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WhatsApp e ERP: 5 dicas para vender, fidelizar e gerar receita

Tempo de leitura: 4 minutos
Vender é a palavra de ordem. Antes, era fundamental e agora é questão de sobrevivência. O distanciamento social forçou os lojistas a tentarem outras abordagens […]
WhatsApp e ERP: 5 dicas para vender, fidelizar e gerar receita
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

Vender é a palavra de ordem. Antes, era fundamental e agora é questão de sobrevivência. O distanciamento social forçou os lojistas a tentarem outras abordagens de vendas não-presenciais e o WhatsApp apareceu como alternativa mais óbvia.

Gratuito, com funcionalidades específicas para empresas e universal, o WhatsApp e seus concorrentes, como o Telegram, são ideais para o momento.

O erro de muitas empresas é achar que o aplicativo em si é a solução para todos os problemas. Trata-se de uma ferramenta. E uma ferramenta pode ser combinada com outras para que o objetivo seja alcançado.

Neste artigo, vamos mostrar como aliar o poder de análise do seu ERP com o potencial de comunicação do WhatsApp para que seu negócio sustente a receita. Confira abaixo as 5 dicas.

1. Utilize listas de transmissão

Jamais use mensageiros instantâneos para fazer spam ou panfletagem digital. Quando você envia a mesma mensagem para todos os clientes, tem grandes chances de ser ignorado e bloqueado.

Há um jeito mais inteligente de enviar mensagens para os seus clientes. Chama-se “lista de transmissão”. Trata-se de um conjunto de contatos para o qual você pode enviar a mensagem de uma só vez, sem ficar encaminhando de conversa em conversa.

Você pode enviar suas promoções e catálogos para todos os contatos de uma vez, mas calma. Primeiro, é necessário que a pessoa do outro lado precisa ter o seu número salvo na agenda e vice-versa.

Segundo, você pode segmentar as listas de transmissão. Por exemplo, se você tem uma loja de moda unissex, pode criar duas listas de transmissão — uma para homens e outra para mulheres — e enviar ofertas de produtos associados ao gênero correspondente.

Essa segmentação também pode ser feita de acordo com o grau de relacionamento do cliente com a empresa e sua maturidade no funil de vendas. Essas informações podem ser extraídas do ERP ou do CRM.

Assim, clientes mais antigos podem ser colocados em uma lista de transmissão para receber ofertas exclusivas ou conferir itens que acabaram de chegar no estoque antes de serem anunciados.

2. Alinhe preços e produtos em todos os canais

O ERP é uma solução fantástica para gerenciar preços dos produtos em estoque e no mostruário. Quando a venda não acontece dentro da loja, é ainda mais importante ter esse controle em todos os canais.

Isso vale tanto para as ofertas enviadas por WhatsApp quanto as que são publicadas no Instagram, por exemplo. Use sempre os preços que estão nos cadastros dos itens para evitar desavenças com os clientes.

Ao realizar campanhas promocionais, liquidações e descontos pontuais, lembre de comunicar que a oferta vale por um prazo determinado ou até esgotar o estoque.

Como grande parte das compras está sendo entregue por delivery, é importante gerenciar o volume de pedidos e colocá-los em fila para evitar ruptura de estoque e otimizar as entregas.

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3. Use a ferramenta de consignação do ERP

Alguns segmentos do varejo precisam da experimentação para concretizar a venda. É quase obrigatório, no varejo de moda, o cliente só comprar a peça após deixar o provador.

Como fica essa prática com a venda remota? Naturalmente, existem soluções digitais que o e-commerce de moda utiliza há algum tempo com sucesso, mas também há outro caminho: a consignação.

Esse é um método bem conhecido para quem trabalha com revenda, mas pode ser adaptado para clientes finais. Ao enviar o produto em consignação, a empresa só recebe pelo produto quando ele é revendido — quando não há venda, é feita a devolução sem custos.

Voltando ao exemplo do varejo de moda, se o cliente comprar um par de tênis em consignação pelo WhatsApp, pode receber o produto, experimentar e decidir se quer ou não ficar com ele. Caso sim, a venda é faturada; se não, o produto é devolvido.

O ERP Resulth, da ATS Informática, conta com a ferramenta de venda em consignação. Com ela, você consegue controlar e saber quais itens saíram e estão consignados, evitando assim perdas por furtos ou extravios.

4. Use os dados dos clientes para ofertas personalizadas

Qualquer ERP competente tem uma ferramenta chamada cadastro de clientes. Nesse cadastro, é possível saber o que cada pessoa que passa por sua loja comprou, qual a frequência, qual a marca preferida e outros aspectos do seu comportamento.

Considere um pet shop. Donos de cães precisam renovar o estoque de ração periodicamente e, geralmente, compram a mesma quantidade da mesma marca. Assim, é possível prever com razoável exatidão quando ele precisará de mais alimento para o animal.

Se um pacote de 3kg dura duas semanas, o programa pode ser configurado para disparar um alerta. A partir daí, o vendedor pode entrar em contato via WhatsApp com o cliente para saber se ele precisará de outro pacote e oferecer a entrega em domicílio.

É uma oportunidade de ouro para gerar receita. Sem o contato da loja, aquele mesmo cliente pode comprar o produto de outro vendedor. E você perde um consumidor recorrente.

5. Tenha uma conta comercial, mas agilize o atendimento

Contas comerciais no WhatsApp são bem convenientes. É possível configurar um aviso automático quando o cliente envia uma mensagem e garantir que retornará o mais rápido possível. E é bom que seja.

Minutos podem ser preciosos para uma venda. Muitas vezes os vendedores se ocupam de operações já em andamento e demoram para atender novos clientes. Se a resposta não for imediata, o ímpeto de compra se dissipa ou o problema pode ser resolvido.

Mesmo que você use avisos automáticos e chatbots, tenha atendentes de prontidão para responder com rapidez a todos os contatos.

O WhatsApp é onipresente e pode ser uma ferramenta de apoio ideal para as vendas. Com apenas alguns ajustes, você pode criar uma conta comercial e uma lista de transmissão para começar a vender. Esse aparato de vendas, contudo, não prescinde de um ERP. Pelo contrário, um sistema de gestão fornece subsídios essenciais para as operações de vendas.

Para saber mais como o Resulth pode agregar à sua rotina gerencial, baixe, gratuitamente, o Book de gestão para PME.

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