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Como montar uma loja de materiais de construção próspera

Se você tem considerado empreender e quer saber como montar uma loja de materiais de construção, saiba que escolheu um ótimo ramo dentro do mercado, de longevidade e muito progresso. Mas tudo isso vai depender da boa organização de seu varejo, e para isso a ATS Informática trouxe diversas dicas preciosas para começar bem.

A atual situação do mercado de materiais de construção

Embora o mercado da construção civil esteja em baixa, o mercado imobiliário aquecido impulsiona a compra da casa própria, incentivando a abertura de lojas de materiais de construção.

Comprar uma casa nova para morar sempre envolve fazer reparos importantes, ampliar a casa, consertar diferentes coisas, e muitas dessas famílias preferem buscar uma loja acessível para comprar seus materiais, que seja próxima de casa, entregue rápido, ofereça boas condições e seja amigável.

Lojas de materiais de construção estão entre aquelas de mais tradição, dados de 2014 do Sebrae afirmam que mais de 80% das lojas têm mais de 10 anos de vida. Esse dado é um incentivo importante para quem tem considerado ingressar nesse mercado.

Esse tipo de empreendimento acaba aprendendo a se conectar com a sua região, com as demandas de seus clientes e conseguem estabelecer boas relações em sua cadeia de distribuição.

Dicas para montar sua loja

Para alcançar essas estatísticas, é fundamental começar bem, não é? E para dar esse passo fundamental, vamos discutir alguns pontos importantes de como montar uma loja de construção:

1 – Conheça o mercado e a concorrência

O mercado de construção civil e imobiliário têm tendências, mas há sempre alguém buscando seus serviços.

Muitas das lojas de materiais de construção são bem posicionadas em regiões estratégicas. Jardins inaugurados e áreas em franca expansão que têm loteamentos nas proximidades certamente são os principais focos para montar seu empreendimento. Mas bairros tradicionais também são focos importantes, afinal, casas mais antigas em áreas em ascensão sempre têm reformas acontecendo.

Existem enormes lojas de departamentos do estilo Home Stores, que vendem uma variedade enorme de artigos para a casa que podem acabar sendo concorrentes indiretos, já que existem poucas em cada cidade, e nada impede que você venda, além dos materiais de construção, alguns artigos de acabamento para cozinhas e banheiros, como pias, privadas e acessórios para instalações elétricas.

2 – Ofereça boas marcas

Para competir com as Home Stores  e sua variedade, você precisa oferecer artigos de qualidade, que possam substituir bem as opções.

Então não deixe de apostar nas marcas mais populares e consolidadas no país, que se tornaram sinônimos de confiança nas obras. Tenha opções acessíveis, mas sempre de procedência ou de marcas regionais que você conheça e confirme a qualidade.

3 – Organize seu estoque

Um dos maiores dilemas das lojas de materiais de construção certamente é a organização do espaço; você vende artigos sensíveis, como tijolos e telhas, além de precisar estocar pedra, areia, cimento e tintas, artigos que podem estragar se não forem bem acondicionados.

Nesse momento, ter uma boa estrutura que facilite na prevenção de perdas é fundamental, e isso envolve uma boa estrutura física para acondicionar telhas e pisos e também um espaço protegido para guardar areia, tijolos e pedras ao abrigo da chuva e do sol.

Mas mais do que isso, também exige um bom sistema que monitore o estado e o volume de seus artigos, é um sistema ERP voltado para lojas de materiais de construção, que monitore artigos que, apesar de não terem validade, são sensíveis.

Você também pode optar por manter um estoque mínimo, resolvendo um dos principais dilemas de como organizar lojas pequenas de material de construção.

4 – Tenha uma ótima relação com fornecedores

Se optar por estoques pequenos, você vai precisar ter uma ligação muito boa com diferentes tipos de fornecedores, para atender prontamente as listas de compras de seus clientes; pedreiras regionais, distribuidoras e outras lojas que possam ajudar na troca de fornecimento em outras regiões da cidade.

Não é fácil ter essa gestão de fornecedores sempre em dia, então, outra vez, é fundamental um bom sistema que organize todas essas informações e automatize seus pedidos para evitar quebras na distribuição.

5 – Organize o interior da loja

Saber como decorar uma loja de materiais de construção é outra maneira produtiva de cativar seus clientes. Que tal criar pequenos mostruários com aquele estilo rústico, com tijolos, usando sempre stands das marcas que vende?

A organização de lojas pequenas de materiais de construção é ainda mais importante, especialmente em momentos de evitar aglomerações nas lojas. Crie protocolos e, se possível, exponha seus artigos principais na frente da loja, isso ajuda a mostrar mais e aproveitar melhor o todo o espaço.

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6 – Atraia clientes para sua loja de materiais de construção

Uma grande verdade é que os prestadores de serviços, como pedreiros, encanadores e eletricistas são fundamentais para fazerem bons negócios: eles costumam se tornar clientes de lojas e fazer suas listas de compras ali, além de indicar novos clientes.

Então tenha uma ótima relação com esses prestadores de serviços: escute suas recomendações, dê descontos especiais, tenha um bom canal de comunicação com eles para consultarem preços e disponibilidade.

Não deixe de ter um pequeno “showroom” para mostrar seus preços promocionais e crie temas promocionais, como para reformar o banheiro ou aumentar um cômodo. Crie promoções customizadas e esteja preparado para oferecer sempre as melhores alternativas para seus clientes, com marcas de procedência.

7 – Ofereça variedade na hora do pagamento

Reformas não são baratas, mas são necessárias e muito desejadas. E para realizar os sonhos dos seus clientes, você deve investir em um sistema de recebimentos bem completo, para oferecer variedade em meios de pagamentos, além de também ter parceiros com financeiras, o que vai te garantir mais segurança e uma boa rede de relações profissionais.

Assim você jamais vai perder uma venda por falta de opções, de recebimento e de financiamento. Com o tempo, você pode abrir uma linha de financiamento própria junto de alguma financeira da região, o que vai tornar seu negócio ainda mais acessível.

8 – Esteja em dia com o fisco e a emissão de NF

Vender diferentes produtos exige tributos complexos e a emissão de notas fiscais, necessárias para declarações de imposto de renda, empréstimos e serviços prestados.

Então ter uma boa contabilidade digital é indispensável para poder dar conta desse grande volume de informações sem correr nenhum risco com o fisco.

9 – Capriche com a logística

Você vai ter de transportar grandes cargas em diversos momentos, e tudo isso toma tempo. Para não deixar nenhum cliente esperando, ter uma boa agenda faz toda a diferença no nível de satisfação e também de segurança.

Tenha uma equipe treinada e seja detalhista na emissão e conferência, para evitar retrabalhos.

10 – Gestão financeira

A gestão fica por último não por ser a menos importante – pelo contrário – é justamente por englobar tudo o que falamos acima. E por mais que pareça muita informação, a melhor maneira de como montar uma loja de materiais de construção é começar com um bom sistema de gestão integrada.

Quanto mais cedo você cadastrar seu estoque, clientes e fornecedores, mais dados preciosos vai criar para ter boas tomadas de decisão e um controle exemplar dos gastos para se antecipar para os mais diversos momentos.

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