Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Como abrir MEI online: tudo o que você precisa sabe

Tempo de leitura: 4 minutos Independente do tamanho da sua empresa, é necessário possuir a melhor gestão, por isso a ATS desenvolve sistemas completos e personalizados para sua empresa e […]
Como abrir MEI online: tudo o que você precisa sabe
Equipe LiveSEO
Equipe LiveSEO
Tempo de leitura: 4 minutos

Independente do tamanho da sua empresa, é necessário possuir a melhor gestão, por isso a ATS desenvolve sistemas completos e personalizados para sua empresa e ainda ajudamos você a entender melhor como funciona todo o processo. Pensando em mantê-lo informado, trouxemos um conteúdo completo sobre o MEI.

Ser um Microempreendedor Individual (MEI) é algo muito simples e com muita praticidade, já que pode ser feito completamente online, basta formalizar todas as documentações no site do Governo Federal sobre empresas e negócios.

Esta classificação de empresas é a mais recente do âmbito nacional e tem como alvo microempreendedores que trabalham por conta própria. Por isso, é imprescindível ser legalizado para receber a mesma proteção do Simples Nacional e apoio do Sebrae.

Critérios para ser MEI

Como abrir uma MEI online

Há alguns critérios que você precisa seguir para ser MEI, e vale a pena conferi-los para receber o certificado condizente e participar de programas de incentivo. Então saiba quais são e veja se seu negócio se encaixa neste modelo:

  • Ser maior de 18 anos e os indivíduos que tiverem entre 16 e 18 precisam ser emancipados;
  • A renda bruta é limitada a R$81.000,00 por ano, ou seja, a média mensal deve girar em torno de R$6.750,00;
  • O Microempreendedor Individual não pode ter sócio;
  • É permitido um colaborador registrado;
  • Não possuir sociedade ou titularidade em outras empresas;
  • Não administrar outros negócios;
  • A atividade exercida na empresa deve ser legal e estar dentro das profissões permitidas para possuir MEI.

O não cumprimento de alguns dos requisitos resulta na não autorização de abertura e se vier a acontecer a posteriori, o cadastro pode sofrer o cancelamento ou bloqueio. Então, verifique com cuidado se você se enquadra!

Sua empresa precisa ser atualizada e manter todos os procedimentos de forma mais otimizada possível, por isso a ATS desenvolve sistemas que promovem inúmeras soluções em todos os níveis, confira todas as vantagens de ter um sistema personalizado para seu nicho.

MEI: profissões elegíveis para o cadastro

Como abrir uma MEI online

Em 2020 as atividades que se enquadram nesta classificação foram atualizadas e 466 foram permitidas. Além disso, vários negócios surgiram com o comércio eletrônico e vender online já é uma atividade consolidada, o que fez com que muitas empresas ganhassem notoriedade colocando seus produtos na internet.

Alguns exemplos de atividades que podem ser MEI: humorista, instrutores de diversas áreas, jardineiro, guia de turismo, fotógrafo, esteticista, editores de inúmeros meios midiáticos, dublador, costureiro, confeiteiro, cabeleireiro, promotor de eventos, professor particular e muitos outros.

As profissões que não são permitidas são aquelas que dependem de formalização por um conselho; por exemplo, os médicos – que já possuem CRM e não podem se inscrever como MEI.

Documentação necessária para abertura de MEI

A abertura da conta é totalmente gratuita e para fins de segurança é importante que todos os documentos estejam atualizados e devidamente corretos. Para iniciar a formalização, os seguintes documentos são obrigatórios.

  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor;
  • Recibo da Declaração do Imposto de Renda mais recente;
  • Possuir número de telefone ou celular, e-mail e endereço.

Como é um processo 100% online, o cadastramento de todos os dígitos corretamente está sob sua responsabilidade, então concentre-se e faça com calma.

A emissão de notas é imprescindível para qualquer modelo de negócio para manter os impostos em dia e manter toda a gestão empresarial atualizada. Aliás, você sabe a diferença entre nota fiscal e cupom fiscal? Confira nosso conteúdo completo sobre o assunto e não tenha mais dúvidas.

Passo a Passo para formalização

Como abrir uma MEI online

Para facilitar ainda mais o preenchimento dos formulários, separamos aqui o passo a passo da formalização, acompanhe a leitura e entenda melhor como funciona o fornecimento dos dados.

  1. Acesse o site do Governo Federal ou baixe o app no seu celular;
  2. Clique em “Crie sua conta” ou “Abrir MEI”;
  3. Selecione a melhor opção de cadastro para você: Validação Facial no App, Bancos Credenciados, Internet Banking, número do CPF, Certificado Digital ou Certificado digital em nuvem.

Agora que você já começou o processo de cadastro no site ou no app é só inserir os dados que forem solicitados, como:

  1. Fornecimento de dados pessoais;
  2. Inclusão de dados sobre o seu negócio. Dica: procure a atividade principal da sua empresa. Se você não achar, apenas clique em “não encontrei” e outra lista com opções mais detalhadas aparecerá
  3. Você também pode incluir uma atividade secundária;
  1. Preencha o campo capital social com o valor em reais investido para começar o negócio, não é o faturamento;
  2. Selecione onde é realizada a venda, alguns exemplos: local fixo próprio ou de terceiros, internet, porta a porta, máquinas automáticas;
  3. Depois coloque o endereço corretamente.

A verificação final é feita em poucos passos.

  1.  Insira os 10 primeiros dígitos do recibo do imposto de renda dos últimos dois anos. Caso ainda não tenha declarado, o sistema pedirá o título de eleitor;
  2.  Se você estiver pelo app, um código de SMS será enviado para seu celular para confirmação.

Pronto! Seu MEI está devidamente cadastrado e você receberá no e-mail fornecido o certificado MEI (CCMEI) e o cartão CNPJ.

ATS, melhor parceira para seu negócio!

MEI não pode ter sócio, mas é essencial ter um parceiro de negócios que otimize todos os processos através de Sistemas de Gestão Empresarial. Independente do tamanho do seu negócio, ter uma boa gestão é imprescindível para o sucesso; conheça o sistema ERP e garanta qualidade em todos os processos.

Gostou do conteúdo? Para mais dicas e guias como esse, fique por dentro de todas as nossas atualizações de conteúdo. Até a próxima!

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?