Abrir uma loja é sempre um momento de grande expectativa e ansiedade para qualquer empreendedor. Por isso é importante adotar práticas que tornem o seu negócio mais dinâmico, automatizado e fácil de gerenciar.
Quer saber quais são elas? Então acompanhe a leitura!
6 dicas importantes para quando abrir uma loja
1. Invista em pessoal altamente qualificado
Por melhor que seja o seu produto, não há como administrar uma loja de sucesso sem capital humano de qualidade. Por isso, antes de abrir uma loja, é fundamental que você selecione profissionais altamente qualificados para trabalhar.
Além de experiência na função, avalie também a motivação do candidato para ocupar aquele cargo. É importante priorizar profissionais que tenham interesse em crescer junto com a empresa.
Uma equipe experiente, unida e motivada faz toda a diferença nos resultados de um negócio. E é capaz de fazer o seu empreendimento crescer e ser reconhecido no mercado de forma sustentável.
2. Crie uma estratégia de marketing
Por falar em reconhecimento do mercado, abrir uma loja requer o investimento em uma boa estratégia de marketing, especialmente digital. Em um mundo altamente conectado, negócios que não estão na web correm o risco de serem “engolidos” pela concorrência.
Por isso, lance mão de um site oficial de fácil navegação e com informações relevantes sobre o seu negócio. Esteja presente também nas redes sociais mais relevantes para o seu cliente.
Pode ser uma alternativa interessante investir em anúncios patrocinados no Google e também no Facebook e no Instagram. Bem como criar uma estratégia de marketing de conteúdo e SEO – nome dado às boas práticas que ajudam a posicionar melhor sua página no Google e aumentar sua visibilidade.
Além disso, invista também em estratégias de marketing fora do ambiente digital. Anúncios em revistas e jornais de bairro, flyers e divulgação em rádios locais também costumam trazer ótimos resultados.
3. Ofereça diversas opções de pagamento
Outro ponto importante para ter um bom ritmo de vendas logo após a abertura da loja é oferecer diversas opções de pagamento para os seus clientes.
Não é incomum ver lojistas com bons estoques, funcionários qualificados e uma boa estratégias de divulgação do seu negócio deixarem de fechar vendas por aceitar apenas dinheiro nas transações. Mas atenção: essa limitação está chegando ao fim, por exigência dos clientes.
Por isso, invista em um software que possibilite que você aceite cartões de débito, de crédito e vouchers com praticidade e segurança. Dessa maneira, além de oferecer comodidade para os clientes, não perde nenhuma venda por falta de meios de pagamento.
4. Aumente a sua força de vendas
Ao abrir uma loja, é bastante comum que gestores de primeira viagem invistam tanta energia em tarefas burocráticas que acabem sem tempo para se dedicar ao mais importante: o seu cliente.
Para evitar isso, é importante investir em ferramentas que dinamizem ao máximo a gestão e o controle da loja. Assim, você e sua equipe ficam liberados para outras de cunho mais estratégico.
Alguns sistemas podem, por exemplo, automatizar a gestão de compras e estoque, controlar a movimentação financeira do seu negócio, criar tabelas de preços promocionais, realizar o cálculo do preço de custo e até mesmo realizar o reajuste do preço de venda considerando as variações de custo, o que garante uma gestão eficiente e mais tempo para as vendas.
5. Simplifique questões fiscais
Outro processo que costuma afastar lojistas do seu principal objetivo ao abrir uma loja são as questões fiscais. Sim, é importante estar atento a esse assunto para evitar multas e problemas com o fisco que podem prejudicar a saúde financeira do seu negócio.
No entanto, busque dinamizar ao máximo esse processo para que ele não consuma um tempo precioso seu e da sua equipe a ponto de deixá-lo afastado de funções mais importantes.
Mais uma vez, investir em tecnologia é a chave do sucesso. Sistemas que realizam rotinas de fechamento fiscal, emitem notas fiscais e controlam operações de entradas e saídas interestaduais realizadas pelos contribuintes de ICMS tornam a rotina na sua loja muito mais dinâmica e evitam preocupações desnecessárias.
6. Faça alianças de sucesso
Outra dica importante para quem vai abrir uma loja, e que ajuda a dinamizar as vendas do seu comércio e aumentar a lucratividade, é estabelecer parcerias de sucesso com a comunidade local. Vamos imaginar, por exemplo, que o seu negócio é no ramo de moda fitness.
Você pode por exemplo, divulgar a sua nova loja nas academias de ginástica, centros de beleza e clínicas de estética da região e estabelecer um sistema de descontos e benefícios exclusivos para as clientes desses estabelecimentos que fizerem compras no seu negócio.
Outra possibilidade é buscar parcerias de divulgação com empreendimentos que comercializem produtos complementares ou similares aos seus. Quanto mais parcerias produtivas você tiver quando for abrir uma loja, mais facilmente você torna a sua marca conhecida no mercado e mais facilmente fecha vendas.
Como você pode ver, existem uma série de boas práticas que você pode adotar para dinamizar e melhorar o desempenho das vendas após abrir uma loja. Por isso, não abra mão de investir nelas para aumentar as vendas e lucrar mais!
Gostou das nossas dicas para dinamizar e automatizar os processos do seu novo negócio? Aproveite e se aprofunde mais ainda no assunto com o e-book Gestão para PME. Baixe agora mesmo e transforme o seu negócio.