O que é acessibilidade e como aplicá-la em seu ambiente comercial

Oferecer condições adequadas para seus clientes, indiferente do tipo de empreendimento, é um gesto muito importante de preocupação com o público e senso cívico. Entender o que é acessibilidade pode trazer uma série de benefícios, com a comunidade e com a própria imagem de seu estabelecimento.

O que é acessibilidade?

O conceito de acessibilidade é amplo e se refere especialmente a tornar ambientes públicos em serviços acessíveis para toda a sociedade. No ano 2000, foi sancionada a Lei de Acessibilidade do Brasil, que prevê, entre seus diversos incisos, uma série de dispositivos para trazer mais conforto e segurança para cidadãos com necessidades especiais.

Mais do que isso, estar em dia com a Lei de Acessibilidade evita o constrangimento de clientes e até mesmo processos e penalizações.

Lojas inclusivas são percebidas de uma maneira muito positiva entre a comunidade e toda a sociedade. Tomar medidas assertivas para a diversidade pode funcionar também como um ótimo marketing orgânico para sua empresa.

Como tornar sua loja acessível

Cadeirante descendo rampa

É importante lembrar que a acessibilidade envolve uma série grande de necessidades especiais, indo muito além das questões de mobilidade, e há maneiras práticas de tornar seu ambiente muito mais assertivo com algumas medidas:

Utilize rampas

Existem diferentes níveis de mobilidade, e as escadas costumam ser impróprias para a grande maioria.

Considere substituir elas por rampas, que são ideais tanto para cadeirantes quanto para idosos e pessoas com mobilidade limitada. Mas não deixe de aplicar uma lixa que aumente a aderência dos calçados e especialmente corrimãos firmes.

É importante observar o nível de inclinação das rampas, quando o segundo piso fica muito alto, o ideal é investir em um elevador preparado para atender cadeirantes.

Considere um serviço de delivery

Com os impactos da pandemia no comércio, adotar modelos de delivery tem sido uma ótima tática para atender pessoas em grupos de risco ou em isolamento.

Cumprindo todos os protocolos de segurança, você consegue chegar até pessoas que têm limitações de diferentes naturezas, atendendo também idosos, famílias com convalescentes e crianças.

Ofereça canais de atendimento especializados

Além do delivery, que tal oferecer um atendimento diferenciado em sua página? Há plugins para linguagem de sinais, opções para daltônicos, chat para surdos, teclados digitais para os campos de busca e muitas outras ferramentas.

Ofereça opções de interface com botões aumentados e imagens com alta definição para que usuários com limitações visuais consigam visualizar o produto e adicione sempre as tags #ParaCegoVer, além de assistentes de leitura em suas páginas de blog.

Para muito além do atendimento online, o mais importante é preparar sua equipe para lidar com as mais diversas necessidades; tenha ao menos um colaborador que tenha estudado o básico de LIBRAS, alguém sempre a postos para auxiliar os clientes e operar elevadores.

É importante que, mais do que preparados, seus colaboradores estejam de coração aberto e visualizem esse princípio de acessibilidade e inclusividade nos valores de sua empresa.

Prepare o espaço físico do ambiente

Cuidar da acessibilidade em sua loja envolve mais do que instalar corrimãos. É importante que toda a loja esteja devidamente sinalizada, com placas grandes, baixas, em tons adequados e com inscrições em braille.

Faixas dentro dos corredores podem ajudar a locomoção de pessoas com deficiência visual e é fundamental que exista um espaço adequado entre todos os móveis da loja para que uma cadeira de rodas possa passar com tranquilidade.

Pensando nos cadeirantes e pessoas com cifose, o ideal é que suas prateleiras sejam baixas e largas, para evitar acidentes caso alguém se apoie nelas.

Os banheiros equipados já são exigência de muitos municípios, se o seu ainda não exige, vale a pena se adiantar para diminuir gastos e reformas no futuro.

Em lojas de roupas, é importante ter araras baixas e que possam ser movidas, com rodinhas, assim o cliente pode ter muito mais autonomia em suas compras, e entre os provadores, crie ao menos um com espaço ampliado para cadeirantes.

Dialogue com seus clientes

O mais importante para ser inclusivo é estar disposto a ouvir seus clientes. Faça um bom cadastro de clientes e entre em contato com clientes portadores de necessidades especiais para receber um feedback sobre acessibilidade, assim você se aproxima dos clientes e garante transformações assertivas.

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