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Multivarejo: conheça tendências e desafios do setor

O multivarejo está cada vez mais comum na vida do consumidor e, de acordo com os especialistas, é a tendência natural para onde o varejo […]
Multivarejo: conheça tendências e desafios do setor

O multivarejo está cada vez mais comum na vida do consumidor e, de acordo com os especialistas, é a tendência natural para onde o varejo comum deverá caminhar nos próximos anos.

Ele se constitui em um ponto de venda que tem como premissa oferecer comodidade aos consumidores, por isso dispõe de uma variedade maior de produtos. Por exemplo, a farmácia, que além de medicamentos, oferece suplementos, alimentos, produtos de beleza e muitos outros itens diferentes da sua vocação inicial.

Embora o multivarejo seja uma tendência, quem já atua nessa área sabe que existem inúmeros desafios que precisam ser superados a fim de se conseguir o sucesso. Quer entender melhor esse mercado e destacar o seu negócio? Continue a leitura!

Quais os principais desafios do multivarejo?

Devido à sua característica de pluralidade, o multivarejo possui inúmeros desafios. Confira os principais.

Alterações no comportamento do consumidor

O consumidor está mais imediatista. Com as diversas obrigações na rotina, nem sempre as pessoas têm tempo para andarem de loja em loja. É justamente para atender a essa demanda que surgiu o multivarejo. Porém, ela também é um dos principais desafios do empreendedor na área.

Afinal é extremamente importante compreender muito bem que é o seu cliente, quais são as suas demandas e necessidades e o que ele procura no seu estabelecimento.

Com as transformações trazidas pela era digital, as necessidades estão se modificando de uma maneira muito mais rápida. Hoje os consumidores têm à disposição muito mais informações sobre marcas, preços, lançamentos e etc.. Isso faz com que o lojista seja obrigado a acompanhar todas essas necessidades, de modo a destacar o seu estabelecimento e oferecer, realmente, a comodidade que essas pessoas procuram.

Condições de negociação

Como o foco do multivarejo é um pouco diferenciado, nem sempre ele terá o mesmo poder de negociação com os fornecedores do que os grandes players do mercado. Afinal, a ideia é oferecer “um pouco de tudo” e isso causa dificuldade na hora de conseguir comprar os produtos a preços mais competitivos.

O resultado é o aumento do preço final do item ao consumidor (o que pode se tornar uma barreira de acesso dependendo da variação do preço) e a margem de lucro reduzida, o que faz com que haja a necessidade de uma venda maior para manter o negócio em funcionamento.

Alta competitividade

A alta competitividade é uma dificuldade geral de quem atua no varejo. Com a revolução da internet, muitos lojistas ainda precisam considerar a concorrência online, tanto dos grandes players nacionais como internacionais.

Preços mais atrativos e facilidade de comprar de casa (ou de onde o consumidor estiver), além da possibilidade de comparar produtos e empresas, traz preocupações extras a quem atua no multivarejo.

Mais do que competir contra a tecnologia, é preciso compreendê-la e passar a incorporá-la no seu negócio. Novamente, compreender muito bem quem é o seu cliente e as exigências e necessidades dessa pessoa é um caminho de suma importância para destacar sua empresa.

Ticket médio

Dependendo do setor do multivarejo, é comum que as margens de lucro dos produtos não sejam tão grandes. Em especial nos locais que oferecem vários itens, como as lojas de conveniência).

Como dissemos no tópico anterior, para oferecer mais variedade, muitas vezes o empresário tem dificuldade em negociar com os fornecedores. Tudo isso torna o preço de compra de cada item mais alto do que os players específicos e focados em apenas uma área.

Para reverter essa situação, uma solução é estimular o aumento do ticket médio, favorecendo à lucratividade da empresa. Porém, nem sempre essa é uma tarefa simples e pode exigir do empresário um conhecimento preciso tanto dos seus clientes como das técnicas de varejo, especialmente de exposição de produtos.

Uma boa vitrine (caso exista), distribuição adequada dos produtos dentro da loja, decoração correta, iluminação que favoreça os itens de maior valor, criação de kits e promoções combinadas são ações simples mas que ajudam a aumentar as vendas e melhorar o caixa.

Fidelização

O que faz com que o seu cliente continue a comprar de você e não migre para a concorrência? Nem sempre entender isso é uma tarefa simples. E o resultado é a dificuldade de fidelizar os consumidores. Felizmente, isso é visto como um desafio importante de vários empresários do setor.

A alta concorrência e a guerra pelos preços tornam essa uma equação complicada para quem atua no multivarejo. Mas é indispensável oferecer uma excelente experiência de compra. Afinal, é ela que fará com que o seu consumidor continue retornando ao seu estabelecimento.

Oferecer os produtos certos para as necessidades e exigências do seu público, um excelente atendimento, ambiente agradável e serviços agregados (como os programas de fidelidade) são ótimas medidas que ajudam a aumentar as chances de recompra e de fidelização.

Como superar esses desafios e destacar o meu negócio?

Embora esteja em franco crescimento, já deu para notar que o multivarejo enfrenta muitos desafios. Mas, a boa notícia, é que para resolver muitos desses pontos, existem soluções simples. Veja algumas delas.

Conhecimento do público-alvo

A primeira, sem dúvida, é focar em compreender muito bem quem forma o seu público. Afinal, somente a partir disso, o empresário consegue corresponder seu negócio ao público. Assim, como pensar os melhores produtos e marcas, promoções, divulgações e outros pontos essenciais.

Compreensão do mercado

Depois, é fundamental ficar de olho na concorrência. Lembrando que, neste caso, os concorrentes indiretos também são essenciais. Ou seja, não apenas outros multivarejos, mas também as lojas específicas do seu setor de atuação e os e-commerces. Quanto mais você entender as necessidades dos seus consumidores, mais fácil será compreender o que a concorrência não tem oferecido a eles e explorar essas “brechas”.

Gestão estratégica

E, por último, buscar otimizar e melhorar a sua gestão. See ela não for moderna e estratégica, dificilmente poderão ser colhidos bons frutos. Especialmente, se estiver em uma área altamente competitiva.

Nesse ponto, é de suma importância contar com o apoio da tecnologia, especialmente dos softwares de gestão empresarial. Com eles, é possível automatizar diversas tarefas e otimizar os processos internos. Assim, enxugam-se os custos e aumenta-se a margem de lucro.

Os pequenos, médios e grandes negócios podem se beneficiar (e muito) com o uso dessa tecnologia. Afinal reduzir os custos, melhorar a eficiência e a produtividade, diminuir a necessidade de mão de obra e tornar a gestão financeira, fiscal, de estoque, de compras e vendas e de várias outras áreas mais estratégica, é uma meta de todos os gestores, não é mesmo?

Como você viu, o setor de multivarejo apresenta alguns desafios próprios da área. Porém, com conhecimento de mercado e tecnologias integradoras, é possível superá-los e transformar o seu negócio.

Você gostou deste conteúdo? Entre em contato com a ATS Informática e saiba mais sobre nosso sistema de gestão integrada para multivarejo.

Equipe ATS
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