Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Indicadores de desempenho: entenda e aplique esse conceito!

Tempo de leitura: 4 minutos Os indicadores de desempenho fazem parte de uma estratégia importante tanto para o setor de gestão de uma empresa quanto os demais. Eles são uma […]
Indicadores de desempenho: entenda e aplique esse conceito!
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

Os indicadores de desempenho fazem parte de uma estratégia importante tanto para o setor de gestão de uma empresa quanto os demais. Eles são uma forma de entender o que está acontecendo em cada área de um negócio. Só esse fator já os tornam essenciais para alcançar resultados cada vez maiores.

Nesse post trataremos sobre o que são esses indicadores, quais são seus tipos e como eles podem ajudar a produção e as finanças de seu empreendimento.

A ATS Informática tem as melhores dicas sobre o mundo dos negócios. Confira também o texto Sistema de Gestão Empresarial: o que é e como escolher? e descubra outra ferramenta que deve usar!

Então, o que são os indicadores de desempenho?

Simplificadamente, eles agrupam todos os números coletados em um período e tornam possível entender o que eles dizem sobre a produtividade e finanças de uma marca. Afinal, não seria prático precisar avaliar cada resultado e tentar deduzir se o saldo geral das operações é positivo ou não, certo?

Texto explicativo sobre indicadores e gráfico de pizza 3D.

Também conhecido como KPI (Key Performance Indicator), é um conceito que se refere a percentuais que mensuram e expõem os resultados de um empreendimento. Esses indicadores mostram o sucesso de diferentes setores e números ligados aos produtos dos processos realizados.

Essas métricas são uma ferramenta muito versátil, pois, além de oferecerem números concretos sobre a produção e resultados, permitem que a gestão estabeleça novas estratégias. Isso porque os dados trazidos pelos indicadores acabam mostrando o que está dando certo e o que está errado.

Eles servem como guia para os planos de curto, médio e longo prazo de um empreendimento. Com eles, também, é possível analisar o comportamento do público e aprender como atingi-lo de forma mais eficaz. Dá para entender porque falamos que essa mensuração de desempenho é tão essencial, não é?

Há um grande número de KPI’s possíveis de ser usados, isso faz com que essa ferramenta seja útil para todo tipo de negócio – basta saber escolher corretamente qual analisar. Para saber quais os tipos existentes e alguns dos principais indicadores, continue com a gente!

Quais os tipos de indicadores de desempenho?

Como falamos, são vários as métricas possíveis de conquistar a partir dos dados coletados diariamente e elas podem gerar análises das mais distintas. Para facilitar a compressão sobre o que cada uma se refere, os KPI’s são divididos em grupos mais abrangentes. Saiba quais são:

  • Indicadores de qualidade: mostram as dificuldades durante a produção como, por exemplo, a quantidade de material perdido ou tempo gasto com problemas técnicos de um software;
  • Indicadores de capacidade: metrificam o volume que é possível produzir durante um determinado tempo, ou a capacidade de resposta a uma demanda;
  • Indicadores de produtividade: fazem uma análise entre os recursos disponíveis para um setor – seja capital humano ou tecnológico – e todas as entregas obtidas a partir deles;
  • Indicadores estratégicos: mostram numericamente comparativos entre os resultados obtidos, indicam as áreas com perdas ou melhorias. Funcionam para melhorar a entrega e relação com cliente, mas também com a equipe.

Todos esses indicadores podem ser importantes para sua empresa, o que leva alguns a terem mais destaque é a intenção da análise. Afinal, buscamos entender esses números para poder realização uma ação, certo? A grande questão é saber o que levar em conta para atingir determinado objetivo.

A gestão inteligente é outra ferramenta que pode ajudar – especialmente se a meta for aumento de conversão – , falamos tudo sobre ela em um post sobre ERP!

Conheça os principais KPI’s para te ajudar

Existem diferentes indicadores de desempenho relevantes, variando conforme o setor ou tipo de empresa. Por exemplo, para uma indústria os números sobre peças defeituosas é de suma importância, pois impacta no caixa. Já para e-commerces, o custo de aquisição por lead é essencial. Ainda assim, podemos citar 5 indicadores que podem ser usados em quase todos os casos. Saiba quais são!

Tópicos sobre tipos de KPI e desenho vetorial com cubos empilhados e engrenagens.

Indicador

O que é

Lucratividade

Uma relação entre lucro pelo faturamento que permite analisar de forma mais concreta as finanças, facilitando saber se a empresa está com tudo sobre controle ou se os custos estão muito altos;
Taxa de vendas conquistadas Compara visitas ou leads com o número de transações realizadas, entendendo qual a porcentagem de finalizações alcançadas, permitindo compreender qual etapa do funil de conversão precisa cuidar;
Ticket médio Feito para entender o perfil de compra do seu cliente, analisa qual o valor faturado pelo número de pedidos. Isso permite compreender seu público, preferências e poder aquisitivo;
Serviço de entregas Entender se os prazos são respeitados, a satisfação dos clientes sobre esse serviço e analisar se o processo de seus suprimentos funciona como deveria (ou onde pode melhorar);
Turnover

Análise dos processos internos, baseia-se no tempo de permanência da equipe e o número de saídas. Essencial para entender como ofertar um ambiente positivo que leve a uma maior produtividade.

Todos esses números e percentuais fazem uma grande diferença para negócios de sucesso, pois permitem uma visão geral dos principais pontos de uma marca. Não se esqueça de sempre ter um olhar atento às questões internas e satisfação da equipe, elas interferem diretamente em seus resultados. Confira nosso post Análise de Ambiente e saiba mais!

Vantagens de usar os indicadores de desempenho

Se ainda não se convenceu que deve aplicar essa ferramenta no gerenciamento de sua empresa, conheça outras vantagens da análise dos KPI’s:

  • Facilidade na hora de tomar decisões;
  • Melhor direcionamento de estratégias;
  • Compreensão mais assertiva sobre os resultados;
  • Visão mais exata sobre o histórico da empresa;
  • Dados reunidos e organizados de forma otimizada.

Esses benefícios permitirão alcançar as metas ainda maiores de conversão, levando seu negócio a um novo patamar de sucesso. Conte com um sistema de gestão integrada para conseguir de forma mais rápida e precisa os dados necessários para formar os KPI’s que sua equipe irá usar.

O que achou sobre os indicadores de desempenho? O blog da ATS tem os melhores conteúdos para te ajudar a gerir seu empreendimento. Confira nossas publicações e veja dicas, ferramentas e novidades sobre o mundo empresarial!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?