços diversos para produtos rurais, como furação de poços, análises topográficas, instalações de sistemas de irrigação, fossas sépticas, descarte de venenos, consultorias de serviços agrônomos, topográficos e muito mais.

Para prestar tais serviços e vender determinados produtos, é indispensável um registro no MAPA, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, com o máximo de detalhes sobre seu empreendimento.

Isso vai definir o georreferenciamento de seu negócio de acordo com o plano diretor da cidade, especialmente se vender componentes químicos.

É importante contratar um bom serviço contábil para definir os CNAEs de seu empreendimento e qual o regime ideal para cadastrar seu negócio.

Fazendo o benchmarking

Esse termo se refere a entender a concorrência e o público. Em cidades pequenas a atividade agrícola geralmente é mais intensa, mas a competição também.

Vale a pena observar as tendências dos concorrentes, aquilo que você pode oferecer de diferencial e o que não pode, afinal, empreendimentos se iniciam com um investimento mais modesto, e é importante ter um plano de progressão, dividindo metas e determinando padrões para colocar cada uma em prática.

Apesar de ser importante oferecer variedade de produtos, a consistência também faz a diferença, então não deixe de ter um conjunto de focos em seu negócio.

Atenção à criação de estoque e sua organização

Por lidar com componentes químicos, tóxicos, perecíveis e alimentos, você precisa atender a uma série de requisitos normativos na estruturação de seu estoque, então tenha em conta o papel fundamental não só do controle de estoque, mas especialmente da prevenção de perdas.

Acredite: você vai precisar de um bom sistema ERP para otimizar essa organização, e esse vai ser um dos melhores investimentos possíveis no ramo.

Tenha uma equipe preparada e conhecimento na área

como-abrir-sua-loja-de-de-produtos-agropecuarios_3

Você não precisa ter um diploma em agronomia, mas ter gosto pela terra e um conhecimento notório do dia a dia do campo, das necessidades de seus clientes e de seu perfil de consumo é imprescindível.

E para atender, sua equipe deve ser igualmente capacitada. Ter profissionais de diferentes áreas de acordo com a variedade de serviços e produtos oferecidos é muito importante.

Um especialista com registro é indispensável para preparar e assinar receituários, além de tirar todas as dúvidas e acompanhar de perto a produção de seus clientes. Profissionais em agronomia e veterinária em especial são muito importantes para vender com segurança e propriedade

Tenha uma boa relação com fornecedores

Você vai precisar de muitos fornecedores diferentes e, como existe uma ciclicidade muito grande no ramo de seus clientes, vai haver determinados momentos em que diversos insumos e outros componentes serão bastante disputados.

O ideal é ter um bom registro de seus fornecedores, automatizar o sistema de compras e também se antecipar aos momentos de safra.

Ofereça variedade de pagamento

Outra particularidade do mundo agropecuário é que suas receitas são adquiridas de maneira diferente, nos momentos de safra. Por isso é importante ter um planejamento que esteja sincronizado com as flutuações e ciclos de seu calendário.

Os trabalhadores do campo têm o hábito de trabalhar com cheques e também com financiamentos bancários, então é importante ser capaz de oferecer variados meios de pagamento para seus clientes e, quem sabe, com o tempo, ter uma parceria de linha de crédito com financeiras e cooperativas.

Tenha profissionais parceiros

Mencionamos antes uma série de serviços relacionados com as lojas de produtos agrícolas, isso porque esse é um ambiente de solucionar problemas dos produtores, e ter bons contatos com prestadores de serviços – ou mesmo prestar esses serviços – é uma ótima oportunidade de fazer grandes parcerias, escoar seus insumos e ferramentas e até progredir seu empreendimento para um escritório especializado em serviços agrícolas, o que é comum nesse ramo.

Ofereça atendimento especializado

como-abrir-sua-loja-de-de-produtos-agropecuarios_2

Nos momentos de safra é comum que faltem insumos, que ferramentas estraguem ou que animais adoeçam e precisem de atendimento ou medicamentos emergenciais. Oferecer um canal aberto como atendimento pelo WhatsApp é uma maneira de ganhar ainda mais confiabilidade.

Com um serviço especializado de delivery, você consegue atender seus clientes até nos rincões mais distantes das municipalidades.

Tenha um bom sistema de ERP

O sistema de ERP integra a organização de seu estoque com o controle de vendas, auxilia no adiantamento de recebíveis, dá oportunidades de pagamento aos clientes e ajuda na simplificação fiscal, na administração de estoque e fornecedores, além de gerar relatórios eficientes sobre os mais diversos aspectos de seu empreendimento, que vão garantir mais segurança em cada passo que você der com seus investimentos.

Na ATS Informática você encontra uma solução ERP completa, o Resulth ERP, com uma interface personalizada especialmente para lojas de produtos agropecuários. Conheça mais soluções em nosso site e aproveite para entrar em contato com nossa equipe para tirar suas dúvidas.

Aqui no nosso blog você confere uma enorme variedade de dicas e soluções para empreendimentos dos mais diversos ramos, é só seguir nossa página e aproveitar todas as nossas atualizações!

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?