A área de gestão comercial é o coração de qualquer empresa. Se ela não vai bem, é difícil manter o negócio em funcionamento. Quando as vendas diminuem, é complicado manter o nível de qualidade oferecido aos clientes e conquistar a confiança dos investidores.
Como uma avalanche, a saúde da gestão comercial acaba refletindo em outros setores.
Por isso, é necessário ficar ligado na qualidade da gestão comercial da sua empresa. Nós separamos aqui algumas dicas que vão potencializar essa área em seu negócio. Confira agora mesmo!
Não existe uma definição simples e clara para gestão comercial. Mas podemos entendê-la como a gerência dos recursos relacionados à atividade comercial. Ou seja, a administração otimizada dos recursos tecnológicos, humanos e financeiros da área comercial.
Na prática, o gestor comercial será o profissional responsável por:
Com isso, podemos entender que a gestão comercial possui dois viés de suma importância: o estratégico e o operacional.
Afinal, o gestor trabalha com tudo que é relacionado às ações a serem realizadas pelo setor e delega as funções operacionais. Ele também as acompanha a fim de garantir que todas sejam executadas de acordo com o planejamento.
Depois de ler o tópico acima, já deu para perceber que a gestão comercial é muito importante em qualquer negócio, independentemente do seu porte ou ramo de atuação, não é mesmo?
O gestor comercial deve cuidar diretamente de todas as ações relacionadas às vendas e ao relacionamento com clientes e fornecedores. O objetivo é garantir que a empresa se desenvolva de maneira sustentável e se mantenha no mercado, favorecendo a sua expansão e crescimento.
Assim, existem alguns benefícios importantes que uma boa gestão comercial é capaz de trazer às empresas. Confira os principais.
É impossível pensarmos em planos estratégicos sem a definição clara e adequada das metas. Uma gestão comercial bem executada permite que os objetivos sejam definidos de maneira mais coerente.
Logo, é mais fácil definir as estratégias que serão utilizadas e as principais métricas que devem ser acompanhadas. Assim, pode-se saber se as ações estão condizentes com o objetivo do negócio, reduzindo os riscos de insucesso.
A gestão comercial está a cada dia mais tecnológica, principalmente devido ao aumento crescente no volume de dados. Hoje existem muitos softwares capazes de transformar o dia a dia do gestor, automatizando tarefas e oferecendo a ele uma série de informações importantes para basear a tomada de decisão.
Dessa maneira, é possível obter mais conhecimento sobre o mercado e também sobre os públicos de interesse da empresa, como clientes e fornecedores. Com mais informações e a tecnologia certa, muitos processos podem ser automatizados e as decisões se tornam mais acertadas e proveitosas, trazendo resultados benéficos no curto, médio e longo prazo.
Lembre-se que algumas empresas não conseguem vender mais porque não utilizam as práticas certas para isso. Por isso é indispensável desenvolver processos que compreendam melhor os clientes e ofereçam itens que correspondam às suas necessidades.
Esse com certeza é um dos benefícios mais buscados pela gestão comercial. Quando todos os pontos da área são mais bem estruturados, existe um planejamento estratégico e o gestor possui informações e dados precisos sobre os seus clientes e sobre o mercado, é mais fácil conseguir pensar em ações que aumentem as vendas.
Isso significa abordagens mais personalizadas e promoções diferenciadas. Além de campanhas de marketing mais precisas, produtos disponíveis de acordo com as exigências da clientela etc. O resultado dessas ações é mais pessoas comprando do seu negócio e com um ticket médio maior.
Faz parte da gestão comercial processar dados financeiros referentes às datas de pagamentos dos fornecedores, contas a receber, fluxo de caixa, entre outros.
Assim, quando existe a figura do gestor comercial e também há o uso da tecnologia adequada, é possível ter um controle maior sobre todos esses pontos, garantindo o crescimento sustentável da empresa.
É impossível realizar um bom planejamento de vendas, por exemplo, sem dados precisos do setor. Logo, é preciso ter ideia do fluxo de caixa, dos custos fixos e variáveis, dos preços dos fornecedores, da sazonalidade do seu produto e de outras informações que só uma boa gestão pode oferecer.
Quando há um bom controle financeiro, por outro lado, a empresa consegue conceber os momentos certos de expandir e retrair para crescer de forma saudável, sem comprometer seu patrimônio.
Além disso, com um bom controle financeiro é mais fácil ter uma boa política de preços, definindo corretamente o preço de venda e a margem de contribuição de cada item, favorecendo o fluxo de caixa e a vida financeira do negócio.
A gestão comercial também ajuda o setor de compras. Afinal, é papel do gestor conhecer muito bem o seu público e a variação das vendas. Além de oferecer informações valiosas ao departamento de compras sobre as preferências do seu público e giro médio do estoque.
Quando essas informações estão padronizadas e disponíveis, o setor de compras se torna mais afinado, buscando por fornecedores que ofereçam exatamente o que os seus clientes desejam e com preços mais competitivos.
Já está convencido de que a gestão comercial é de suma importância para qualquer negócio? Veja algumas dicas importantes para melhorar esse setor na sua empresa:
Como você viu, a gestão comercial é um setor importantíssimo para qualquer empresa. Afinal, ela cuida diretamente do contato com os clientes e fornecedores e também das ações que influenciam nas vendas da sua empresa.
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