Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Fluxo de caixa projetado: como uma boa gestão ajuda seu negócio

Tempo de leitura: 4 minutos O planejamento talvez seja a aplicação mais necessária da administração de empresas. Desta forma, uma projeção do fluxo de caixa possibilita a antecipação de possíveis quadros, o que proporciona ações e decisões de precaução mais assertivas, como o que fazer com as sobras, ou como lidar com o que faltará, e outros aspectos. Neste artigo, entenderemos um pouco melhor a respeito da importância do fluxo de caixa projetado. Confira e aprenda mais sobre essa prática.
Fluxo de caixa projetado: como uma boa gestão ajuda seu negócio
Marketing ATS
Marketing ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

O planejamento talvez seja a aplicação mais necessária na administração de empresas, você não concorda? Ligado a isso, um fluxo de caixa projetado possibilita a antecipação de possíveis quadros, o que proporciona ações e decisões de precaução mais assertivas, como, por exemplo o que fazer com as sobras, ou como lidar com o que faltará, entre outros aspectos. Neste artigo, entenderemos um pouco melhor a respeito da importância do fluxo de caixa projetado.

Confira e aprenda mais sobre essa prática aqui no blog da ATS Informática!

O que é fluxo de caixa projetado?

O fluxo de caixa projetado é uma prática de gestão que se presta a traduzir qual é a situação real de um empreendimento, inclusive auxiliando na tomada de decisões futuras com base nos dados anteriormente registrados no fluxo de caixa diário.

O fluxo de caixa conta, detalhadamente, o que está acontecendo no dia a dia do negócio, ao ponto que o fluxo de caixa projetado prevê ações futuras que podem ser tomadas para melhorar o funcionamento da empresa.

Dois homens apertando mãos em reunião.

Porque é tão importante trabalhar com o fluxo de caixa projetado?

Em diversos casos as empresas não investem em planejamento e acabam por adotar a perigosa medida de sanar graves problemas com atos arriscados e perigosos à empresa. Desta forma, dificilmente a decisão tomada para solucionar a adversidade será a mais adequada, tampouco haverá tempo hábil para tal, colocando o empreendedor sempre em desvantagem em relação às situações emergenciais vindouras.

atitude mais inteligente é sempre estar atento ao que acontece no dia a dia da empresa e procurar sempre se antecipar aos problemas. É muito importante projetar o futuro e, principalmente, aprender com os erros do passado.

Além disso, o gestor fica muito mais à vontade para buscar formas de investimentos ou trabalhar com a captação de recursos. Dessa forma, o empreendimento tem mais tempo de analisar quais são as melhores opções para rentabilizar o capital ou trabalhar com juros menores no mercado ao necessitar de empréstimos.

Projetar as faltas e administrar as sobras podem definir muito a respeito do planejamento estratégico no sentido de utilizar o que sobrou em algum investimento, ou até mesmo aproveitar a questão da falta para que os problemas possam se transformar em ideias e quem sabe em oportunidades de crescimento.

Quais as principais vantagens do fluxo de caixa projetado?

O fluxo de caixa projetado auxilia a empresa a ter, sobretudo, um planejamento financeiro real e aplicável feito a partir de dados reais do próprio negócio, e não sobre hipóteses. Apenas por meio dele sua empresa vai saber, ao certo, quando recorrer a empréstimos ou outras formas de monetizar. E tem mais? Acredite, sim! Por meio do fluxo de caixa é possível:

  • determinar a data mais acertada de pagamentos, tanto para fornecedores como para colaboradores;
  • analisar o ciclo de clientes;
  • diferenciar gastos recorrentes de gastos esporádicos;
  • a partir do tópico anterior será mais fácil estabelecer uma reserva financeira de emergência;
  • melhorar a gestão de recursos empresariais;
  • diminuir os erros no gerenciamento financeiro e organizacional

É através deste fluxo de caixa que se determina qual é o capital de giro, a capacidade da empresa honrar seus compromissos em curto prazo, as ações preventivas a serem tomadas, entre outros pontos tão importantes quanto esses citados.

Banners reposição de estoque

Como é feito o fluxo de caixa projetado?

Ele é realizado através de planilhas ou anotações a respeito de todo capital que entra e sai da empresa, e geralmente é atualizado diariamente.

Mãos de duas pessoas fazendo análise de dados.

Como fazer um fluxo de caixa eficiente?

Para elaborar um fluxo de caixa projetado eficiente e fiel à realidade é preciso ter, como ponto de partida, estes elementos:

  • despesas variáveis e fixas;
  • saldo inicial do caixa;
  • intervalo de tempo entre entradas (recebimentos);
  • planejamento de contas.

Todos esses itens citados acima devem ser inseridos na planilha de projeção de fluxo de caixa. Assim, o ideal é projetar as contas a pagar e a receber, prevendo futuras despesas, assim como a expectativa de vendas ou capitalização de alguma outra forma.

Parece algo simples, mas é muito importante que esta atitude faça parte da agenda de compromissos do empreendimento. Uma das principais fontes de informação na hora de fazer o fluxo de caixa projetado é o próprio histórico da empresa, além das transações futuras, é claro. Na intenção de se minimizar ainda mais as possibilidades de erro, podem ser definidos diversos “quadros de segurança”, como otimista, pessimista, padrão, etc.

Lembre-se de detalhar os dados obtidos o máximo possível e evite grandes intervalos de tempo.

A medição posterior é também de fundamental importância para verificar se o fluxo de caixa projetado tem seguido padrões corretos. Uma alternativa para se fazer esta análise é sempre acompanhar o que foi previsto e o que foi efetivamente realizado.

Quando se trabalha com o fluxo de caixa projetado, a tendência é que a gestão dos recursos financeiros da empresa melhore significativamente, tornando os números favoráveis muito mais expressivos, e diminuindo sensivelmente os custos destinados ao financiamento da atividade empresária. Atualmente, ter o máximo de informações possíveis a respeito do seu empreendimento e se antecipar a possíveis surpresas é mais do que uma opção para uma boa administração: é uma atividade essencial ao sucesso da empresa.

Cofre pequeno de porco com dinheiro sendo colocado nele.

Estrutura de um fluxo de caixa projetado

A fim de ajudar nessa missão vamos te contar três grupos fundamentais para extrair as informações necessárias à projeção de fluxo de caixa:

  • operacional: diz respeito ao capital que mantém uma empresa em funcionamento (receitas de vendas, de custos, de produção e de administração);
  • investimento: neste ponto devem constar as movimentações empresariais e os investimentos que o negócio pode ter precisado fazer como compras de bens e aplicações financeiras;
  • financiamento: entradas e saídas de juros, amortização de empréstimos bancários, etc.

Ademais, elabore dois projetos: é preciso ter um projeto específico para a projeção do fluxo de caixa e outro projeto visando a viabilidade econômica da sua atividade empresarial.

Então, entendeu a importância de criar um fluxo de caixa adequado a segurança que ele proporciona ao empreendimento? Como você cuida do fluxo de sua empresa? Deixe seu comentário nos contando!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?