Análise de ambiente: aprenda a fazer e implemente em seu negócio

As modificações sociais e tecnológicas têm de ser consideradas quando falamos do sucesso e insucesso de um negócio, certo? É justamente esta a função da análise de ambiente.

É absolutamente indispensável que seu negócio seja idealizado em harmonia com os fatores internos e externos do mercado empresarial, e pensando nisso a ATS Informática vem te mostrar como uma análise pormenorizada e um planejamento estratégico podem te auxiliar nesta empreitada.

Aprenda conosco alguns mecanismos para alavancar seu negócio desde o dia 1, continuando a leitura!

Afinal, o que é análise de ambiente de uma empresa?

dois homens trabalhando na análise de ambiente de uma empresa

O processo de identificação de características do ambiente externo e interno empresarial e como elas se relacionam entre si e influenciam seu negócio é conhecido como análise de ambiente.

E para isso, a análise de ambiente poderá – e deverá – contar com ferramentas de gestão como a matriz SWOT, que auxilia na análise do cenário negocial. No Brasil essa sigla em inglês é traduzida para o acrônimo FOFA ou FFOA.

A atuação de todas as empresas cumpre, no mínimo, dois tipos de missões:

  1. uma voltada àquilo que é extrínseco ao negócio, como a movimentação econômica do país e booms mercadológicos de diferentes setores;
  2. e aquelas características que são diretamente provenientes do desenvolvimento da própria atividade empresarial, como a aferição de lucros e a capacidade de bater metas pré-definidas.

Os impactos de ambas as maneiras de comportamentos dos ambientes externos e internos inerentes à conjectura empresarial são baseados e definidos por meio de uma avaliação de todos os ambientes em que um negócio poderá se inserir e gerar algum tipo de consequência, seja de forma real e corrente, futuras ou presumíveis.

Identificar todos os fatores que podem afetar seu negócio é função de um gestor de qualidade, que não definirá as metas da empresa de maneira infundada, mas sim traçará um planejamento preventivo no de contingência a partir da análise pormenorizada dos contextos verificados.

Por exemplo, os impactos da pandemia na economia são um dos fatores a se levar em conta quando falamos de plano de contingência mercadológica. Neste caso, ferramentas de gestão devem ser utilizada. Que tal conhecer mais sobre a matriz SWOT?

E o que vem a ser análise SWOT?

A análise SWOT é um instrumento – e também mecanismo – utilizado para aferir graus de competitividade de um negócio frente à concorrência, já que sua finalidade é identificar os pontos fortes e fracos de uma empresa e auxiliá-la a melhor se colocar negocialmente.

O termo SWOT, em inglês, é a abreviação de: Strengths (forças), Weaknesses (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Em português a sigla fica FFOA ou FOFA.

Este instrumento de planejamento estratégico foi criado entre 1960 e 1970 na Universidade de Stanford pelo professor Albert Humphfrey. Para entender como ela direciona a análise de ambiente, é importante saber o que cada quadrante da matriz significa.

Pessoa segurando livro que exemplifica a sigla SWOT

Quadrante Strengths ou Força

Este quadrante tem como propósito avaliar o ambiente interno de uma empresa e definir quais são os pontos positivos advindos da atuação negocial naquele momento. Investiga-se a fundo qual a parte mais forte do seu negócio.

Algumas perguntas podem direcionar essa avaliação, sendo elas:

  • qual a parte mais forte e significativa da atuação interna da sua empresa?
  • os processos, atividades e mecanismos empresariais adequados estão funcionado? Quais são eles?
  • quais os melhores produtos ou serviços que a empresa tem a oferecer?
  • e os melhores recursos que a empresa possui para o desenvolvimento da atividade, quais são?
  • qual a maior, ou as maiores, vantagens competitivas do seu negócio?

Quadrante Weaknesses ou Fraquezas

Este quadrante também se pauta na análise do cenário interno da empresa, mas ao contrário das forças, nesse você terá que identificar as fraquezas ligadas ao desenvolvimento negocial e controle organizacional da sua empresa.

  • quais pontos atrapalham sua empresa?
  • os colaboradores da sua empresa realmente são capacitados para o exercícios de sua função?
  • suas matérias primas são de qualidade?
  • os processos de produção e distribuição de mercadorias e serviços são confiáveis?
  • você realmente conhece sua concorrência?

