Mulher dentro de um estoque fazendo anotações em uma prancheta dados do estoque

Evite a ruptura de estoque e preserve a sua rentabilidade  

Você já ouviu falar da ruptura de estoque? Erro comumente cometido, se consiste no exato momento em que o cliente procura por algum item e ele não se encontra disponível para venda. Já aconteceu com você?

Essa situação é bem chata, pois muitas vezes, é um cliente que vai até a sua loja para comprar especificamente esse produto. Se você é do ramo do varejo, fique atento, esse é o tipo de problema que você não deve esperar para acontecer, mas conhecê-lo para evitar o quanto antes

Vale lembrar que você não está sozinho, muitos são os sócios, donos ou gerentes de negócios que se deparam com esse obstáculo! Não se preocupe, aqui nós vamos te ensinar a identificar a ruptura de estoque na sua empresa e a fugir dela o quanto antes, continue conosco!

Conheça a causa da ruptura e quais são os prejuízos 

O gestor deve estabelecer um bom planejamento de estoque para que os pontos de venda estejam sempre equilibrados e devidamente estabelecidos.

Isso faz com que a falta de planejamento seja uma das principais causas de problemática no estoque, sem ele o gestor não consegue prever a demanda das mercadorias e a loja fica sem o suprimento dos produtos.

A falta de organização das gôndolas são um segundo fator decisivo! Sem saber a posição certa de cada produto e sem manter a precificação adequada de cada um fica impossível manter uma linha que não prejudique o seu negócio.  

Por fim, a má gestão de compras também é um grande ponto a ser considerado se você quer evitar a ruptura no estoque. Sem um bom gerenciamento nesse setor, os produtos podem faltar no estoque e consequentemente no ponto de vendas. 

Parecem pontos muito simples mas se não observados com afinco ao longo do mês são pontos fortes para levar o seu empreendimento ao abismo. 

Nós trouxemos alguns dados para que você tenha um pouco da dimensão do prejuízo que a ruptura de estoque pode trazer para o seu estabelecimento, acompanhe: 

  • 70% das compras são decididas pelo cliente em frente à gôndola;
  • 20% substituem o produto usual por algum de outra marca com margem menor, uma vez que não conhecem a qualidade desse outro produto;
  • 17% adiam a compra.

Viu só como pode ser prejudicial? Agora que você conhece a causa e consequência desse fator nós iremos te dar algumas dicas importantíssimas de como evitar essa dor de cabeça que pode ser a ruptura de estoque.

4 passos simples para evitar a ruptura de estoque

Identifique as causas

Não perca mais dinheiro, esteja atento! Garanta uma boa gestão de estoque e uma correta análise das variáveis que influenciam os bons e os maus resultados.

 Identificar o que está acontecendo é fundamental para então planejar e executar as ações que irão reduzir ou erradicar essa problemática na sua empresa. 

Capacite os seus colaboradores 

De nada adiantará um sistema de gestão se os colaboradores não fazem ideia do que fazer com ele ou não entendem o processo. Invista na capacitação técnica da sua equipe. Ter processos e sistemas ideais mas não possuir pessoas prontamente capazes de manusear não colocará um fim na situação. 

Invista em um sistema 

Possua um ERP (Sistema Integrado de Gestão), invista em uma ferramenta clara que proporcionam análises reais e práticas. Não aceite qualquer sistema, aposte em operadores de experiências exclusivas, tecnológicas e simplificadoras.

Lembre-se que investir em um bom sistema integrado não será útil apenas para evitar rupturas de estoque, mas também para manter sua empresa sempre em pleno alinhamento fiscal, estrutural, em níveis de planejamento e documentação de dados. É essencial!

Se você possui mais de um estabelecimento opte pelo mesmo sistema, para uma otimização do seu tempo. Ágil, seguro e que controle todos os estágios, da compra até a frente de caixa, são características que você precisa prezar.

Conheça os seus produtos e clientes 

Não permita com que o seu cliente fique frustrado. A frustração do cliente é um grande rival da sua empresa por isso, entenda o contexto social de compra do seu público.

Sem uma ciência sobre aquilo que é importante ou não pros seus clientes você não consegue planejar ações decisivas que deixarão a ruptura de estoque longe do seu estabelecimento.

Além disso, conheça os seus produtos e marcas. Um bom empreendedor conhece aquilo que oferece para evitar qualquer contratempo. Saiba sempre quais os produtos tem mais saída, em quais épocas do ano e o motivo. Isso será um diferencial e tanto!

Seus fornecedores também devem estar na sua lista de informações importantes. Conhecendo a rotina, os hábitos e possíveis defeitos de cada um fica mais simples evitar certos imprevistos relacionados à entrega de mercadorias. 

Agora sim, você está munido de todas as informações necessárias para evitar uma ruptura de estoque dentro do seu estabelecimento. Esperamos que tenha gostado! 

Frequentemente postamos mais dicas e conteúdos para a saúde do seu negócio, fique de olho em nosso blog para não perder nenhum conteúdo! Leia também nosso e-book, reposição de estoque inteligente, e continue aprendendo a transformar a realidade do seu negócio com a ATS!