Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Quais são as vantagens do estoque mínimo? Veja como calcular!

Tempo de leitura: 3 minutos Para  que você possa entender a importância e o impacto do estoque mínimo, vamos iniciar esse texto com um exemplo bem ilustrativo, olha só:  É […]
Quais são as vantagens do estoque mínimo? Veja como calcular!
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 3 minutos

Para  que você possa entender a importância e o impacto do estoque mínimo, vamos iniciar esse texto com um exemplo bem ilustrativo, olha só: 

É época do Natal. Seu primeiro cliente do dia entra na loja à procura de um produto específico para presentear o amigo secreto, você confere a disponibilidade no estoque e se dá conta de que aquele produto está em falta. O que isso significa? Uma venda perdida! 

Para que situações como essa não aconteçam na sua empresa, o estoque mínimo é fundamental. Por isso, vamos te apresentar quais são as vantagens de tê-lo em seu negócio e como o cálculo deve ser realizado. 

Quais são as principais vantagens do estoque mínimo?

Podemos considerar que uma das principais vantagens do estoque mínimo é a otimização das compras, ou seja, você não precisa viver sob demanda e contatar seus fornecedores apenas quando o produto estiver faltando. Além disso, otimizar as compras evita acontecimentos como o que foi citado no início deste texto e colabora com a saúde da empresa. 

Afinal, uma loja que atende às necessidades dos clientes ganha mais credibilidade. Mas as vantagens não param por aí. A seguir, você conhecerá outras fundamentais para o seu negócio crescer ainda mais, e ainda descobrir as melhores formas de realizar o cálculo do estoque. 

Agora, vamos passar por algumas das vantagens que esse processo pode agregar à sua empresa: 

O estoque mínimo ajuda a prevenir prejuízos!

Você conhece alguém que enfrenta grandes prejuízos na loja em que gerencia e teve até mesmo que chegar ao ponto de fechar o negócio por conta disso? 

Essa é, infelizmente, uma situação corriqueira, pois alguns gestores ainda não têm alguns fatores funcionando corretamente, como fazer parcerias com fornecedores de confiança, ter bons prazos de entrega e produtos no estoque. 

Você pode evitar passar por problemas nessa área se começar a desenvolver um olhar aguçado em particularidades do seu estoque como: vencimento ou tempo de vida útil dos produtos, tipo de armazenamento, custo-benefício e prazo de entrega. 

Isso tudo servirá diretamente no controle do estoque, que é, na prática, não deixar faltar material e também não ter produtos em excesso.

Diga “não” às rupturas de estoque!

A falta de produtos nas gôndolas afeta tanto varejistas quanto a indústria do atacado. A situação conhecida como ruptura de estoque, pode ser evitada com o estoque mínimo que nasce na negociação com os fornecedores, a fim de estabelecer condições de pagamento favoráveis.

Como essas negociações geralmente não são rápidas, é importante que você aja com antecedência para não afetar a sua rotina. 

Uma dica fundamental é se certificar de que  existe uma boa comunicação e interação efetiva entre os setores responsáveis pelo controle de estoque e a área de compras da empresa. Essa é uma das maneiras de garantir que ninguém será surpreendido pela falta de produtos.

Para saber mais sobre o assunto, confira as dicas da ATS no post “Evite a ruptura de estoque e preserve a sua rentabilidade”. Entenda quais são as estratégias mais seguras para manter seu negócio funcionando.  

Se na sua loja não tem, na loja do concorrente tem!

Se o consumidor chega em uma loja e não encontra o produto da prateleira, ele tem duas  opções: comprar uma marca que ele não conhece ou não gosta, ou ir até a loja do concorrente a fim de comprar um produto da marca desejada. 

A segunda opção pode trazer graves consequências para sua empresa, pois em casos em que a falta deste produto se torna recorrente, o cliente que tendia a comprar em sua loja passa a considerar comprar no concorrente!

Para exemplificar ainda mais a gravidade dessa situação, vamos considerar ocasiões em que alguns produtos costumam ser comprados juntos. Se na gôndola de sua loja falta apenas um deles você acaba perdendo a venda daquele e ainda reduz as chances de venda dos outros. 

Mas, calma! Agora que você já conhece as principais vantagens do estoque mínimo e sabe como chegar até elas, falta apenas entender como realizar os cálculos!

Como calcular o estoque mínimo? 

Se você deseja saber qual deve ser o estoque mínimo na sua empresa, utilize as seguintes fórmulas: estoque mínimo (consumo médio diário x tempo de reposição) e consumo médio diário (consumo dos produtos em um determinado período/ dias deste período).

Para calcular o consumo médio diário, você precisa ter em mãos os registros de vendas do seu negócio. Com esses dados disponíveis, divida a quantidade de produtos vendidos no último mês pela quantidade de dias.  Feito, assim, você terá o resultado do consumo médio diário da mercadoria.

Se o valor resultante for negativo, significa que, em média, você vende menos do que uma unidade do produto por dia. E então? Fácil, não? Na prática também é muito simples e os resultados podem te ajudar a não perder a confiança do seu cliente e não prejudicar suas vendas!

Para finalizar, saiba que o estoque mínimo deve ser calculado de maneira diferente em datas sazonais que o seu negócio pode enfrentar, como o Natal ou Ano Novo. Nesses momentos, o fluxo de vendas pode ser maior, então a atenção deve ser redobrada!

Gostou do artigo? Deixe sua opinião ou pergunta nos comentários! Também compartilhe este post em suas redes sociais para alcançar ainda mais pessoas que, como você, desejam ter ainda mais sucesso em seus empreendimentos! 

Até mais!

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?