Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Você sabe a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal?

Tempo de leitura: 2 minutos
No cotidiano das vendas nos vários estabelecimentos comerciais, o cupom fiscal e a nota fiscal são quase que equiparados pelos consumidores e até por alguns comerciantes. Na verdade, os dois documentos trazem a mesma importância no que se refere ao recolhimento de tributos, mas apresentam certas diferenças notáveis em relação a outras funcionalidades.
Você sabe a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal?
Marketing ATS
Marketing ATS
Tempo de leitura: 2 minutos

No cotidiano das vendas nos vários estabelecimentos comerciais, o cupom fiscal e a nota fiscal são quase que equiparados pelos consumidores e até por alguns comerciantes. Na verdade, os dois documentos trazem a mesma importância no que se refere ao recolhimento de tributos, mas apresentam certas diferenças notáveis em relação a outras funcionalidades. Você saberia dizer quando um deles é mais importante? Descubra a seguir e não fique mais com dúvidas:

O que é a nota fiscal?

Este tipo de documento fiscal é o principal comprovante de que o consumidor comprou algum produto em um estabelecimento comercial. Com a nota fiscal, registra-se a transferência de propriedade sobre um bem ou serviço prestado por uma pessoa jurídica em favor de uma pessoa física ou outra empresa: a loja passa o item ou comprova a atividade que será feita para aquele que tiver consumido e pagado pelo produto. Normalmente, na nota fiscal estão inseridos os dados do estabelecimento comercial que vendeu a mercadoria ou serviço, como o nome, endereço de contato e CNPJ, além da quantidade e características do produto comercializado e dos valores respectivos e tributos incidentes.

O que é o cupom fiscal?

Este comprovante é emitido por uma impressora fiscal especial, o Emissor de Cupom Fiscal, e se equipara à nota fiscal para todos os efeitos de comprovação dos tributos a serem pagos. A impressão do cupom fiscal comprova que uma venda foi realizada. Sua identificação é fácil, já que no alto do documento vem expresso o termo “Cupom Fiscal”. Neste caso, quem adquire a mercadoria ou serviço tem sua compra formalizada. A partir disso, não é infrequente o fato de que as empresas e as lojas entreguem ao consumidor os dois documentos a cada compra feita.

As semelhanças e diferenças entre os dois documentos

Tanto o cupom fiscal quanto a nota fiscal são de emissão obrigatória nas empresas, magazines, lojas e demais estabelecimentos comerciais, no ato de uma compra realizada pelo consumidor. A nota fiscal, no entanto, serve de garantia para o acesso à assistência técnica ou para a troca de produtos, visto que traz os dados completos do consumidor. Quando um consumidor quer fazer a substituição de um produto defeituoso, ou que prefira, por exemplo, outro tamanho ou cor, é a nota fiscal que deve ter em mãos.

Como o cupom fiscal não mostra as informações da pessoa que adquiriu o produto do estabelecimento, o caso pode motivar fraudes. Além disso, com a nova legislação (Lei nº 12.741/12) que informa aos cidadãos a parcela dos tributos que são pagos a cada compra realizada, os documentos fiscais passam a ser um meio de controle da carga tributária que é passada ao Estado. No entanto, vale ressaltar que apenas a nota fiscal é apropriada para a troca de produtos ou o ressarcimento do valor coberto pela mercadoria ou serviço.

Para que o consumidor tenha mais segurança, sempre que quiser garantir a troca de produtos prejudicados ou fora da validade, é importante se verificar os tributos que pagará por sua aquisição, e ainda ter a formalização certificada de sua compra, deve-se pedir o cupom fiscal e a nota fiscal no estabelecimento comercial.

Você pede esses documentos quando faz suas compras diárias ou de produtos mais caros, sujeitos a troca ou devolução? Entendeu as diferenças? Deixe o seu comentário!

20 comentário para para “Você sabe a diferença entre cupom fiscal e nota fiscal?”

  1. sirlei disse:

    Olá!!

    Comprei meu óculos de grau e quando fui retirá=lo a funcionária disse que só poderia me dar o cupom fiscal. Eu naquele momento estava questionando por causa da próxima declaração de IR e, em pouco tempo esta cupou apaga. Ela me mandou digitalizar, porém eu disse que a loja deveria me dar um documento que não deteriorasse rm pouco tempo. Enfim, vim embora com o cupom fiscal, mas gostaria de saber se a loja tem obrigação de me dar uma nota fiscal e não cupom fiscal.
    Agradeço desde já.

    Sirlei

  2. neiva maria rodrigues disse:

    gostaria de saber porque fiz o cadastro pouco tempo a primeira nota fiscal do valor mair nao apareceu mas a menor sim apareceu o valor o que acontece com outras notas fiscal que comprei

  3. SÉRGIO disse:

    O cupom fiscal ao com o CPF, pode ser incluso em programas, como o nota Salvador ?
    Lojas de roupas e supermercados são obrigados a me darem a nota fiscal, além do cupom?

