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Congresso InfoVarejo CDL/BH 2020: assista e confira tudo o que aconteceu

Tempo de leitura: 3 minutos O Congresso InfoVarejo CDL/BH 2020 ocorreu mesmo diante da pandemia e reuniu congressistas de mais de 300 cidades. O evento que inicialmente seria presencial aconteceu […]
Congresso InfoVarejo CDL/BH 2020: assista e confira tudo o que aconteceu
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 3 minutos

O Congresso InfoVarejo CDL/BH 2020 ocorreu mesmo diante da pandemia e reuniu congressistas de mais de 300 cidades. O evento que inicialmente seria presencial aconteceu online e contou com a mediação do presidente da ATS Informática, Geovanne Teles, Gabriel Junqueira, editor do InfoVarejo e Nanete, diretor e sócio da Nerus.

Um dos setores mais prejudicados diante da pandemia foi sem dúvidas o mercado do varejo, que entre decretos e restrições, permaneceram fechados, em algumas localidades,  durante mais de 120 dias, não necessariamente contínuos. Focar nos problemas e não priorizar a solução não era uma opção para os organizadores do evento que buscaram tomar todas as medidas para minimizar esse impacto, especialmente entre negócios de pequeno e médio porte.

Pensando nisso, o Congresso foi transmitido em 3 painéis com diversos assuntos relacionados à vendas e ferramentas digitais para ajudar nesse processo. Confira abaixo um resumo de tudo que o que aconteceu:

1º Painel – Novo comportamento de compra e as oportunidades para o varejo 

Os produtores locais continuam sendo os que mais sofrem as consequências desse momento de crise, isso porque com cada vez mais possibilidades de compra por meio da tecnologia, valorizar um produto um pouco mais “caro” ou que ainda não tenha se adaptado aos novos tempos para ser fornecido com praticidade, se torna complexo. Os hábitos de consumo vem mudando muito mais rápido do que o considerado “normal” antes da pandemia, pois assim como a tecnologia muda, as necessidades das pessoas diante de uma nova realidade também se transformam.

Ainda não é possível ter critérios exatos sobre as necessidades desse possível consumidor pós pandemia, da mesma forma que lojistas que não comercializavam na internet e sentiram a necessidade e de certa forma a “obrigação” de adaptações, muitas mudanças ainda estão por vir. Fato é que as empresas precisarão oferecer uma experiência muito mais voltada para o emocional dos clientes que antes, já que esse consumidor além de estar com muito mais receio em relação à compras, também está mais sensibilizado com o momento o que faz que ele se torne naturalmente mais seletivo. Então, se faz necessário pensar: em que área você pode inovar a fim de conquistar e fidelizar o seu público? Confira aqui algumas ações que já começar aplicar isso no seu negócio.

Pensando no pós pandemia, as estratégias precisam ser alinhadas a fim de aproveitar melhor o momento de reabertura das lojas físicas, afinal, por que comprar em uma loja física após se acostumar com o conforto e praticidade do comércio online? Qual a diferença entre Shopper e Consumidor? 

 

2º Painel – Como apostar no marketing para atrair novamente seu público ideal

Não se enganem, o atendimento humanizado continuará em alta durante muito tempo, afinal, máquinas não oferecem personalização e afeto que só um vendedor habilidoso e comprometido com seu trabalho pode oferecer. O digital apenas facilitou o processo, mas é o meio, não a solução. O trabalho continua, e diante da concorrência, precisa ser cada vez melhor.A pandemia apenas acelerou um processo que iria acontecer de qualquer forma daqui há alguns anos. 

Nesse momento, a mudança de chave precisa partir da mente do empresário que não pode mais ter um comportamento passivo e esperar o cliente vir até ele. Agora, ele precisa gerar valor para esse cliente sentir a necessidade de consumir dele e não da concorrência. Apostar no marketing de conteúdo é o começo de uma boa estratégia para se destacar no mercado digital. Separamos nesse artigo algumas ações que podem ser feitas para isso. 

 

3º Painel – Aposte no simples e venda online

O cliente continua sendo o fator mais importante da venda, portanto, investir na fidelização desse cliente continua sendo importante no comércio online. Tenha em mente dois números:

74% dos consumidores no Brasil preferem a modalidade online em relação às compras realizadas em lojas físicas. 70% dos consumidores pretendem continuar comprando online, mantendo o hábito pós pandemia. O que esses números querem dizer? Não há como não estar no e-commerce. Se você não adaptar o seu negócio, vai ficar pra trás. 

Existem ferramentas compatíveis para todos os tipos de negócios, do pequeno ao grande empresário, o que interessa é o empenho em garantir a satisfação dos clientes que estão cada vez mais exigentes. 

São muitas transformações que já estão acontecendo no mundo todo. Exigirá grandes adaptações e mudanças de pensamento! Acompanhe nossas atualizações no Blog, sobre gestão, tendências, negócios e oportunidades de desenvolver sua empresa e ficar por dentro de tudo que acontece no varejo!

 

 

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