Saber fazer uma boa abordagem de venda pelo WhatsApp pode ser um desafio para algumas empresas, especialmente para quem não está acostumado com a plataforma. Mais do que isso, muitas marcas utilizam a ferramenta, mas não do jeito correto e não aproveitando, assim, o potencial do WhatsApp para lucrar.
As empresas que fazem o bom uso da rede social conseguem usufruir de ótimos resultados: aumento de receita, fidelização de clientes e prospecção de clientes são alguns dos principais. Dessa forma, reunimos algumas informações sobre o assunto para você ficar por dentro e colocar em prática.
Continue lendo e saiba como abordar um cliente pelo WhatsApp, algumas frases de abordagem para utilizar, as funcionalidades de script de vendas e como fazer uma abordagem com dicas valiosas e infalíveis com integração ERP.
Veja mais sobre sistema ERP nesta publicação: “Saiba como o sistema ERP pode ajudar seu negócio em uma gestão inteligente”.
Abordar um cliente pelo WhatsApp requer alguns cuidados para não estragar a imagem da sua marca, incomodando ou sendo inconveniente com seu consumidor. Para tanto, você precisa levar em consideração os seguintes detalhes:
Lembre-se também de não ignorar os clientes: se você mandou uma mensagem e, logo em seguida, o cliente fizer uma pergunta, tente responder prontamente, assim que possível. Tente também não parecer um robô. O marketing humanizado pode e deve ser aplicado nesses casos.
Para realizar uma boa abordagem de venda, você também pode aproveitar para usar frases para captar e chamar atenção do seu cliente. A seguir, separamos algumas opções para você desfrutar:
As abordagens que mais trazem resultados são, justamente, aquelas que entregam vantagens aos seus clientes, como promoções e sorteios. Uma dica valiosa, também, é fazer um grupo com seus clientes e enviar as principais promoções do dia. Apenas deixe claro que qualquer um que quiser pode sair do grupo sem nenhum problema.
Lembre-se: mostre que você quer entregar vantagens e não incomodar.
Um script de vendas entrega benefícios diretamente para seus funcionários. É um documento para orientar e roteirizar o processo de vendas pelo telefone dos seus colaboradores. Nele, você pode incluir tanto nosso tópico de “como abordar um cliente” quanto as dicas de frases para utilizar.
Não esqueça de incluir, também, os objetivos do seu empreendimento: qual a finalidade da sua abordagem para além da venda? Você quer fidelizar clientes? Prospectar novos consumidores? Mostre aos seus funcionários as melhores formas de conduzir uma conversa, de forma que mantenha a educação necessária, mas que não seja engessado.
Vender é a palavra de ordem. Antes, era importante, mas agora é questão de sobrevivência. O distanciamento social forçou os lojistas a tentarem outras abordagens de vendas não-presenciais e o WhatsApp apareceu como alternativa mais óbvia.
Gratuito, com funcionalidades específicas para empresas e universal, o WhatsApp (e também seus concorrentes, como o Telegram) é ideal para o momento.
Entretanto, o erro de muitas empresas é achar que o aplicativo em si é a solução para todos os problemas. Trata-se somente de uma ferramenta – e uma ferramenta pode ser combinada com outras para que o objetivo seja alcançado. A seguir, mostraremos como aliar o poder de análise do seu ERP com o potencial de comunicação do WhatsApp para que seu negócio sustente a receita. Acompanhe as 5 dicas valiosas:
Jamais use mensageiros instantâneos para fazer spam ou panfletagem digital. Quando você envia a mesma mensagem para todos os clientes, tem grandes chances de ser ignorado, ou ainda, bloqueado.
Para tanto, há um jeito mais inteligente de enviar mensagens para os seus clientes. Chama-se “lista de transmissão”, um conjunto de contatos o qual você pode enviar a mensagem de uma só vez, sem ficar encaminhando de conversa em conversa.
Você pode enviar suas promoções e catálogos para todos os contatos de uma vez, mas calma. Primeiro, é necessário que a pessoa do outro lado tenha o seu número salvo na agenda e vice-versa.
Ah! Aproveite e conheça as vantagens do cadastro de cliente nesta publicação!
Segundo, você pode segmentar as listas de transmissão. Por exemplo, se você tem uma loja de moda unissex, pode criar duas listas de transmissão — uma para homens e outra para mulheres — e enviar ofertas de produtos associados ao gênero correspondente.
