Você já ouviu ou leu que determinada empresa tem o ISO 9001? Sempre que temos contato com essa sigla, a primeira coisa que nos vêm à mente é: qualidade. O certificado é dado a companhias com excelência em gestão e que respeitam uma série de padrões, tornando assim a certeza de que estamos diante de um produto ou serviço confiável. Portanto, ter esse certificado associado ao empreendimento é o objetivo de todo empresário.
Obter o padrão ISO (sigla em inglês para International Organization for Standardization, ou Organização Internacional para Padronização, na tradução livre) faz com que toda rede em torno de sua empresa – clientes, fornecedores, instituições financeiras e parceiros – enxergue um negócio de qualidade, em que é possível confiar nas relações comerciais.
Criada em 1947, em Genebra, na Suíça, a ISO permite que as empresas que obtiveram o certificado sejam reconhecidas internacionalmente. Segundo o Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), atualmente, existem 2.651 empresas com a norma ISO 9001 válida. E para você saber mais sobre esse selo de qualidade, preparamos este post para que você possa se adequar aos pré-requisitos necessários e se tornar uma empresa com certificação ISO 9001. Acompanhe!
Os benefícios da gestão de qualidade
A ISO 9001 reúne uma série de ações de gestão que garantem o padrão e a qualidade de um produto ou serviço. Para obter o certificado, a empresa deve se submeter a um projeto para implementação de processos, de forma a atestar a qualidade.
Confira quais são as principais vantagens de obter o certificado ISO 9001:
- Economia: a padronização otimiza as operações e melhora os resultados. Com um processo regido por regras de qualidade, sua empresa economizará em tempo, dinheiro e recursos. Esse desempenho operacional fará com que os erros diminuam e, consequentemente, os lucros cresçam.
- Satisfação do cliente: a gestão de qualidade gera um aumento em cadeia: produto melhor, cliente satisfeito, aumento de vendas. Você estará mais apto a atender às necessidades do cliente. Além disso, o certificado abre portas para conquistar clientes maiores, cientes do padrão de qualidade da sua empresa.
- Participação no mercado: qualidade gera produtividade e competitividade. De posse da ISO, seu negócio fincará uma bandeira de qualidade no mercado, e isso abre portas. Você poderá ampliar sua participação e conquistar novos mercados.
- Motivação interna. Com regras de padronização, seus funcionários ficarão mais seguros em realizar tarefas e operações. Os processos internos provocam equipe motivada, que se traduz em eficiência.
Como obter a ISO 9001
Consultorias especializadas na implementação de processos que se adequem aos padrões estabelecidos pela ISO 9001 trabalham de forma a transformar toda a gestão e operação de sua empresa. Será feita uma auditoria para a checagem dos processos e definição das medidas a serem adotadas para que a empresa obtenha a padronização da gestão.
Para obter a norma ISO 9001, a empresa deve atender a uma série de requisitos. São oito princípios que regem a gestão de qualidade:
- Foco no cliente
- Liderança
- Envolvimento de pessoas
- Abordagem de processos
- Abordagem sistêmica
- Melhoria contínua
- Abordagem factual
- Relação mutuamente benéfica com fornecedores
Depois de implantada, a empresa deverá contratar uma certificadora independente. Somente após a auditoria dessa organização é que a empresa obtém o certificado ISO 9001. A norma tem prazo de validade e deve ser renovada continuamente.
As adequações a serem feitas para a obtenção da ISO é recompensadora. Veja quais são os passos para que sua empresa a obtenha e invista nisso. Você ainda tem alguma dúvida sobre como obter a ISO 9001? Deixe seu comentário e conte pra gente.