A logística empresarial é um processo presente em toda e qualquer organização, demandando investimentos de tempo e dinheiro. Trata-se de uma tarefa para líderes e gestores de um negócio a fim de gerar crescimento baseado em planejamento.
De uma forma simplificada, as logísticas empresariais consistem em um conjunto de práticas a fim de otimizar as etapas de uma determinada organização. O objetivo final para essas atividades é ter uma melhora na produtividade e, como consequência, um crescimento exponencial da instituição.
Ainda que a logística empresarial seja um processo essencial para as empresas, ainda há certa dificuldade por parte dos profissionais para colocar em prática. E o pouco conhecimento no assunto pode ser uma das causas para que esse processo seja ignorado.
Chega de ignorar um dos processos mais importantes dentro de um negócio! Para isso, selecionamos neste post as melhores informações sobre o assunto. Para além da definição, incluímos 5 passos para colocar os conhecimentos em prática.
Antes de mais nada, vamos discorrer sobre uma definição um pouco mais aprofundada. Afinal, o que é logística empresarial e como ela funciona na prática?
Funcionamento da logística empresarial
O desenvolvimento da logística empresarial acontece diariamente por líderes e gestores. Ambos profissionais são destinados a apresentar planejamentos completos, implementação, execução e controles de produção e econômicos.
Quanto mais tempo é destinado a essas atividades, melhores serão os resultados. Tão certo que as maiores empresas com os melhores resultados já possuem uma logística empresarial.
Esse processo está presente em todas as etapas de uma empresa, começando pela produção até o acompanhamento do cliente final. A boa prática dessas atividades induzem os processos para uma melhoria nos serviços e produtos ofertados.
Ao entender os processos de funcionamento da logística empresarial e seus objetivos dentro de uma instituição, também é possível perceber a importância dela para chegar a bons resultados. Mas a prática desse movimento é um pouco mais ampla do que parece.
Trata-se de traçar estratégias para atender as necessidades do consumidor. Como qualquer outro cliente, cada consumidor possui suas próprias demandas e é necessário atender com precisão todas elas que, a propósito, estão em constante mudança.
Cadeia de suprimentos e logística empresarial
Supply chain ou, se preferir, cadeia de suprimentos é um processo diferente da logística empresarial, mas ambos andam juntos.
A cadeia de suprimentos consiste em um sistema de organização e integração entre fornecedores, fabricantes, atividades e recursos. Semelhante à logística empresarial, a supply chain precisa ser devidamente gerenciada.
É necessário saber integrar corretamente esses setores para reduzir custos, produzir os produtos corretamente, distribuir com base na demanda dos consumidores e ter um bom aumento no giro de estoque. Estas são algumas das várias vantagens de ter uma cadeia de suprimentos bem feita.
Combinar a logística empresarial a uma supply chain management é uma maneira de otimizar as práticas do seu negócio, afinal, toda prática para prevenção de perdas é bem-vinda.
Boas práticas da logística empresarial: 5 passos!
Agora que você já está por dentro do que é logística empresarial, é hora de entender como aplicá-la na prática e, principalmente, como fazer desse processo o melhor possível.
1. Profissionais especializados
Como podemos perceber, o processo de logística empresarial não é uma coisa simples e rápida de ser feita, ela demanda dinheiro e tempo.
Para tanto, é muito importante ter um profissional ou alguns profissionais especializados em logística, os quais possam traçar estratégias mais contundentes em prol do crescimento empresarial planejado.
2. Fluxograma e cadeia de suprimentos
A construção de um fluxograma para a cadeia de suprimentos é outro importante passo para uma boa prática da logística empresarial. A partir dela o processo de entendimento sobre as atividades da empresa fica muito mais simples.
3. Comunicação interna
Comunicação é uma atividade essencial para todas as etapas da nossa vida e no mundo empresarial não é diferente.
A criação de canais de comunicação em uma organização permite a integração dos funcionários junto às etapas da supply chain a fim de promover, assim, uma logística integrada.
4. Monitoramento
As atividades referentes ao monitoramento logístico são facilmente simplificadas com o uso de ferramentas prontas, como os KPIs, os famosos indicadores de desempenho.
A boa análise de KPIs permite o aperfeiçoamento de gestão por meio dos resultados encontrados.
Uma boa logística empresarial depende dos indicadores de desempenho para medir a qualidade do seu sistema e aplicar as melhorias necessárias.
5. Estudo de alternativas e correções
Com os dados dos resultados obtidos a partir das análises dos indicadores de desempenhos, é o momento de estudar as alternativas para corrigir os problemas.
Apenas um bom profissional de logística conseguirá navegar nas possibilidades e aplicar correções eficazes para os problemas e as vantagens da logística empresarial são muitas.
Com ela é possível aumentar a eficiência do seu negócio, combinando um serviço ou produto de qualidade, que atenda as demandas dos clientes e com o menor custo possível. Falando assim parece impossível, certo?! Mas não é.
Em contrapartida, a logística empresarial é ampla e complexa, sendo melhor trabalhada nas mãos de profissionais especializados na área. Apesar de ser um processo que demanda um bom orçamento, ele deve ser visto como um investimento para otimizar sua empresa.
Conseguimos esclarecer o que é logística empresarial e como colocá-la em prática? Tem mais algum assunto que você queira ver por aqui? Conta pra gente nos comentários!
Por fim, para mais posts como esse, confira as demais publicações em nosso blog sobre diversos temas do mundo empresarial. Até mais!