Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Saiba como consultar NF-e: passo a passo simplificado

Tempo de leitura: 4 minutos Você sabe como consultar a NF-e? Ou então, você sabe para que ela serve? A nota fiscal é um documento importante para registrar uma venda […]
Saiba como consultar NF-e: passo a passo simplificado
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

Você sabe como consultar a NF-e? Ou então, você sabe para que ela serve? A nota fiscal é um documento importante para registrar uma venda de produto ou serviço, tanto de forma física como digital. Trata-se de um atestado oficial e digital que muitas pessoas ainda não sabe como acessá-lo.

Saber as funcionalidades e como consultar a NF-e é importante para ter, em registro, os dados da sua venda ou compra, bem como de quaisquer prestações de serviço. Essa é a única comprovação oficial de que a empresa paga adequadamente seus tributos. E, mais do que importante, a nota fiscal eletrônica é um documento obrigatório e uma forma de adequação fiscal.

Então, para te ajudar, selecionamos dicas e um passo a passo simples e prático para consultar suas notas. Também incluímos um guia para quem quer consultar todas as NF-e emitidas de uma empresa. Antes de mais nada, vamos entender os três principais tipos de nota fiscal eletrônica.

Tipos de nota de nota fiscal eletrônica

De maneira geral, há três principais e mais utilizados tipos de nota fiscal eletrônica: a Nota Fiscal de Produto Eletrônica; Nota Fiscal de Serviço Eletrônica e Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica. Lembrando que, para todos os casos, as notas fiscais estão presentes somente de forma eletrônica e não física. Veja mais sobre cada uma delas:

NF-e: Nota Fiscal de Produto Eletrônica

A nota fiscal de produto serve para vendas e compras de produtos, tanto online, quanto de forma física. A NF-e funciona como uma certidão de nascimento de uma mercadoria e, nos casos de empresas online, é necessário realizar o processo de emissão de uma maneira um pouco diferente.

Veja mais sobre isso na nossa publicação com dicas para abrir um e-commerce. Não deixe de conferir!

NFS-e: Nota Fiscal de Serviço Eletrônica

Como o próprio nome sugere, a nota fiscal de serviço eletrônica é utilizada para os casos de prestação de serviço, seja qual for a particularidade deste. Esse tipo de nota fiscal pode ser utilizada, ainda, como recibo. Para os casos de serviços online, a NFS-e também é necessária.

NFC-e: Nota Fiscal de Consumidor Eletrônica

Já as notas fiscais de consumidor eletrônica funcionam para documentação de operações comerciais como forma de substituição dos cupons fiscais. Ela é utilizada na venda do consumidor final e é responsável por possibilitar a validação dos dados e do produto adquirido nesta transação.

Etapas para consulta da NF-e online

Para consultar a nota fiscal eletrônica é necessário apenas 3 passos simples. Confira!

1. Acesse o portal da Nota Fiscal Eletrônica

O primeiro passo é acessar o portal da Nota Fiscal Eletrônica, oferecido pela SEFAZ. Na primeira página, procure pelo espaço sinalizado como “Serviços mais acessados” e, depois, clique em Consultar NF-e. Outro caminho possível, é clicar logo em cima no menu da página em “Serviços” e “Consultar NF-e”.

2. Insira sua chave de acesso

Ao abrir a página de consulta, você deverá inserir a chave de acesso com os 44 dígitos exibidos no Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, o DANFE. Para consumidores que fizeram compras em comércios eletrônicos, por exemplo, essa chave de acesso normalmente é enviada pelo e-mail quando a compra é efetivada no sistema.

Em seguida, prove sua autenticação ao site e clique em continuar.

3. Faça o download

Depois de inserido sua chave de acesso, será exibida uma página com a nota fiscal. Caso você queira fazer o download, é necessário possuir um certificado digital. Você tem a possibilidade, ainda, de imprimir o documento, basta descer a página e encontrar o campo para a impressão.

Utilize um sistema para facilitar esse processo

Uma dica extra é utilizar um sistema para otimizar o processo de consulta. Com as soluções da ATS Informática, você consegue emitir notas fiscais eletrônicas com praticidade e segurança. Veja mais sobre o assunto na nossa página com as funcionalidades ERP para Emissão de NF-e.

Mais do que emitir as notas fiscais, nosso sistema possibilita que você faça sua consulta de uma forma simples, otimizada e assertiva. Dentre as vantagens do sistema ERP da ATS, você pode encontrar uma plataforma que se adequa à rotina do seu negócio, com notas dentro das normas, além de emissão em contingência e impressão ecológica.

Como consultar NF-e emitidas pela empresa

Os passos para consulta de notas fiscais eletrônicas emitidas por uma empresa, embora sejam mais complexos do que o anterior, ainda são bem simples, entretanto, é preciso estar atento a alguns detalhes. Confira nosso mini guia para consulta de NF-e online para empresas.

A primeira etapa para consulta de NF-e é encontrar o número da nota fiscal que, conforme consta na legislação nacional, possui um número de 000.001 a 999.999 – no caso das empresas. Isso ocorre uma vez que os números são elevados de acordo com sua venda, sendo a primeira emissão de nota fiscal a de número 000.001.

Em seguida, os próximos passos são aqueles já mencionado no tópico anterior, mas vamos retomar:

Acesse o portal da Nota Fiscal Eletrônica, insira a chave de acesso que consta em seu documento, confirme sua autenticidade clicando em “não sou robô” e insira seu certificado digital.

A nota fiscal eletrônica é um documento obrigatório e muito importante tanto para quem vende produtos ou serviços, quanto para quem adquire. Saber acessá-lo de forma online é essencial para estar em dia com a legislação brasileira, comprovando oficialmente o pagamento de tributos.

Nosso passo a passo buscou, de forma simples, te ajudar a encontrar o que precisa. E então, conseguimos esclarecer o assunto para você? Tem mais algum tema que você queira conferir por aqui?

Acesse o blog da ATS Informática e fique por dentro de publicações e artigos sobre gestão para evoluir o seu negócio. Até a próxima!
COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?