Um bom treinamento de funcionários é o caminho para abrir diversas janelas de ação entre seus colaboradores. O sentimento de ser valorizado, de ter a oportunidade de se formar e se especializar dentro da empresa é um dos grandes incentivos para isso.
Deste modo, saber como criar esse sentimento e colher seus frutos é uma necessidade cada vez mais real no mundo corporativo moderno. Que tal entender mais sobre a temática e compreender de vez a importância do treinamento e capacitação de funcionários? Vem com a ATS!
O que é, exatamente, treinar e capacitar um funcionário?
Definindo de maneira bem “curta e grossa”, mas certeira, o treinamento e capacitação de funcionário consiste em otimizar, por meio do estudo, o desempenho profissional do seu colaborador, da equipe ou setor que ele faz parte.
Basicamente, capacitamos os funcionários de uma empresa através de treinamento técnico com o fim de ajudá-los a se desenvolver profissionalmente.
Mas por que investir em treinamentos e capacitações para funcionários?
Pode parecer óbvio dizer isso, mas um funcionário precisa estar familiarizado com a rotina empresarial da qual ele fará ou faz parte para que sua função seja realizada com a maior eficiência e eficácia possível.
Ademais, também é preciso olhar para fora dos muros da empresa quando o assunto é treinamento e capacitação: o mercado de trabalho está em constante evolução, então saber identificar tendências externas e alinhar internamente atividades e métricas de desempenho interno é indispensável. E para isso precisa do quê? Treinamento e capacitação de funcionários!
Após um bom treinamento, resultados imediatos podem ser observados no dia a dia da atividade empresarial como a melhoria significativa na qualidade do trabalho interno e até causar efeito positivo na jornada do consumidor.
Qual a diferença entre treinamento e capacitação de funcionários?
Ambos fazem parte da educação corporativa em que todo negócio deve investir, mas apesar de as duas expressões serem usadas como sinônimos elas não são, e inclusive ocorrem em momentos específicos.
No treinamento de funcionários, o objetivo é melhorar um conhecimento ou habilidade que esse colaborador já possui. Desta forma, treinar funcionário é o mesmo que aperfeiçoar suas habilidades, e isso normalmente se dá em torno de um cargo.
Suponhamos que quando um cargo é assumido pelo funcionário ele precisa ser prontamente treinado para assumir suas responsabilidades e dificuldades e, também, encontrar os melhores meios para atingir os objetivos ali dispostos – com minimização de erros e prevenção de perdas.
Por sua vez, a capacitação de funcionários também pode ser chamada de desenvolvimento de profissionais, e trata-se de um método voltado ao crescimento do indivíduo por meio de aprimoramento de conhecimento, mas sem que isso seja ligado diretamente a uma atividade ou processo.
O aprimoramento, ou seja, a capacitação, é contínua e feita a longo prazo, enquanto o treinamento é pontual e de curto prazo.
Apenas para que torne-se mais visualizável, aqui vai um checklist das singularidades de cada um:
- treinamento: curto prazo, foco em melhorar processos e execução de tarefas, aperfeiçoamento pontual, aprendizagem passiva (se recebe o conhecimento da prática aplicada);
- capacitação: longo prazo, foco no crescimento pessoal e profissional por meio de CHA (conhecimento, habilidade e atitude), aperfeiçoamento contínuo, aprendizagem ativa (o colaborar é o protagonista das estratégias de seu desenvolvimento).
Por que investir no treino e capacitação de funcionário?
O mercado 4.0 é cada vez mais dinâmico e automatizado, felizmente podemos contar com sistemas de automatização de gestão, robôs inteligentes desde as linhas de produção até o atendimento, além de um espaço incrível feito a internet. Mas nada substitui o trabalho humano, especialmente aquele mais caloroso, de venda, diálogo, gestão e organização.
É por isso que o capital humano por trás de todos esses aparatos tecnológicos é tão importante: são as pessoas que tomam decisões, que avaliam riscos, que comunicam e compartilham ideias, que fecham grandes negócios.
Tornar um profissional “letrado” no universo virtual, conhecedor da natureza de produtos, serviços e procedimentos é algo que leva tempo, e esse tempo é um investimento importante, que pode ser continuado por toda a carreira profissional do colaborador em pequenas doses.
Transformar o treinamento e o aprendizado em uma parte da cultura da empresa evita a estagnação e rotatividade de funcionários, processos que poderiam causar grandes dores de cabeça.
O que um bom treinamento de funcionários precisa ter?
O erro mais comum na hora de desenvolver um treinamento ou capacitação de funcionários é não saber diferenciar as duas estratégias e nem saber a hora de aplicá-las.
