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Agendamento de promoção: automatize campanhas de vendas com ERP

Você já imaginou que um bom ERP fosse capaz de lhe ajudar no agendamento de promoção, favorecendo as suas vendas e o seu marketing?
Agendamento de promoção: automatize campanhas de vendas com ERP

Você já imaginou que um bom ERP fosse capaz de lhe ajudar no agendamento de promoção, favorecendo as suas vendas e o seu marketing? Muitos gestores nem imaginam como usar a tecnologia nesses momentos. Mas existem diversas ferramentas que conseguem melhorar o retorno nas suas ações promocionais.

Seja para aproveitar uma data comemorativa ou ainda para otimizar o seu estoque, com o auxílio da tecnologia é mais fácil promover promoções acertadas, gerenciar os itens vendidos e automatizar diversos processos.

Quer entender melhor essa relação entre ERP e promoções? Continue a leitura!

Como um bom ERP ajuda no planejamento das promoções?

Todo lojista sabe que para uma promoção funcionar é indispensável um bom planejamento. Afinal, essas ações podem ser realizadas com diversos objetivos como:

  • favorecer o giro de determinados produtos;
  • chamar mais clientes para a loja;
  • movimentar a loja em épocas de consumo mais baixo;
  • melhorar a adesão dos clientes a um produto novo;
  • fortalecer a imagem da empresa em campanhas promocionais sazonais (como Black Friday, dia das mães, dia dos pais e outras datas específicas do setor).

Mas de que maneira, exatamente, você planeja essas promoções?

Tudo o que precisa saber para planejar promoções

Um bom ERP é capaz de munir o gestor com informações que ajudam a entender melhor o seu negócio. Além de acompanhar o nível de vendas, a saída dos produtos e outros dados cruciais, fazendo com que essas ações promocionais se tornem mais estratégicas.

Por meio dos relatórios gerados usando Business Intelligence, por exemplo, você conseguirá identificar o giro médio do seu estoque e avaliar de forma precisa quais itens têm maior e menor saída. Assim, será mais fácil entender quais produtos podem entrar na promoção.

Também é possível ter acesso a um controle mais preciso do fluxo médio de vendas. Dessa forma, você entende quais são os períodos exatos em que sua empresa vende mais e menos. E o melhor: pode programar as promoções para essas épocas do ano, mantendo o seu caixa médio sempre positivo.

O ERP ainda é capaz de ajudar a ter uma visão acertada do público, baseada, principalmente, no hábito de consumo. É possível também entender os melhores dias da semana e horários para programar suas promoções. Além de conhecer as marcas que mais atraem seu público-alvo, o preço de venda e até as formas de pagamento.

Quando uma ação promocional é planejada usando dados reais e precisos do seu negócio, existem chances maiores de elas atingirem seus objetivos e ajudarem a melhorar os resultados da sua empresa.

Agendamento de promoção e tecnologia: como a automação ajuda o seu negócio?

Mas não é só na hora de planejar essas ações que a tecnologia pode lhe ajudar. Com a função “agendamento de promoção”, os ERPs automatizam diversas tarefas, simplificando a execução das campanhas de vendas.

Ou seja, depois de planejar a sua campanha, é possível de forma automática:

  • indicar para o software quais produtos entrarão em promoção;
  • informar a porcentagem de desconto ou o novo preço;
  • selecionar o período de dias ou as datas em que haverá a promoção;
  • automaticamente retornar ao padrão tradicional de preços de antes da promoção.

Assim, de forma simples, rápida e prática, é possível organizar diversas campanhas de promoções sem ter que sobrecarregar suas equipes com a remarcação manual de preços. E, ao término do período, automaticamente o software retornará aos preços praticados anteriormente.

Isso significa uma economia de tempo e de trabalho dos seus colaboradores e permite que até as pequenas empresas realizem ações promocionais diferenciadas com muito mais agilidade e tranquilidade.

Automação e integração de setores

Outra vantagem muito interessante da tecnologia é que ela permite a integração dos setores. Em dias promocionais, é normal que o ponto de venda receba um fluxo maior de clientes, o que pode sobrecarregar algumas áreas do seu negócio.

Se os processos de venda, a baixa no estoque e a entrega do produto forem realizados manualmente, em dias corridos como os de promoção, existem mais chances de erros e de lançamento de informações incongruentes.

Porém, com a automação promovida pelos ERPs, é possível integrar os setores. Sempre que forem realizadas vendas no frente de caixa, automaticamente, os itens são baixados do estoque. Automaticamente também as notas fiscais são emitidas e há o lançamento das entradas.

Esses processos automáticos livram seus colaboradores das burocracias internas e evitam que ocorram erros por esquecimentos ou até disparidades nos valores, devido a intensa movimentação no ponto de venda.

De que forma levar essa solução para a minha empresa?

Como você viu, um bom ERP ajuda o gestor a ter mais informações sobre o seu negócio. De maneira que permite planejar corretamente as ações de vendas e a oferecer mais agilidade no agendamento de promoção, automatizando várias funções importantes para o dia a dia dos negócios.

Mas não é só isso. Esses sistemas de gestão ajudam a controlar diversos setores e informações cruciais como: contas a pagar e a receber, estoque, vendas, inadimplência, emissão e recebimento de notas fiscais, fluxo de caixa, custo por departamento, setor de compras etc.

Por isso, quanto mais robusta for a solução e especializada no seu setor de atuação, melhor será o seu uso.

Se você ficou interessado na função de agendamento de promoção ou nos relatórios de Business Intelligence, precisa conhecer as soluções em ERP da ATS Informática. Contamos com softwares em diferentes segmentos e para diversas necessidades, tanto para médios como para pequenos empresários.

Fale com um especialista ATS e descubra os diferenciais que oferecemos. Com certeza temos a solução ideal para modernizar a sua empresa e a sua gestão!

Arthur Souza
Arthur Souza

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