O setor de alimentos é um dos mais seguros de todo o mercado, afinal, todo consumidor precisa comprar comida constantemente. O setor de hortifruti, legumes, frutas e verduras (também chamado de FLV) tem ótimas performances com custos reduzidos em estrutura . Se você está buscando como montar um hortifruti ou mesmo como montar uma mercearia com FLV, confira as dicas especiais que preparamos!
O que você precisa saber para montar um hortifruti
A margem de lucro de frutas e verduras é muito relativa, pois alimentos sazonais e perecíveis, como esses, mudam conforme a estação, a oferta e o modo de produção, como os orgânicos, que têm alta demanda, mas menor taxa de lucro e maior risco.
Mesmo assim, a procura por FLVs, especialmente orgânicos, mostra uma mudança nos hábitos alimentares dos consumidores, o que reforça a viabilidade de abrir um hortifruti, que geralmente tem uma margem de lucro maior do que os mercados.
Mercados grandes oferecem preços fixos e mais baixos, mas não têm o mesmo controle de qualidade em frutas e verduras que empresas focadas nesses produtos.
Isso fideliza o público de quitandas e hortifrutis, uma tendência que pode ser bem explorada por quem planeja abrir seu próprio negócio
4 passos para um hortifruti de sucesso
Comida fresca, variada e de procedência. É isso que a maioria dos consumidores busca e eles estão dispostos a pagar mais por isso. Enquanto mercados não conseguem controlar bem a qualidade, a prevenção de perdas e o desperdício de alimentos, você pode ter tudo isso organizado, e o diferencial começa aí
1 – Busque e valorize os fornecedores de hortifrutis
Para abrir um hortifruti de sucesso, você precisa fazer uma grande pesquisa de fornecedores. Toda cidade tem ótimas produções familiares e distribuidoras, que muitas vezes produzem orgânicos e praticam valores acessíveis.
Dê prioridade para esse tipo de fornecedor, mas sem perder de vista aqueles itens que têm uma saída grande e constante. Para isso é importante fazer uma boa pesquisa de mercado que identifique a concorrência ao redor, seus preços e itens mais vendidos, assim você começa com alguma segurança até ir definindo melhor suas especialidades e tipos de fornecedores.
Crie uma boa relação com seus fornecedores e se antecipe com os pedidos – dessa forma você pode ir comprando aos poucos para evitar perdas e ir descobrindo quais produtos têm maior rentabilidade. Manter as prateleiras sempre atualizadas causa uma ótima impressão de fartura sem que você precise correr grandes riscos com perdas.
2 – Aposte no ganho para si e para o consumidor
Como as margens do comércio de frutas e legumes varia muito e a perda pode ser grande, é preciso agir estrategicamente e com criatividade. Não tenha receio de negociar, oferecer alguns descontos e arredondar algumas vendas para baixo, afinal, a melhor solução é sempre vender.
Por ter uma procura constante dos consumidores, cultivar essa relação de ganha-ganha no médio-longo prazo vai ser bastante positiva para sua reputação. E, se você trabalha em bairros menores, sua reputação vale muito!
Seja gentil com o público, evite ao máximo os desperdícios, fazendo bons descontos e campanhas promocionais. O desperdício é um problema comum no ramo e quanto menos você desperdiçar, mais positivo é o indicador da condução do seu negócio.
Para aumentar o acesso dos clientes, apostar em uma grande variedade de métodos de pagamento é outra garantia de que você fidelize cada vez mais clientes. Além disso, é mais que essencial ter um sistema de gestão especializado em hortifrutis, visto que a automação não só evita desperdícios, mas também garante o pleno controle sobre o seu negócio.
3 – Invista na estrutura do negócio do seu hortifrutis
Um dos temas decorativos mais legais, sustentáveis e baratos é o tema rústico. Em alguns ramos ele acaba fazendo pouco sentido, mas no comércio de frutas e legumes ele tem simplesmente tudo a ver!
As gôndolas no estilo caixotes de madeiras, por exemplo, são baratas e garantem a decoração do seu negócio, pois além de dar um charme, são totalmente funcionais para transportar, receber e guardar.
Além do estilo rústico, um estilo sustentável é outra chave para criar uma identidade cheia de tradição e confiabilidade. E para dar ainda mais credibilidade nessa identidade, ofereça ecobags ao invés de sacolas plásticas – incentive a reciclagem. Você pode até transformar seu empreendimento em um ponto de reciclagem de óleo de cozinha, pilhas e outros tipos de descartes especiais.
O menos é mais em muitos dos casos, mas quando a coisa se refere ao acondicionamento, é essencial climatizar o ambiente e escolher uma boa posição para proteger seus produtos do sol e do calor excessivo.
4 – Tenha um controle impecável do estoque e do caixa
O controle financeiro é essencial em qualquer negócio. Gerir estoque, perdas e custos, assim como ter análise constante e rigorosa da entrada e saída de mercadorias é primordial para seu hortifruti, mesmo no início.
Como seus produtos geralmente são vendidos por peso, o controle se torna mais delicado. Medir o sucesso de vendas não depende apenas do dinheiro arrecadado, mas da constância.
Também é fundamental medir o lucro de cada produto em diferentes épocas do ano. Ou seja, um controle diversificado e personalizável é vital para o seu negócio.
Somente um sistema de gestão integrado e especializado em hortifrutis permite armazenar e analisar dados e variáveis de forma objetiva e estratégica, integrando desde o recebimento até o fechamento de caixa.
Esse sistema será essencial para criar um modelo cada vez mais alinhado ao público e proporcionar segurança para novos investimentos
O blog da ATS é um ambiente voltado para quem quer empreender com qualidade, segurança e performance e aqui você encontra uma série de dicas valiosas para ganhar cada dia mais experiência com seu negócio! Até a próxima!