  4. silvio augusto disse:

    Quero entrar em contato com voces

  5. Rosângela Alves disse:

    Prezados,

    O consumidor fica sempre a critério do comerciante, por falta de informações ou até mesmo por imposição do sistema da loja, (exemplo compra de supermercado) recebendo quase sempre somente o cupom fiscal e não podendo prever a necessidade futura da nota fiscal. É direito do consumidor requerer junto ao estabelecimento comercial a nota fiscal quando necessitar mesmo que isso ocorra dias após a compra?

  6. Bruno Romanha disse:

    Olá, em uma manutenção de um Tablet foi necessário a troca do carregador do mesmo.
    – O novo carregador, é preciso que seja entregue uma nota fiscal?
    – Do serviço de manutenção, é preciso a entrega de cupom fiscal?
    – Foi entregue um Comprovante de entrada Interno, este tem o mesmo valor que um cupom fiscal ou nota fiscal?

    Obrigado!

  7. Juliana Rossatto disse:

    Quando eu emito uma venda na loja e emito o cupom fiscal para meu cliente, mas ele quer que eu envie a compra dele pelo correio. E o correio para alguns lugares não aceita o Cupom Fiscal, eles exigem a Nota fiscal… Como eu faço nesse caso?

  8. Kledilson disse:

    Nesse caso, estaria incorreto informar ao cliente que o cupom fiscal seria a mesma coisa que uma nota nota fiscal? Qual a diferença entre DANFE e Nota Fiscal Eletrônica? Pois onde eu trabalho, sempre que um produto não possui serial (ex. Smartphone), não emitimos DANFE para o cliente. Também estaria errado?

  9. O que devo fazer , quando ocorrer a recusa pelo estabelecimento em não fornecer a Nota Fiscal , alegando que o cupom fiscal é suficiente? .

  10. josé humberto felicio disse:

    posso exigir a nota fiscal ,alem do cupom fiscal em um supermercado?

  11. rosimar disse:

    Achei interessante a matéria, mas “não consigo entender” o motivo pelo qual o governo permite a existência do tal cupom fiscal, se na hora de reclamar pelos defeitos e vícios decorrentes do produto ou serviço, o consumidor não pode exigí-los apenas de posse do cupom!!! Por qual motivam ainda não acrescentaram as informações essenciais no cupom, se para efeitos fiscais, ambos (nota e cupom) são válidos?

  12. jocasta disse:

    boa noite!

    Tenho uma dúvida, espero que possam me ajudar.
    Fui a uma loja onde comprei um vestido de 539,00 reais pedi a vendedora que me deve a nota carioca, porém ela me deu o cupom fiscal, ela falou q esta é a única nota que eles dão. Eu posso reclamar como é que funciona?

    Desde já agradeço

  13. Nilo disse:

    Por quê os comerciantes fazem uma cara de espanto ou tentas persuadir o cliente a não pedir ou dificultam de alguma forma,dizendo que demora ou vai enviar por email ou coisa parecida,quando pedimos a nota fiscal?

  14. Nilo disse:

    Por quê os comerciantes fazem uma cara de espanto ou tentam persuadir o cliente a não pedir ou dificultam de alguma forma,dizendo que demora ou vai enviar por email ou coisa parecida,quando pedimos a nota fiscal?

  15. Ana Lúcia Silva de Jesus disse:

    Olá!
    O que devo fazer quando a loja recusa em emitir a Nota Fiscal, fornece o Cupom Fiscal e diz que é a mesma coisa, já argumentei sobre a diferença de um e de outro e mesmo assim não quiseram emitir minha Nota Fiscal, isto aconteceu agora no dia 05/01/2016
    Obrigada,
    Ana Lúcia
    27/01/2016

    1. Ana Lúcia Silva de Jesus disse:

      Não moderação a fazer, se não quiser responder (orientar) ok!

  16. JEREMIAS disse:

    BOA NOITE AOS QUE FAZEM PARTE DESTE INSTRUMENTO, QUE TANTO NOS GRATIFICA POR MEIO DE ESCLARECIMENTOS! GOSTARIA DE SABER SE POSSO IR À LOJA EM QUE FIZ UMA COMPRA, NO MÊS ANTERIOR, E TROCAR O CUPOM FISCAL PELA NOTA FISCAL; OU SIMPLESMENTE SÓ PRECISO EXIGIR A NOTA, MESMO DE POSSE DO CUPOM.
    DESDE JÁ, SOU GRATO!

  17. ALVARO disse:

    transportadora deve aceitar um cupom fiscal para levar mercadoria de cliente que usa o seu CIQ ou RG,
    e não tem INSCRIÇÃO ESTADUAL, apenas CNPJ ?

  18. Cleusa Maria Bernardes disse:

    Fiquei em dúvidas, se tem o mesmo efeito para créditos NFP ( Nota Paulista )

    Atenciosamente…..

  19. junior costa disse:

    estou interessado em mercadorias em outro municipio para revender. cuja mercadoria pertence a minha propria empressa. gostaria de saber quais e como eu regularizo ou se precisa recularizar algo, ja q tenho cnpj. em intermedio desses municipios existe uma barreira da prf. qual seria o risco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.