Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

O que é controladoria: definição, aplicação e vantagens

Tempo de leitura: 4 minutos Saber o que é controladoria e como aplicá-la de maneira correta ao seu negócio é algo muito importante para evitar perdas e reduzir danos. Apesar […]
O que é controladoria: definição, aplicação e vantagens
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

Saber o que é controladoria e como aplicá-la de maneira correta ao seu negócio é algo muito importante para evitar perdas e reduzir danos. Apesar da sua importância, não é toda empresa que consegue desenvolve-la de forma eficiente ao seu empreendimento, o que acaba prejudicando o funcionamento contábil da instituição.

Dessa forma, é imprescindível saber o que é controladoria e, mais do que entender o conceito e conhecer suas aplicações, é necessário saber empregar da maneira correta. Para isso, selecionamos as principais informações sobre controladoria com conceito, aplicação e requisitos.

Afinal, o que é controladoria?

Afinal, o que é controladoria?

Controladoria é um ramo da ciência contábil que soma eficiência a gestão de qualidade de uma empresa, principalmente no que se refere às questões financeiras e orçamentárias. Na prática, podemos dizer que controladoria opera como fiscalização exercida em pessoas e processos.

O objetivo é evitar desvio das atividades estabelecidas para que não haja danos ou perdas. Aliás, já fizemos uma publicação com as melhores dicas de prevenção de danos, confira!

As funcionalidades da controladoria são multidisciplinares, realizando trabalhos desde a contabilidade, economia até administração e estatística. Estabelecer, aplicar e fiscalizar sistemas de controle também fazem parte dos princípios da controladoria.

O profissional da controladoria é chamado de controller e, a princípio, podemos dividir os profissionais controllers em quatro categorias: administrador, estrategista, catalisador e operador. As funções estabelecidas para eles, são:

  • Estimar e prever gastos;
  • Fiscalização da contabilidade fiscal;
  • Conduzir o planejamento tributário;
  • Monitorar a tesouraria;
  • Coordenar o setor financeiro;
  • Envolver-se com planejamentos estratégicos;
  • Desenvolver relatórios e tomadas de decisão.

Com base nessas ações, conseguimos ter em mente a importância da controladoria no sistema funcional de uma empresa e, para além disso, é possível entender a necessidade dessas atividades para o crescimento exponencial de um empreendimento.

Aplicações da controladoria empresarial

Aplicações da controladoria empresarial

seis aplicações básicas para controladoria empresarial, após listar, detalharemos cada um deles abaixo:

  • Organização e planejamento;
  • Realização e análise de relatórios;
  • Consultoria e gestão;
  • Relatórios governamentais;
  • Proteção de ações;
  • Verificação econômica.

A primeira aplicação resume o primeiro passo da controladoria – é o momento de organizar as metas e objetivos da organização, assim como delimitar as estratégias para realização. Algo que, por sua vez, condiciona a segunda aplicação da controladoria empresarial – junto a análise de relatórios.

Consultoria e gestão é a terceira aplicação, em que são realizadas adaptações das metas empresariais com base no desenvolvimento e análise dos relatórios. Em alguns países e setores específicos, também é necessário o envio do relatório empresarial para o governo.

A proteção de ações é a quinta aplicação da controladoria, tendo em vista que é papel dela zelar pelos bens, ações e ativos de uma empresa. Para isso, é importante considerar a contratação de seguros de ativos. A verificação econômica, por fim, propõe prever as ameaças financeiras decorrentes do mercado econômico.

Os sistemas de gestão integrada também merecem destaque nesse momento. Eles funcionam como facilitadores de processos de controladoria, uma vez que esse tipo de sistema opera para aperfeiçoar e otimizar os processos internos de uma empresa. Veja mais sobre o ERP no link: sistema integrado de gestão da ATS.

Requisitos para controllers

Os requisitos básicos para os profissionais de controladoria são, basicamente:

  • habilidade de análises e planejamento;
  • pontos de vista estratégicos
  • e visão sistêmica.

Importância e vantagens da controladoria

Importância e vantagens da controladoria

A importância da controladoria se dá, principalmente, porque está ligada aos setores financeiros de um empreendimento e, sobretudo, para evitar que um negócio tenha perdas substanciais que o leve a falência. De uns temos para cá, a controladoria se tornou ainda mais importante, junto com os avanços tecnológicos empresariais.

A competividade é outro fator importante que fomenta a necessidade de uma controladoria em quaisquer empresas. Cada dia mais os consumidores se tornam mais exigentes, aumentando o nível no mercado. Dessa forma, tornou-se indispensável a aplicação adequada de controladoria para as empresas que desejam se destacar. Com planejamento financeiro, fiscalização contábil, análise de relatórios e alinhamento de estratégias, apenas para citar algumas possibilidades, certamente se torna mais provável que um negócio se destaque da concorrência.

As tomadas de decisões devem passar sempre pela ótica da controladoria e, somente dessa forma, os processos de gestão serão alinhados adequadamente.

Outras soluções empresariais

Administrar e gerenciar um negócio pode ser um trabalho árduo, ainda mais quando nos damos conta de todas as necessidades da nossa empresa, é o caso da controladoria e outras setores de gerenciamento. Com isso, é preciso estar atento ao emprego de sistemas capazes de facilitar a vida do empreendedor.

Para além do sistema de gestão integrada, a ATS possui soluções para grande parte dos processos da sua empresa. Confira nossa página de soluções e fique por dentro de todas possibilidades de otimização que facilitarão as atividades do seu empreendimento.

Como você pôde entender por aqui, a controladoria é uma ciência contábil capaz de oferecer análises e respostas com base nos parâmetros econômicos de uma empresa. Ela é responsável por evitar perdas e riscos de falência, motivo pelo qual é essencial dentro de um contexto empresarial.

Se quiser continuar se informando com mais conteúdos como este, veja nossas outras publicações no blog com dicas e informações importantes de gerenciamento empresarial!

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?