Autopeças: saiba quais são os desafios desse setor

O setor de autopeças tem sido muito importante na economia brasileira, com bons resultados que motivam cada vez mais novos empresários a atuarem na área.

De acordo com os dados do Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores, Sindipeças, entre 2017 e 2018 houve um crescimento acumulado de 42,7% – um resultado muito positivo se compararmos com o decréscimo de quase 26% que aconteceu entre 2014 e 2016.

Dentro do que chamamos de “autopeças”, existem inúmeras possibilidades de atuação que vão desde a produção de itens utilizados em toda a cadeia automotiva até a venda desses produtos – área que, de acordo com o Sebrae, corresponde a quase 70% do faturamento total do setor.

Mas, ainda que o segmento de autopeças traga excelentes resultados nos últimos anos, existem muitos pontos a serem melhorados. Se você atua no ramo de autopeças, continue a leitura. Chegou a hora de entender melhor os principais desafios do segmento e saber como superá-los!

Quais os principais desafios do segmento de autopeças?

Veja os principais desafios do setor de autopeças no Brasil, hoje.

Concorrência

A concorrência é um desafio que aparece em muitos segmentos. No setor automotivo isso não é diferente. Principalmente com os bons resultados dos últimos anos que motiva novos empresários a investirem na área.

Além da concorrência local, com a expansão da internet e a facilidade de comprar itens em sites estrangeiros, muitos gestores precisam lidar com a concorrência internacional. Sobretudo de países asiáticos, que conseguem exportar peças e produtos com preços menores.

Tudo isso faz com que haja uma maior “guerra de preços”, levando o empresário a repensar suas ações de marketing e até as margens de lucro. Mais do que focar em preço baixo, contudo, é essencial se atentar à qualidade das peças comercializadas, oferecendo uma experiência de consumo diferenciada – e destacando o seu negócio.

Mão de obra especializada

Especialmente o setor de vendas é o que mais sofre com esse desafio. Pois, para ser um bom vendedor é preciso ter muito conhecimento técnico sobre a área. Além de compreender as funcionalidades de cada peça e também conseguir analisar os perfis diferentes dos consumidores, de maneira a oferecer uma assistência completa.

Nem sempre o gestor consegue encontrar mão de obra qualificada e experiente na área. Por isso, em muitos casos, é importante que a empresa ofereça treinamentos aos seus colaboradores, tanto na parte técnica das autopeças como em estratégias de venda.

Uma mão de obra qualificada é de suma importância na hora de diferenciar o seu negócio. Afinal, o atendimento do profissional no ponto de venda pode surpreender positivamente o cliente. E o melhor: favorecer a fidelização – fator primordial em mercados competitivos.

Logística e Infraestrutura

O Brasil possui dimensões continentais, mas infelizmente o setor de transportes ainda sofre na hora de escoar a produção. Isso significa fretes mais caros e, lógico, dificuldade em precificar os produtos.

Sem bons portos, ferrovias e rodovias, é muito difícil que a indústria automotiva esteja integrada aos pontos de venda. Isso pode causar atrasos, complicação na entrega e valores finais de produtos bastante altos, dificultando a concorrência.

Infelizmente para superar esse desafio é necessária a participação do governo em todas as esferas. Pois é ele o responsável pela melhoria da infraestrutura viária do país.

Alterações no comportamento do consumidor

Por último, não podemos deixar de citar as alterações no comportamento do consumidor que estão afetando inúmeros setores, inclusive o de autopeças.

O que se nota, atualmente, é uma tendência ao imediatismo. Além, é claro, de os clientes estarem muito mais bem informados sobre cada produto, marca, usos e aplicações.

Por isso, esses “novos” consumidores não desejam mais um vendedor que seja apenas “tirador de pedidos” ou que “empurre” qualquer item. É preciso que esses profissionais trabalhem como consultores. Ou seja, que tire as dúvidas dos clientes, explicando o funcionamento de cada item, auxiliando na comparação de marcas etc.

Outra tendência que o setor de autopeças tem visto atualmente é o aumento do número de lojas virtuais. Muitas lojas trabalham com formatos físicos e virtuais, aumentando ainda mais o seu poder de alcance. É claro que, para atuar nesse sistema, é fundamental ficar de olho na questão da logística. Pois, garante a entrega rápida e de forma segura às localidades atendidas pelo seu site.

Como superar esses desafios e destacar o meu negócio?

Como você viu são muitos os desafios do setor de autopeças. Para superá-los é importante acompanhar a evolução do mercado e as alterações dos seus consumidores. Além de oferecer uma excelente experiência de compra, contando com os produtos e marcas que elas desejam.

O aumento da concorrência e as necessidades mais imediatistas dos consumidores, contudo, fazem com que os empresários do segmento necessitem cuidar melhor da sua gestão.

Se você quiser ter uma empresa competitiva é essencial que todos os seus departamentos estejam alinhados. E, ainda, que a vida financeira do seu negócio esteja saudável. Isso significa ter controle de todos os processos internos, da parte fiscal, do fluxo de caixa, da gestão ágil de estoque  e da análise dos relatórios gerenciais.

Para conseguir isso, investir na tecnologia é indispensável. Sobretudo em sistemas de gestão que ajudam a automatizar processos e oferecem mais controle aos gestores. E que ofereçam dados reais do seu negócio para tornar a tomada de decisões mais estratégica.

Os sistemas de gestão devem integrar a rotina de empresas de todos os portes, garantindo um gerenciamento correto de todos os setores do seu negócio e uma visão sistêmica da sua empresa, favorecendo o crescimento sustentável, melhorando a precificação dos produtos, automatizando tarefas rotineiras e tornando suas equipes mais produtivas e eficientes.

Depois de ler este conteúdo, ficou claro quais são os principais desafios do segmento de autopeças e como superá-los? Se você ainda não conta com um sistema de gestão empresarial ou deseja implementar uma tecnologia mais adequada ao seu negócio, entre em contato com a ATS Informática e saiba sobre nossas soluções específicas para o setor de autopeças!