A evolução tecnológica e as mudanças econômicas globais tornam as empresas mais competitivas. Assim, organizações que buscam crescer precisam investir continuamente em melhorias e inovação. Para facilitar a gestão de recursos e processos administrativos, que podem ser bastante burocráticos, muitas empresas estão adotando soluções de ERP para otimizar seus processos.
Mas o que significa ERP? ERP é uma sigla que vem do inglês (Enterprise Resource Planning), isto é, traduzido para o português, sistemas de gestão empresarial. É um software corporativo que controla os dados da empresa, integrando informações de todos os departamentos e processos, como Vendas, Fiscal, Finanças, Contabilidade, Estoque, Compras, Produção e Logística.
Entendi, mas para que serve e quais os maiores benefícios de ter um ERP?
- Promover a integração de todos os setores, dados confiáveis e atualizados;
- Garantir a segurança das informações e trazer praticidade para as rotinas administrativas e organizacionais;
- Agilizar a tomada de decisões estratégicas e assertivas;
- Otimizar processos burocráticos, eliminar tarefas improdutivas de uma organização;
- automatização das atividades;
- Efetuar o controle de estoque e redução de tempo e custos;
- Ser efetivo no controle de prazos e processos;
- Realizar a gestão integrada, eficiente e produtiva da organização.
Quais são as principais vantagens de usar o ERP?
1 – Economia significativa de recursos financeiros
A organização de dados permite ao gestor reduzir gastos sem afetar a produtividade das equipes. Investir em um bom sistema de ERP traz economia de tempo e recursos financeiros. Com a burocracia organizada, a fluidez das informações entre os setores melhora a entrega de serviços e a lucratividade. Além disso, o fácil acesso aos dados possibilita operar com estoque mínimo, reduzindo os custos de armazenamento.
Sem falar que com a facilidade de acesso de dados, também é possível para a organização atuar com estoque mínimo, o que reduz drasticamente todos os custos de armazenamento de informações.
2 –Integração de todos os setores
Uma vantagem do sistema ERP é a integração de departamentos por meio da centralização de informações. Isso permite ao gestor avaliar resultados de diversos setores em um único lugar. A comunicação também é facilitada, tornando a troca de dados e conhecimentos mais prática para garantir um fluxo eficiente na organização.
3 – Gestão mais eficiente e produtividade em alta performance
De acordo com o Dicionário Aurélio, a palavra gestão vem do latim e significa “ato de gerir, gerência, administração”. A gestão está relacionada à administração de pessoas, recursos e ações para alcançar um objetivo ou negócio.
Nesse sentido, o acesso simplificado de dados em tempo real permite ao gestor fazer críticas pontuais e específicas em cada setor da organização, identificando quais precisam de modificações e melhorias. Com isso, se torna possível estabelecer os principais indicadores de desempenho de cada departamento, com relatórios precisos e dados confiáveis, que facilitam na tomada de decisões mais assertivas e inteligentes para a empresa.
Importante destacar que no decorrer desse processo, também acontece um índice de redução de erros, já que os dados atualizados permitem uma série de avaliações, o que também interfere positivamente na produtividade dos colaboradores.
Todo tempo gasto de forma improdutiva pode ser cortado através de um sistema adequado de ERP, isso é muito animador para qualquer empresa, afinal, já dizia o ditado “tempo é dinheiro”, não é mesmo?
Apesar de todas as inúmeras vantagens de adotar um sistema ERP, assim como em toda estratégia de negócios, há sempre mais de um lado para se considerar, pois nem tudo é perfeito, e riscos são comuns em qualquer decisão. Vamos conhecer as desvantagens de apostar em um sistema como esse? Confira!
As desvantagens de investir em um sistema ERP que ninguém te conta
Apesar de eficiente, muitos gestores ignoram a fase de avaliar as reais necessidades da empresa. O ERP atende empresas de todos os portes, adaptando-se conforme as necessidades.
A questão em chave é que de nada adianta o gestor de uma empresa investir em um sistema como o ERP e não se dedicar para garantir o bom funcionamento dele, principalmente na fase de implantação, ou seja, o gestor estar preparado para assumir responsabilidades a fim de garantir o sucesso da operação. Ser empreendedor requer coragem para assumir seu papel de líder quando necessário, e, pequenos empreendedores nem sempre possuem a experiência necessária para lidar com novos desafios, principalmente se tratando de empreendedores de “primeira viagem”, já que muitos deles ainda não possuem nem experiência, nem recursos financeiros para arriscar em investimentos.
Na ATS, o cliente tem todo o suporte necessário durante e depois da implantação do sistema, além de ofertar um canal de aprendizado sobre e capacitação online para os clientes e funcionários. Para pequenos empreendedores que ainda não querem optar por um ERP, a empresa oferece um sistema básico de gestão de vendas simplificado, que realiza pagamentos diretamente por meio de uma máquina de cartão, trata-se do Make POS, ferramenta que permite um acompanhamento online real de vendas com sistema homologado nas principais bandeiras de cartão: Cielo, Rede, Stone, SafraPay, Getnet, Vero.
Confira mais algumas desvantagens da utilização de um ERP:
- Adotar um ERP faz com que todos os módulos dependam uns dos outros para o bom funcionamento da empresa, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior. Com isso, todas as informações precisam estar constantemente atualizadas, o que confere muito mais trabalho e atenção;
- A simples utilização do ERP não garante que uma empresa se torne verdadeiramente integrada, isso porque, é necessário que tanto o usuário, quanto o cliente alimente o sistema com informações corretas e completas;
- Dificuldade de implantação da cultura organizacional aos colaboradores;
- Com a integração de informações, um erro na entrada de dados de um setor pode afetar a organização como um todo, prejudicando o funcionamento da mesma, por isso, é imprescindível que exista cuidado, atenção e empenho para que os erros sejam minimizados.
Esperamos ter facilitado sua compreensão sobre o que é um sistema ERP e quando optar por usá-lo ou trocá-lo, para que tome a decisão mais consciente possível!
Gostou do artigo? Quer entender melhor sobre gestão de varejo e utilização de um sistema ERP? Nós queremos te ajudar! Baixe agora o e-book [gratuito]: gestão de varejo, que traz um conjunto das melhores práticas utilizadas no mercado e por reconhecidos profissionais do setor e não perca nenhum detalhe para alavancar seu negócio!