Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Antecipação de recebíveis: definição e como fazer em seu negócio

Tempo de leitura: 4 minutos É natural que urgências surjam diariamente em seu empreendimento, e nem sempre o dinheiro em caixa basta para solucionar problemas relacionados a dívidas de fornecedores […]
Antecipação de recebíveis: definição e como fazer em seu negócio
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

É natural que urgências surjam diariamente em seu empreendimento, e nem sempre o dinheiro em caixa basta para solucionar problemas relacionados a dívidas de fornecedores e afins.

Nesses momentos, soluções como a antecipação de recebíveis podem te poupar de cair no cheque especial, sendo a solução para o pagamento das contas mais básicas do empreendimento. Saiba mais a seguir!

Afinal, o que é antecipação de recebíveis?

Em suma, a antecipação de recebíveis consiste em uma modalidade de empréstimo que muitas instituições financeiras concedem a empreendedores que operam com máquinas de cartão de crédito.

Quando você faz uma venda parcelada pelo cartão de crédito, aquela venda é captada pela adquirente de sua máquina de cartão, que faz sua autenticação com a bandeira do cartão do cliente.

Depois do processo de autenticação, você ganha o direito a receber as parcelas do valor em questão.

A maior parte das vendas parceladas não garantem um recebimento instantâneo e, apesar de facilitar nas vendas, essa condição pode causar alguns problemas de ruptura na receita, o que pode ser problemático na hora de pagar fornecedores, que muitas vezes não aceitam parcelamento.

Percebendo esse problema no cotidiano de lojistas que precisam se antecipar aos riscos de vender online e presencialmente por meio do cartão de crédito, as instituições financeiras criaram a possibilidade da antecipação de recebíveis.

Como funciona a antecipação de recebíveis

Ao vender parcelado, você detém o direito de um recebível assim que o dono do cartão fizer seu pagamento mensal da parcela.

Apesar de não ser necessariamente dinheiro, esse recebível tem algum valor, que pode ser manejado por bancos, por exemplo. Sendo assim, o banco aceita fazer um empréstimo e receber como garantia os tais direitos de recebíveis que você possui.

Para fazer esse adiantamento você precisa:

  • Fazer um cadastro na instituição que escolheu para solicitar a antecipação de recebíveis;
  • Levantar o conjunto de documentos exigidos pela instituição, que muitas vezes envolve comprovantes de sua atividade comercial e documentos da pessoa jurídica;
  • Fazer o levantamento das notas dos produtos ou serviços, seus códigos e datas para cadastrá-los;
  • Depois de analisados tanto os dados do empreendimento quanto dos recebíveis, você pode informar os dados da conta para receber o valor.

Vale a pena realizar uma antecipação de recebíveis?

Levando em conta que se trata de uma modalidade de empréstimo, o fato de contar com um ativo financeiro garantidor diminui as taxas tradicionais que são cobradas sobre o cheque especial e outras modalidades de empréstimos que empreendedores ocasionalmente se veem obrigados a acessar.

É fundamental consultar todos os detalhes, taxas e impostos que são cobrados sobre a operação para entender a viabilidade de fazer sua antecipação.

No geral, as instituições financeiras buscam facilitar esse tipo de crédito, cobrando taxas menores e diminuindo a burocracia, mas qualquer crédito a ser contratado deve ser analisado com cautela.

Os riscos da antecipação de recebíveis

Existe um risco importante relacionado à contração de empréstimos via antecipação: você está assumindo a inadimplência do dono do cartão em muitas das ocasiões, correndo o risco de se responsabilizar pela restituição do valor com juros.

Apesar de a maioria das pessoas manter em dia o pagamento de seus cartões de crédito para evitar as enormes taxas praticadas, esse é um risco que se corre ao fazer tal empréstimo.

Outro risco é acabar transformando a antecipação de recebíveis em um recurso constante na hora de gerar capital de giro, o que é a receita para entrar em uma grande bola de neve.

Apesar dos juros menores e da facilidade, riscos de inadimplência podem criar um efeito em cadeia se você tem muitos empréstimos a resposta antecipação de recebíveis acumulados.

Como otimizar sua relação com a antecipação de recebíveis

O primeiro e mais importante passo para ter organização com seus recebíveis é contar com uma boa organização de recebíveis, utilizando um sistema TEF ou escolhendo uma boa máquina PoS.

Tenha um gateway de pagamentos caso esteja vendendo online, assim você mantém unificação e segurança das suas vendas em todas as plataformas.

Contrate um sistema ERP de qualidade em seu empreendimento, assim você consegue centralizar todos os dados e ter um controle rigoroso, podendo fazer checagens e manter uma boa relação dos vencimentos e solicitações, diminuindo os erros na hora de controlar recebíveis.

Um bom sistema de gestão integrada também pode ser responsável em auxiliar na organização, economia e aumento na produtividade, fatores que podem te poupar de cair na necessidade de contrair empréstimos.

Com a ATS Informática você encontra um conjunto de soluções de gestão para otimizar a rotina de seu empreendimento.

E aqui em nosso blog você acompanha diversas dicas para utilizar de forma efetiva as tecnologias de gestão no seu empreendimento. Então navegue pelo nosso site, assine a nossa newsletter e receba os melhores conteúdos de gestão empresarial semanalmente.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?