Essa segmentação também pode ser feita de acordo com o grau de relacionamento do cliente com a empresa e sua maturidade no funil de vendas. Essas informações podem ser extraídas do ERP ou do CRM.
Assim, clientes mais antigos podem ser colocados em uma lista de transmissão para receber ofertas exclusivas ou conferir itens que acabaram de chegar no estoque antes de serem anunciados.
O ERP é uma solução fantástica para gerenciar preços dos produtos em estoque e no mostruário. Quando a venda não acontece dentro da loja, é ainda mais importante ter esse controle em todos os canais.
Isso vale tanto para as ofertas enviadas por WhatsApp quanto as que são publicadas no Instagram, por exemplo. Use sempre os preços que estão nos cadastros dos itens para evitar desavenças com os clientes.
Ao realizar campanhas promocionais, liquidações e descontos pontuais, lembre de comunicar que a oferta vale por um prazo determinado ou até esgotar o estoque. Como grande parte das compras está sendo entregue por delivery, é importante gerenciar o volume de pedidos e colocá-los em fila para evitar ruptura de estoque e otimizar as entregas.
Se você está começando um negócio agora, já elaboramos uma publicação que pode te ajudar, confira: “Aprenda a automatizar as etapas da sua empresa e gerenciar melhor”.
Alguns segmentos do varejo precisam da experimentação para concretizar a venda. É quase obrigatório, no varejo de moda, o cliente só comprar a peça após deixar o provador.
Como fica essa prática com a venda remota? Naturalmente, existem soluções digitais que o e-commerce de moda utiliza há algum tempo com sucesso, mas também há outro caminho: a consignação.
Esse é um método bem conhecido para quem trabalha com revenda, mas pode ser adaptado para clientes finais. Ao enviar o produto em consignação, a empresa só recebe pelo produto quando ele é revendido — quando não há venda, é feita a devolução sem custos.
Voltando ao exemplo do varejo de moda, se o cliente comprar um par de tênis em consignação pelo WhatsApp, pode receber o produto, experimentar e decidir se quer ou não ficar com ele. Caso sim, a venda é faturada; se não, o produto é devolvido.
O ERP Resulth, da ATS Informática, conta com a ferramenta de venda em consignação. Com ela, você consegue controlar e saber quais itens saíram e estão consignados, evitando assim perdas por furtos ou extravios.
Qualquer ERP competente tem uma ferramenta chamada cadastro de clientes. Nesse cadastro, é possível saber o que cada pessoa que passa por sua loja comprou, qual a frequência, qual a marca preferida e outros aspectos do seu comportamento.
Considere um pet shop. Donos de cães precisam renovar o estoque de ração periodicamente e, geralmente, compram a mesma quantidade da mesma marca. Assim, é possível prever com razoável exatidão quando ele precisará de mais alimento para o animal.
Se um pacote de 3kg dura duas semanas, o programa pode ser configurado para disparar um alerta. A partir daí, o vendedor pode entrar em contato via WhatsApp com o cliente para saber se ele precisará de outro pacote e oferecer a entrega em domicílio.
Essa é uma oportunidade de ouro para gerar receita. Sem o contato da loja, aquele mesmo cliente pode comprar o produto de outro vendedor. E você perde um consumidor recorrente.
Contas comerciais no WhatsApp são bem convenientes. É possível configurar um aviso automático quando o cliente envia uma mensagem e garantir que retornará o mais rápido possível. E é bom que seja.
Minutos podem ser preciosos para uma venda. Muitas vezes os vendedores se ocupam de operações já em andamento e demoram para atender novos clientes. Se a resposta não for imediata, o ímpeto de compra se dissipa ou o problema pode ser resolvido.
Mesmo que você use avisos automáticos e chatbots, tenha atendentes de prontidão para responder com rapidez a todos os contatos.
O WhatsApp é onipresente e pode ser uma ferramenta de apoio ideal para as vendas. Com apenas alguns ajustes, você pode criar uma conta comercial e uma lista de transmissão para começar a vender. Esse aparato de vendas, contudo, não prescinde de um ERP. Pelo contrário, um sistema de gestão fornece subsídios essenciais para as operações de vendas.
Gostou das nossas dicas? Não deixe de conferir também nossas outras publicações no blog e fique por dentro de mais informações para ajudar no gerenciamento do seu empreendimento!