Os processos de auditoria interna já tiveram uma conotação muito negativa no meio empresarial. Antes, ela era vista como uma prática dedicada apenas à inspeção, sob uma perspectiva punitiva, já que muitos funcionários não enxergavam os benefícios e melhorias que esta trazia para o funcionamento de uma organização.
Apesar de ter ganhado mais espaço nos últimos anos, ainda há muitas dúvidas referentes ao conceito, práticas e funcionalidades da auditoria interna. Pensando nisso, elaboramos um conteúdo com informações completas sobre o assunto para você tirar suas dúvidas e, a partir disso, conseguir fazer da maneira correta.
Continue lendo e entenda o que é auditoria interna, sua importância, vantagens, aplicações e um mini guia para realização correta da auditoria.
Auditoria interna é o nome dado ao conjunto de atividades de gestão sobre controles internos de uma empresa. De maneira geral, os objetivos da auditoria interna são referentes ao alcance das metas por parte das instituições. Mas, apesar dessa breve descrição, há muitos aspectos relacionados ao ato de auditar.
A falta de planejamento das atividades de uma empresa é uma prática, infelizmente, comum a muitos empreendimentos, trazendo como consequência uma série de inoportunos que colaboram para perdas orçamentais significativas. Os planejamentos devem ser feitos tanto internamente quanto em ações externas e é dessa forma que a auditoria funciona: a fim de controlar as atividades e condutas internas, buscando um crescimento exponencial e constante.
Um bom trabalho de auditoria corrobora diretamente nos processos administrativos de um negócio, a partir de um plano de ação com atividades estruturadas. Dentre essas atividades, podemos mencionar:
A auditoria interna faz parte das etapas de uma boa e devida gestão fiscal e tributária. Inclusive, já fizemos uma publicação destinada somente sobre a importância das gestões fiscais para um empreendimento. Por que não faz a leitura desse conteúdo também?
Para além das vantagens já mencionadas, podemos destacar a importância da auditoria interna em 4 pontos principais:
O gerenciamento de riscos ou gestão de riscos é uma abordagem estruturada e coordenada dentro da administração da empresa que visa identificar, quantificar, responder e monitorar as consequências de potenciais eventos. Implementado pela administração, o gerenciamento de riscos é avaliado pelos auditores internos em relação a sua eficácia e eficiência. O gerenciamento de riscos fornece uma abordagem ampla que afeta a criação ou a preservação do valor da organização.
Esse gerenciamento é definido como um processo, efetuado pelo conselho de administração, gestão e outro setor de uma entidade designado a identificar possíveis eventualidades que possam afetar a empresa, averiguando se tal problema se encontra na gestão de riscos em níveis dentro do aceitável. Todos esses aspectos dão, como consequência, maior segurança e previsibilidade quanto à realização dos objetivos da empresa.
O melhor uso das habilidades e experiências para uma avaliação mais eficaz de controle interno, bem como a investigação de casos especiais, exige a execução do trabalho em equipe como forma de melhorar procedimentos, apresentação de propostas, análise e comunicação mais precisa e sintonizada.
Dessa forma, o auditor interno é peça fundamental para a harmonia de processos dentro da empresa. É da auditoria que sairá a segurança de um passo a ser dado.
É necessário que os profissionais auditores possuam ferramentas de gestão do conhecimento. Além de competências como estatística, controle estatístico de processo (SPC), benchmarking, pensamento sistêmico e tantos outros.
Todos esses conhecimentos e competências garantem o objetivo de identificar as melhores práticas e procedimentos para fins de análise e posterior implementação, bem como é muito interessante para efeitos de adaptação de métodos ou procedimentos aplicados por outras auditorias.
A auditoria não pode deixar de realizar todos os dias as mais precisas análises de qualidade, de custos, produtividade e prazos. Portanto, auditorias são realizadas com a melhor utilização dos recursos, especialmente se considerarmos que as atividades de auditoria interna não têm valor acrescentado para o cliente externo.
Isso requer o uso dos recursos da forma mais eficiente possível, melhorando de forma contínua os níveis de desempenho. Os controles devem se concentrar em questões ou elementos significativos, visando sempre o impacto crescente sobre a organização.
Definitivamente constatamos que a prática de auditoria interna é um quesito de segurança a mais, resguardando sua empresa e seu cliente, evitando transtornos e até mesmo a perda de lucros. Agora que você conhece um pouco mais sobre a auditoria, deixe seu comentário na página contando o que você achou desse recurso administrativo e seus benefícios.
Quer saber mais sobre contabilidade digital? Veja nossa publicação: “Aprenda a aplicar a contabilidade digital na prática da maneira certa”
Agora que você sabe como funciona e qual é a importância da auditoria interna, é hora de entendermos como fazer uma auditoria dessas da maneira certa. Para isso, é necessário seguir algumas simples – e importantes – etapas:
Os relatórios são, talvez, a principal etapa dentro de uma auditoria interna. Ali serão encontrados os principais problemas, possíveis consequências e oportunidades de melhoria. Além disso, com os relatórios da auditoria interna é possível compreender quais os próximos passos a serem tomados.
A Auditoria Interna é um dos processos de gestão fiscal essencial para todos os empreendimentos e, agora que você sabe o que é e a melhor maneira para fazer, é o momento de colocar em prática.
Gostou das nossas dicas? Veja também nossa outra publicação sobre gestão: “Sistema de Gestão Empresarial: aprenda a escolher“.
Estou totalmente envolvido com a gestão da qualidade de uma empresa, obrigado pelos tópicos.