Partindo do pressuposto que esse erro não será cometido por você, é preciso ter uma visão analítica do negócio a fim de:
- identificar as áreas que necessitam de treinamento de profissionais e onde a capacitação é bem-vinda;
- identificar os obstáculos a serem superados pela empresa e pelos funcionários;
- verificar a disponibilidade e a logística para realização dos treinamentos e capacitação;
Feita essa análise, o que falta é definir um plano de treinamento e desenvolvimento de colaboradores – e que damos dicas abaixo de como elaborar!
Como elaborar um bom treinamento de funcionários
A efetividade do treinamento de funcionários precisa ser medida, observada de perto e incentivada, vale a pena levar alguns pontos em consideração na hora de implementá-lo em seu empreendimento:
1. Trace um plano de necessidade de treinamento e outro de resultados
O RH está sempre com a tarefa de entender, no dia a dia dos funcionários, quais são seus dilemas, dúvidas e urgências. Esse, basicamente, precisar ser o seu primeiro passo: entender as necessidades de treinamento de sua equipe.
Uma maneira prática de levantar essas informações de forma quantitativa é usar formulários anônimos enviados para cada funcionário, assim, eles podem se sentir mais à vontade para comentar o que sentem falta em sua formação.
Quanto mais bem definida a necessidade no momento, mais específicos serão os assuntos e, no médio-longo prazo, mais objetivos serão os resultados a serem avaliados.
2. Escolha o tipo de treinamento
Você dispõe de várias maneiras de treinar sua equipe. Seja pela leitura de pequenos artigos e manuais regularmente, contratar um profissional palestrante ou, ainda, usar o espaço de uma empresa de evolução e outros segmentos associados, que geralmente já têm um ambiente preparado para tais ocasiões, para fazer imersões com seu time.
Hoje em dia o uso de conferências online, mais do que nunca, é uma realidade e pode ser bem mais flexível.
Tudo isso depende muito do tipo de serviço. Técnicos precisam de materiais de referência, vídeos, textos, diálogo e a oportunidade de colocar a mão na massa o quanto antes para fixar o aprendizado.
Já em vendas e atendimento ao público, por exemplo, formações que envolvam a maturidade e resiliência emocional das pessoas é indispensável, assim como o autoconhecimento, com testes que delineiam o perfil de cada profissional, como se relacionam com a psicologia do consumidor, como se motivar e inspirar os outros.
Em equipes grandes, atividades dinâmicas podem ser fundamentais para fortalecer o entrosamento entre as partes. Em tais situações, momentos mais descontraídos podem ajudar a trazer um tom de relaxamento, como em salões de festa ou chácaras, com comes e bebes e brincadeiras que envolvam a auto reflexão e a colaboração.
3. Diversifique e mantenha a variedade
A capacitação de funcionários envolve todas as dimensões de seu dia a dia, indiferente de sua função específica: todo mundo precisa se conhecer melhor, se entrosar melhor, ser mais proativo e cuidar da própria saúde.
Dar um senso de movimento e evolução é muito importante para manter talentos, que muitas vezes se sentem frustrados com a falta de sentimento de avanço, especialmente os mais jovens.
Nem todo treinamento precisa ser massivo e em um período curto, nem precisa abordar questões diretamente profissionais.
Dicas de alimentação, postura, prática de exercícios funcionais, momentos de descontração, tudo isso opera no quanto um funcionário se sente engajado, abraçado e importante ali dentro. A felicidade e a satisfação são os principais combustíveis para um bem-viver em todas as partes de nossa vida.
Ter uma boa reputação entre profissionais é ótimo para seu negócio, especialmente em épocas onde os funcionários têm grande poder de avaliar suas empresas em diversas plataformas.
4. Crie condições favoráveis para a prática
Não proteja demais seus novatos, pois quanto antes se colocarem em posições de tomada de decisão, melhor. O importante é que os riscos sejam pequenos para as duas partes, mas estimular um atendimento de cliente ao balcão ou resolução de problemas técnicos é uma grande maneira de colocar constantemente à prova o quanto cada treinamento é efetivo.
5. Busque feedbacks
Há ocasiões em que os números são pouco objetivos para mensurar certas coisas. Não deixe de preparar avaliações de atendimento para seus clientes e também de abrir uma caixa de sugestões anônima para que seus colaboradores possam se expressar de maneira franca e transparente.
Acredite, transformar os treinamentos de funcionários em parte da cultura organizacional de sua empresa pode trazer grandes avanços na qualidade de capital humano, com grandes vantagens competitivas.
Aqui no blog da ATS Informática você confere uma série de dicas e tutoriais para cada aspecto do dia a dia no empreendedorismo, é só seguir ficar atento às nossas publicações para receber toda semana os melhores conteúdos!