Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Vai abrir uma loja? Saiba como automatizar os processos e gerenciar melhor

Tempo de leitura: 3 minutos Abrir uma loja é o início do seu desafio de gestor. Aprenda já quais práticas deve adotar para tornar o seu negócio mais automatizado e gerenciável.
Vai abrir uma loja? Saiba como automatizar os processos e gerenciar melhor
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 3 minutos

Abrir uma loja é sempre um momento de grande expectativa e ansiedade para qualquer empreendedor. Por isso é importante adotar práticas que tornem o seu negócio mais dinâmico, automatizado e fácil de gerenciar.

Quer saber quais são elas? Então acompanhe a leitura!

6 dicas importantes para quando abrir uma loja

1. Invista em pessoal altamente qualificado

Por melhor que seja o seu produto, não há como administrar uma loja de sucesso sem capital humano de qualidade. Por isso, antes de abrir uma loja, é fundamental que você selecione profissionais altamente qualificados para trabalhar.

Além de experiência na função, avalie também a motivação do candidato para ocupar aquele cargo. É importante priorizar profissionais que tenham interesse em crescer junto com a empresa.

Uma equipe experiente, unida e motivada faz toda a diferença nos resultados de um negócio. E é capaz de fazer o seu empreendimento crescer e ser reconhecido no mercado de forma sustentável.

2. Crie uma estratégia de marketing

Por falar em reconhecimento do mercado, abrir uma loja requer o investimento em uma boa estratégia de marketing, especialmente digital. Em um mundo altamente conectado, negócios que não estão na web correm o risco de serem “engolidos” pela concorrência.

Por isso, lance mão de um site oficial de fácil navegação e com informações relevantes sobre o seu negócio. Esteja presente também nas redes sociais mais relevantes para o seu cliente.

Pode ser uma alternativa interessante investir em anúncios patrocinados no Google e também no Facebook e no Instagram. Bem como criar uma estratégia de marketing de conteúdo e SEO – nome dado às boas práticas que ajudam a posicionar melhor sua página no Google e aumentar sua visibilidade.

Além disso, invista também em estratégias de marketing fora do ambiente digital. Anúncios em revistas e jornais de bairro, flyers e divulgação em rádios locais também costumam trazer ótimos resultados.

3. Ofereça diversas opções de pagamento

Outro ponto importante para ter um bom ritmo de vendas logo após a abertura da loja é oferecer diversas opções de pagamento para os seus clientes.

Não é incomum ver lojistas com bons estoques, funcionários qualificados e uma boa estratégias de divulgação do seu negócio deixarem de fechar vendas por aceitar apenas dinheiro nas transações. Mas atenção: essa limitação está chegando ao fim, por exigência dos clientes.

Por isso, invista em um software que possibilite que você aceite cartões de débito, de crédito e vouchers com praticidade e segurança. Dessa maneira, além de oferecer comodidade para os clientes, não perde nenhuma venda por falta de meios de pagamento.

4. Aumente a sua força de vendas

Ao abrir uma loja, é bastante comum que gestores de primeira viagem invistam tanta energia em tarefas burocráticas que acabem sem tempo para se dedicar ao mais importante: o seu cliente.

Para evitar isso, é importante investir em ferramentas que dinamizem ao máximo a gestão e o controle da loja. Assim, você e sua equipe ficam liberados para outras de cunho mais estratégico.

Alguns sistemas podem, por exemplo, automatizar a gestão de compras e estoque, controlar a movimentação financeira do seu negócio, criar tabelas de preços promocionais,  realizar o cálculo do preço de custo e até mesmo realizar o reajuste do preço de venda considerando as variações de custo, o que garante uma gestão eficiente e mais tempo para as vendas.

5. Simplifique questões fiscais

Outro processo que costuma afastar lojistas do seu principal objetivo ao abrir uma loja são as questões fiscais. Sim, é importante estar atento a esse assunto para evitar multas e problemas com o fisco que podem prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

No entanto, busque dinamizar ao máximo esse processo para que ele não consuma um tempo precioso seu e da sua equipe a ponto de deixá-lo afastado de funções mais importantes.

Mais uma vez, investir em tecnologia é a chave do sucesso. Sistemas que realizam rotinas de fechamento fiscal, emitem notas fiscais e controlam operações de entradas e saídas interestaduais realizadas pelos contribuintes de ICMS tornam a rotina na sua loja muito mais dinâmica e evitam preocupações desnecessárias.

6. Faça alianças de sucesso

Outra dica importante para quem vai abrir uma loja, e que ajuda a dinamizar as vendas do seu comércio e aumentar a lucratividade, é estabelecer parcerias de sucesso com a comunidade local. Vamos imaginar, por exemplo, que o seu negócio é no ramo de moda fitness.

Você pode por exemplo, divulgar a sua nova loja nas academias de ginástica, centros de beleza e clínicas de estética da região e estabelecer um sistema de descontos e benefícios  exclusivos para as clientes desses estabelecimentos que fizerem compras no seu negócio.

Outra possibilidade é buscar parcerias de divulgação com empreendimentos que comercializem produtos complementares ou similares aos seus. Quanto mais parcerias produtivas você tiver quando for abrir uma loja, mais facilmente você torna a sua marca conhecida no mercado e mais facilmente fecha vendas.

Como você pode ver, existem uma série de boas práticas que você pode adotar para dinamizar e melhorar o desempenho das vendas após abrir uma loja. Por isso, não abra mão de investir nelas para aumentar as vendas e lucrar mais!

Gostou das nossas dicas para dinamizar e automatizar os processos do seu novo negócio? Aproveite e se aprofunde mais ainda no assunto com o e-book Gestão para PME. Baixe agora mesmo e transforme o seu negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?