Homem realizando pagamento com o celular na maquininha

Como adotar as melhores formas de pagamento em sua loja?

Se você é empreendedor deve entender os meios de como adotar as melhores formas de pagamento em sua loja para profissionalizar o seu negócio. Afinal, é importante para a saúde da empresa ter um funcionamento otimizado desde a solicitação das mercadorias com o fornecedor até as vendas ao cliente final.

Todo tipo de facilidade é bem vindo. Seja em um serviço de entregas, em um atendimento personalizado ou até mesmo na disponibilidade de diferentes formas de pagamento: o cliente agradece e muitas vezes, você o conquista naquele momento!

Sabendo disso, você, empreendedor, que ainda não oferece uma vasta gama de meios de pagamento disponíveis, têm a missão de saber como adotar as formas mais eficientes em sua loja. Isso pode representar um crescimento ainda maior no mercado. 

Neste post, você vai conhecer melhor as formas de pagamento mais utilizadas no comércio e descobrir quais delas atendem a necessidade do seu negócio. 

As formas de pagamento mais utilizadas

A tendência mobile first, conceito aplicado em projetos web com foco direcionado aos dispositivos móveis, está crescendo cada vez mais, tendo em vista que os usuários estão passando mais tempo na internet. 

Para quem tem loja virtual, atrelar o hábito de consumo por meio dos dispositivos móveis juntamente às melhores formas de pagamento tem muita importância, principalmente para garantir uma boa experiência do cliente e sua jornada encantadora dentro do site.

Geralmente, quem faz compras por aparelho móvel tem preferência pelo pagamento por cartão de crédito, tendo em vista que para efetuar o pagamento por boleto bancário, talvez o usuário precisaria abri-lo em um computador ou por meio de outro celular.

Cartão de crédito: rápido, fácil, seguro e com taxas!

Considerado um dos principais meios de pagamentos da atualidade, o cartão de crédito é usado por grande parte das vendas online. 

Tendo em vista que com o cartão, o cliente tem comodidades como não precisar imprimir o boleto bancário e a parcelar sua compra em algumas vezes, por exemplo. Agora, para você que optará receber por cartão de crédito, atente-se a oferecer as principais bandeiras usadas no Brasil, como a Mastercard, Visa, Hipercard, American Express e Elo. 

Dessa forma, sua loja ajuda a garantir os variados benefícios desse tipo de cobrança, além de oferecer mais opções para o consumidor. Lembre-se que muitas vezes a simples opção de pagar de forma parcelada e sem juros não é o suficiente para fidelizar o cliente, afinal é uma vantagem comum no mercado. 

Como dito anteriormente, uma das principais vantagens do recebimento com cartão de crédito é oferecer o parcelamento das compras. E tem mais: a inadimplência dos seus clientes pode diminuir, pois que a cobrança automatizada facilita o pagamento, você garante a segurança e mais oportunidades de vendas para diferentes pessoas.  

No entanto, o cartão de crédito tem algumas desvantagens ao varejista, como a perca do controle por conta de dados imprecisos. Porém, uma ótima maneira de solucionar este problema é usar a ferramenta Conciliador de Cartões, que além de garantir auditoria de recebimentos, o varejista ganha muito mais agilidade para conciliar os cartões de crédito e débito.

Outra desvantagem é o fato de  que os bancos e operadoras cobram algumas taxas para oferecer o serviço e ainda. Elas estão relacionadas ao número de vendas, tipos de pagamento, parcelamento, entre outras. Por isso, verifique-as uma a uma antes de fechar qualquer parceria! 

Boleto bancário: sem crise!

O boleto bancário é uma das formas de pagamento preferidas pelos brasileiros, principalmente, entre os clientes que não possuem cartão de crédito. Entre suas vantagens estão o recebimento logo após a efetivação do pagamento pela rede bancária e não haver a necessidade do usuário informar dados financeiros.

Conquistar os consumidores que preferem usar o boleto bancário é imprescindível, pois o custo por venda geralmente é menor do que o cobrado por cartão de crédito e o boleto pode ser pago em diferentes locais, como bancos, farmácias, lotéricas e – é claro – pelo internet banking.

Além disso é o único método aceito por clientes corporativos, como as pessoas jurídicas e governos. Você também tem a opção de fazer o envio e a emissão de segunda via por e-mail e acrescentar juros ou multa em caso de vencimentos.

Pagamentos digitais: estamos no futuro!

Uma tendência que está crescendo nos meios de consumo dos consumidores são os pagamentos digitais. Você já deve ser adepto ou ter ouvido falar sobre o Paypal, Square ou TokPag. 

O Paypal, por exemplo, se autodenomina como uma carteira digital, ou seja, os clientes podem transferir fundos entre o serviço e também se cadastrar para amparar a transação em uma compra online.

A comodidade do Paypal não para por aí: o cliente só precisa informar o e-mail e senha para fazer o pagamento. 

Essa praticidade está diretamente relacionada com o hábito de consumo adquirido na pandemia, pois as pessoas estão passando mais tempo em casa e por isso estão mais suscetíveis a realizar compras online em qualquer momento do dia. 

Ainda poderíamos citar transferências bancárias, geração de carnês. Mas, essas alternativas normalmente são menos utilizadas no comércio, pois englobam valores maiores. Agora que você sabe como adotar as melhores formas de pagamento em sua loja, você está pronto para profissionalizar o seu negócio. 

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