A prevenção de perdas pode ser a estratégia que faltava para assegurar a saúde de seu negócio. Afinal, sabe-se que a ausência de levantamento de dados que mensurem as perdas logísticas já levou muitos negócios à falência.
Sem contar ainda que grande parte das despesas de uma empresa pode estar atrelada às perdas operacionais. Sendo assim, identificar as lacunas de seu negócio se faz de suma importância para garantir o desenvolvimento do mesmo.
A verdade é que quando você, varejista, de fato se propor à prevenção de perdas, analisando com cuidado e minúcia os processos internos de sua empresa, você certamente conseguirá prospectar maneiras efetivas de preservação de resultados.
Para te ajudar nessa missão, te convidamos a lançar um novo olhar sobre a prevenção de perdas e a aplicá-la de forma efetiva, aumentando assim a rentabilidade de seu negócio. Fique conosco!
O que é prevenção de perdas e por que aplicá-la em sua empresa?
Em termos simples, a prevenção de perdas consiste em estratégias e ações de gestão de negócios que visam diminuir furtos, fraudes e desperdícios que podem ocasionar as perdas de uma empresa.
É possível ter maior controle das causas que originam a redução de rentabilidade de uma empresa por meio de processos e metodologias que dependem da concordância de todos os colaboradores.
Assim, a prevenção de perdas se faz mais que importante para uma empresa. Afinal, uma vez que as perdas não são mensuradas e controladas, pode-se criar o colapso do negócio e até mesmo a sua falência. Em contrapartida, traçar estratégias que visem o controle e digressão das perdas pode aumentar o lucro, levando a empresa ao sucesso.
Qual é a origem das perdas de um negócio?
Bem, esta pergunta não tão simples de responder. Afinal, as perdas acarretadas em uma empresa podem advir de uma série de causas, tanto internas quanto externas. Mas uma coisa é certa: ao identificar a origem das perdas, você poderá enfim dissipá-las, ou seja, é preciso cortar o nó górdio antes de mais nada.
Embora sejam diversas, podemos prospectar algumas causas bem usuais para o processo de perdas. Uma parcela considerável das perdas se dá pelos furtos externos e internos. Pensando nisso, como se dão os processos de segurança de sua empresa? Há câmeras e vigias para controlar o fluxo de pessoas? Como é feito o controle de entrada e saída dos estoques?
Outra fonte possível das perdas é a má gestão do estoque, o que pode levar a perda de mercadorias devido ao prazo de validade e danos diversos causados pelo armazenamento inadequado. As questões a se levantar são: os produtos que se encontram próximos à data de vencimento ficam mais visíveis para os clientes? Quais estratégias a sua empresa tem criado para liquidar os estoques desses produtos?
Quanto ao danos nas mercadorias é muito importante averiguar se há boas práticas de manipulação dos produtos, principalmente durante o transporte e estocagem. Os produtos são colocados com cuidado nas prateleiras ou simplesmente jogados? As mercadorias possuem o local e as condições de armazenamento que necessitam?
Todas essas questões devem ser levadas em conta na hora de se pesquisar as verdadeiras causas das perdas de seu negócio e, só assim, estratégias para acabar com este problema podem ser traçadas.
3 estratégias de prevenção de perdas para aplicar ainda hoje!
A prevenção de perdas não deve ser necessariamente uma função de fiscalização rígida e inflexível dentro de sua empresa. Pode ser um conjunto de métodos e estratégias delimitados para reduzir o impacto negativo e aumentar a margem de lucro de seu negócio.
Sendo assim, para traçar este conjunto de estratégias é imprescindível um alinhamento interno com todos os colaboradores de seu negócio, dos subordinados aos líderes, para que assim criem uma cultura de boas práticas de controle e minimização de perdas. Afinal, melhor que lidar com uma perda é preveni-la.
Alinhados todos, é importante averiguar quanto a empresa tem perdido hoje, pois mensurar os tamanhos das perdas é uma estratégia sine quo non para garantir uma boa gestão da empresa, diminuindo os danos. Como os números não mentem, posteriormente ficará fácil propor estratégias de ações e políticas para os colaboradores.
Para te ajudar nessa tarefa, trouxemos 3 ações de prevenção de perdas que podem ser adotadas em sua empresa ainda hoje. Vejamos:
Produtos confinados
Como vimos, uma das maiores causas de perdas de um negócio diz respeito aos roubos, sejam eles internos ou externos. Uma boa estratégia para reduzir estas perdas é escolher um local em que se possa confinar produtos de alto valor agregado. Por exemplo: em supermercados, as bebidas destiladas que possuem um custo muito alto ficam confinadas em suportes especiais. Sabemos que o roubo de algum desses produtos acarretaria em grandes despesas para a loja.
Nesse sentido, escolher uma prateleira que possa ser trancada, sendo aberta apenas quando o cliente tomar a decisão de compra, é uma boa forma de reduzir perdas. Mas é muito importante que o compartimento seja feito em material translúcido, para que permaneça visível ao cliente.
Embalagem fake
Outra forma de evitar possíveis perdas é utilizar embalagens fake. Produtos de alto valor no mercado – como perfumes, bebidas importadas e eletrônicos – tendem a estar mais propícios a roubos e danos. Por isso, uma boa estratégia é deixar à mostra nos balcões e prateleiras apenas as embalagens vazias dos produtos.
Ao escolher o produto, o cliente pode retirá-lo diretamente no caixa mediante pagamento, assim, você mantém as vendas e se protege contra eventuais furtos. Mas lembre-se de sinalizar ao cliente nas próprias prateleiras que o produto será retirado no caixa, para não causar conflitos.
Controle e saída dos descartes
Uma outra forma de fazer a prevenção de perdas é através do controle de todos os produtos que estão elencados para descarte. Principalmente em lojas de produtos perecíveis, como hortifrutis e sacolões, nos quais se perde diariamente legumes, frutas e verduras devido ao baixo tempo de vida. Nesses casos, a análise da saída do descarte é especialmente importante.
O segredo está em reaproveitar o que pode ser consumido e descartar apenas o que não tem condições de consumo. E aqui cabe uma dica: práticas sustentáveis podem ser bem efetivas para redução de perdas.
Sendo assim, que tal evitar a perda daquele mamão bem maduro com alguns sinais de batidas, que em outras situações seria jogado fora? Uma opção é cortá-lo e colocá-lo em uma bandeja para venda!
Esta dica também cabe com demais produtos perecíveis com sinais de maturação excessiva! Cortá-los e embalá-los são ótimas opções de redução de perdas – e te garantimos que é extremamente funcional, afinal, evita-se por tabela o trabalho do consumidor ao manipular os produtos.
Agora que você já sabe qual é e a real importância da prevenção de perdas para a saúde de sua empresa, que tal aplicá-la em seu negócio e aumentar os lucros?
Para mais conteúdos sobre gestão de negócios, não deixe de acompanhar as nossas publicações aqui no blog. Toda semana você encontra conteúdos e dicas promissoras para melhor gestão de sua empresa. Não perca!
Até mais.