Quadrante Opportunities ou Oportunidades

Aqui, diferentemente dos dois quadrantes acima, o ambiente externo é analisado, bem como suas influências na atuação da empresa. A oportunidade tem ligação com a possibilidade de crescimento empresarial tanto com aberturas de novos polos, como contratação ou capacitação avançada de colaboradores, considerando ainda os avanços tecnológicos que podem otimizar seu negócio.

Tenha as seguintes perguntas em mão:

  • é possível alavancar a produção? E as vendas?
  • sua logística empresarial suporta crescimento?
  • é possível trabalhar com reduções de custos em algum setor?
  • e investimentos em outros setores, é viável?
  • novos negócios estão no seu campo de visão? É aplicável a sua empresa?

Quadrante Threats ou Ameaças

Este é um quadrante essencial, haja vista que o controle da empresa engloba possíveis ou reais prejuízos advindos das desvantagens competitivas percebidas. Se uma grande empresa entrou no mesmo segmento de negócio que o seu, ou uma nova legislação fora promulgada, e aí?

  • a variação cambial por conta disso irá prejudicar o seu capital?
  • você ainda tem acesso às matérias primas indispensáveis à sua atividade empresarial?
  • a nova legislação ou regulamentação afeta seu negócio? É possível adaptar em perder margem de contribuição?

Como fazer uma eficiente análise de ambiente?

Partindo dos 4 quadrantes acima expostos, é necessário, em um primeiro momento, identificar as características de cada um de acordo com sua empresa e, assim, fazer uma cruzamento de quadrantes . Não entendeu? Aqui vão alguns exemplos de cruzamentos que podem ser o seu ponto de partida:

  • Forças versus Oportunidades: as vantagens tecnológicas possuídas por sua empresa propiciam o desenvolvimento de produtos ou serviços inovadores?
  • Forças versus Ameaças: preços competitivos vão, de fato, alavancar sua empresa em relação as outros existentes no mesmo segmento?
  • Fraquezas versus Oportunidades: se sua empresa apresenta dificuldade em ter acesso às matérias primas indispensáveis ao seu negócio, é possível falar, neste momento, em expansão? Seu cliente ficará satisfeito?
  • Fraquezas versus Ameaças: a qualificação de seus colaboradores é suficiente para o padrão do mercado? Preciso de novos treinamentos?

Pessoa fazendo a análise de resultados em planilha

Ser prático e ter o pé no chão é sempre indicado no momento da definição de estratégias palpáveis e inciativas práticas para alcançar resultados, ok? Para voar alto, antes é preciso aprender a bater as asas.

Tente aplicar a análise de ambiente acima disposta por estas frentes:

  1. defina quais são suas forças;
  2. identifique as fraquezas da atividade empresarial;
  3. faça uma listagem das oportunidades viáveis à sua empresa;
  4. tenha ciência das ameaças;
  5. documente todo o processo de análise, quadrante por quadrante;
  6. faça o cruzamento de fatores e anote os resultados;

Esse é um bom começo quando se trata de definir estratégias empresariais voltadas à expansão ou tão somente análise da situação da negócio.

No caso da análise destes parâmetros, ter um sistema de gestão empresarial vai te auxiliar, e muito! Isso porque esse tipo de software poderá dar insumos, com dados confiáveis, para a definição de cada um dos pontos do quadrante.

Vantagens e desvantagens de uma análise pela metodologia SWOT

Sem muitas delongas, é preciso ter em mente que, como qualquer ferramenta ou mecanismo, as vantagens e desvantagens devem ser consideradas. Além disso, é igualmente importante ter ciência de que esta análise é tão somente sobre a atuação da empresa no campo dos negócios, e não dos indivíduos que a formam.

As vantagens da análise de ambiente se desembocam principalmente na simplicidade, facilidade, praticidade e flexibilidade de ser realizada, e até para traçar metas.

Infelizmente, se não realizada com seriedade e observação pormenorizada de todos os quadrantes em toda a atuação empresarial a análise poderá resultar em metas superficiais e demasiadamente subjetivas à visão daquele gestor. Apenas o conhecimento de pontos fortes, fracos, etc., pode não ser suficiente para montar um plano de ação eficiente.

Use a análise SWOT como pontapé inicial para seu plano negocial, mas se aperfeiçoe sua mobilidade empresarial com frequência.

É bem possível que por meio dos conceitos e metodologias exemplificadas acima você consiga adequar as forças e fraquezas da sua atividade empresarial frente as oportunidades e ameaças mercadológicas. Mas e então, está pensando em analisar sua empresa por meio da matriz SWOT? Nos conte! Esperamos que esse texto tenha sido útil para você nesse quesito!