5 vantagens do cadastro de clientes que você precisa conhecer

Você conhece bem o seu cliente? Seus gostos, necessidades, o que mais consome e compra? Se a resposta for não, não se preocupe, podemos te ajudar a iniciar a busca por esses dados!

Existe um recurso funcional e responsivo que pode te ajudar a entendê-los melhor, mais conhecido como: cadastro de clientes. Essa ferramenta é essencial para manter o relacionamento assertivo com os seus compradores e aumentar a possibilidade de fidelização.

Além disso, manter o cadastro atualizado dos seus clientes é crucial para evitar que as taxas de conversão da empresa despenquem e que as promoções de vendas fiquem abaixo do esperado.

Ficou curioso e quer saber um pouco mais sobre as vantagens dessa ferramenta no mundo dos negócios, então, acompanhe a leitura a seguir.

Afinal, o que é cadastro de clientes?

Sabemos que muitas empresas não possuem uma ficha cadastral de seus clientes, o que torna as negociações pouco precisas. Se este é o seu caso, devemos te alertar para as vantagens de se manter o cadastro do cliente sempre em perfeito funcionamento.

Em termos simples, o cadastro dos clientes muito nos lembra uma operação de raio-x que fornece informações de alto valor sobre quem é de fato, de como se comporta e onde está o cliente de cada empresa.

Nesse sentido, os clientes são cadastrados em um repositório, que arquiva as informações necessárias para um contato comercial futuro, que pode ser feito de forma online pelo próprio Whatsapp, uma ferramenta poderosa para as vendas.

Principais vantagens de se ter um cadastro de clientes

Ter em mãos um cadastro de clientes efetivo é se munir estrategicamente de informações contundentes que servirão de base para que você possa avaliar as suas ações e melhor alinhá-las às necessidades de seus consumidores, conheça alguns de seus benefícios.

  1. Maiores chances de ofertar novos serviços e produtos

O cadastro dos clientes é uma forma efetiva de conseguir se planejar ativamente para a oferta de serviços e produtos. E muito mais que isso, a sua empresa terá a possibilidade de levar maiores informações sobre produtos inéditos em lançamento.

Além disso, ter o claro conhecimento de quem são e o que querem os seus clientes é uma abertura para o lançamento de novos produtos ou serviços direcionados a um grupo específico de clientes com características em comum.

  1. Feedbacks e avaliações mais precisas

Com base nos dados cadastrais, você poderá mobilizar algumas ações para saber de que forma o cliente avalia o seu negócio, o que já te possibilita estar a um passo à frente dos concorrentes que não utilizam essa ferramenta.

Saber a avaliação de seus clientes sobre os produtos e serviços que você oferece é essencial para a adoção de ações preventivas, que te possibilitem evitar a perda de consumidores.

  1. Possibilidade de encontrar os clientes

Entenda que o cadastro ativo e regular é uma ferramenta que te permite procurar o seu cliente ao invés de esperar que ele busque o seu serviço ou produto.

No atual cenário, não tem como esperar que as vendas caiam do céu, não acha? É preciso se engajar proativamente atrás daqueles que possuem grande possibilidade de serem leads ativos.

E o cadastro de clientes pode te ajudar nessa empreitada! Por isso, mantenha sempre os meios de comunicação de seus clientes atualizados, afinal, servirão de ponte para as transações comerciais.

  1. Facilidade em fidelizar clientes

Considere o fato de que o cadastro de clientes é essencial para estratégias de pós-venda, momento que podemos fornecer ao consumidor um atendimento que solucione eventuais problemas, demonstrando para o mesmo que ele é importante e especial para a empresa.

Ao sentir que a empresa está apta a atender as suas dores, é bem provável que esse cliente estabeleça relações sólidas com grandes chances de fidelização.

  1. Aumentar a clientela

Cadastros ativos e maior ciência da aprovação (ou reprovação) dos clientes são sinônimo de boas chances de recomendação de seus serviços prestados e produtos comercializados.

Afinal, quem não seria capaz de recomendar uma empresa que tenha oferecido um ótimo atendimento? A consequência lógica que se segue de consumidores satisfeitos é maior crescimento das conversões e aumento de leads.

Como e quais dados coletar?

A melhor forma de coletar as informações necessárias do cliente é no momento do atendimento, considerando que o mesmo já estará lhe concedendo informações precisas e pontuais.

No entanto, pode ser que uma informação venha a escapar no instante momento. Se isso ocorrer, não hesite em utilizar o whatsapp para fazer o contato comercial, só lembre-se de deixar claro ao cliente o porquê está solicitando essas informações e pontuar que as mesmas estarão seguras.

Geralmente, as informações básicas que você precisa para fazer um cadastro de clientes são:

  • Nome completo do cliente;
  • CPF;
  • Data de nascimento;
  • Endereço completo;
  • Profissão;
  • Dados sobre as compras realizadas em sua empresa: produtos/serviços adquiridos e dia da compra.

ERP: a melhor forma de cadastrar e gerenciar os dados dos clientes

Sabendo das vantagens de ter o cadastro de clientes nos resta a dúvida, qual é o melhor meio de fazer esse cadastro?

Talvez, o seu primeiro pensamento quanto a listagem cadastral seja agendas físicas, mas já te adiantamos que essa seria uma ação contraproducente. Isso porque atualizar as informações de cada cliente de modo manual é uma maneira de gastar um tempo que muitos colaboradores não possuem à disposição.

Nesse sentido, optar por plataformas e soluções digitais pode ser uma ótima forma de otimizar o seu tempo. Para tanto, você pode utilizar das famosas planilhas excel modelares que se encontram na internet e personalizá-las para o seu próprio nicho.

Mas, a solução mais efetiva para o cadastro é a partir de sistemas de ERP, ainda mais se a sua empresa for grande. Isso porque quanto mais a empresa cresce, maior tende a ser o número de clientes e inserir as informações manualmente pode ser muito trabalhoso.

Nesse sentido, nada melhor do que contar com um sistema de gestão integrada, assim você centraliza todas as informações dos clientes em uma única ferramenta e ainda ganha tempo na inclusão e gerenciamento de dados.

Além disso, com um ERP as informações cadastrais de seus clientes ficam ainda mais protegidas de possíveis furtos e você consegue acompanhar a negociação por inteiro da prospecção de clientes ao recebimento.

Gostou de nossas dicas? Então não deixe de implementá-las no seu negócio para alavancar o crescimento de suas conversões e para melhor traçar as suas estratégias de vendas.

E se quer ter acesso a mais conteúdos como esse, navegue pelo nosso blog. Aliás, sabe o que é tão importante quanto um cadastro de clientes? Um cadastro de produtos! Se quer aprender como executá-lo, acesse o nosso conteúdo.

Até mais!

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