Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Entendendo o que é computação em nuvem: do conceito à prática

Tempo de leitura: 5 minutos O termo Cloud computing ou computação em nuvem está na moda. É uma expressão muito utilizada, mas pouco compreendida. De forma simples e objetiva, Cloud computing é um serviço que permite compartilhar recursos, software e informações, através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet. Particularmente, acredito muito no potencial da computação em nuvem e sem dúvidas esse é o caminho natural da tecnologia da informação.
Entendendo o que é computação em nuvem: do conceito à prática
Marketing ATS
Marketing ATS
Tempo de leitura: 5 minutos

O termo Cloud Computing, ou computação em nuvem, está na moda. Mais que isso: é uma adaptação necessária aos tempos modernos. Mesmo que muito utilizada, essa expressão ainda não é tão compreendida assim.

Um breve exercício mental vai te fazer entender esse sistema e querer adotá-lo hoje para sua empresa e até na sua vida pessoal: digamos que você tenha que acessar fora do seu local de trabalho uma diretriz que você sabia ter em seu computador, mas que pela correria acabou por não imprimi-lo.

E agora? Imaginamos que você não tenha memória fotográfica, então o que você ia fazer, que necessitava das informações do documento inacessível, não é finalizado. Você perdeu tempo, dinheiro e, quem sabe, até mesmo o cliente. Péssimo, não é? A computação em nuvem inibe situações assim!

Ficou curioso? A ATS Informática te explica melhor o que é o cloud computing e como ele funciona na prática neste artigo.

O conceito de computação em nuvem

De forma simples e objetiva, cloud computing ou computação em nuvem é um serviço que permite compartilhar recursos, softwares e informações através de qualquer computador, tablet ou celular conectado à Internet.

É comum ver muitas pessoas receosas com essa nova tecnologia, talvez pela insegurança com algo ainda desconhecido ou apenas pela ausência de entendimento do recurso. Aprender por meio de exemplos sempre é mais fácil, então que tal analisar o conceito de computação na nuvem em paralelo com o desenvolvimento das companhias de eletricidade?

Inicialmente, o setor elétrico era limitado tanto com restrições geográficas entre geração de energia como também no setor de consumo. Muitos clientes (principalmente as indústrias) tinham que investir na própria geração de energia. Com a evolução das novas tecnologias, tornou-se possível separar geograficamente a geração do consumo, com um modelo consolidado e de larga escala.

Deste modo, surgiram os grandes grupos e estatais de abastecimento de energia elétrica. A partir de então os clientes, industriais ou não, conseguiram ter acesso energia elétrica de forma “mágica” e eficiente. Colocamos nossos aparelhos na tomada e eles simplesmente funcionam. Não nos preocupamos com capacidade e disponibilidade. Na mesma tomada que plugamos um carregador de celular, ligamos, no minuto seguinte, um ferro de passar roupa ou até mesmo esteira ergométrica. A Cia. Elétrica está preparada para atender nossa demanda.

A computação em nuvem é assim também: uma mágica muito bem programada e desenvolvida a fim de facilitar acessos e compartilhamentos de dados e documentos na sociedade imediatista e em constante movimento.

5 Principais benefícios da computação em nuvem

Dissemos que essa mudança do modelo convencional e arcaico de arquivamento de dados e documentos veio para somar na rotina empresarial e da sociedade em geral, mas imaginamos que você precise de mais do que uma afirmação vaga para se render a essa transformação nos setores internos da sua empresa, correto? Citaremos alguns motivos pelos quais muitas organizações têm investido em programas, aplicativos e softwares de gestão na online de atos e dados:

1. Adaptação à realidade tecnológica

Não há mais espaço para uma gestão empresarial a papel e caneta, então a minimização de processos repetitivos acaba sendo feita por meio da implementação da automação das atividades de uma empresa.

Deste modo, a computação em nuvem, seja para o armazenamento de dados e documentos ou para sua própria produção deve ser uma das prioridades de um gestor antenado e qualificado. Todas as novas tecnologias chegaram de forma muito mais natural ao seu negócio.

2. Escalabilidade e elasticidade no uso de serviços

A elasticidade é uma de suas grandes vantagens do cloud computing e nós explicamos por que: se o espaço digital e online que você possui para arquivamento estiver pequeno por conta do crescimento do negócio, não tem problemas, basta solicitar um upgrade do sistema sem precisar da trocar equipamentos.

A manutenção desses sistemas e programas também é muito mais facilitada do que se imagina.

3. Custo-benéfico para empresa e cliente

Outra vantagem é o melhor aproveitamento dos investimentos em hardware. Antes era necessário instalar softwares pesados na máquina do cliente. Hoje, essa parte mais pesada fica na “nuvem”, e o usuário precisa apenas de um navegador e uma boa conexão à internet para utilizar o serviço da empresa.

A infraestrutura e funcionamento interno da empresa também sente essa redução de custos, haja vista que o que anteriormente requisitava pessoal e material específico hoje pode ser redirecionado para setores que ainda necessitam de otimizações.

4. Otimização de tempo

Ter ao alcance de um clique os serviços da computação em nuvem faz diferença para o uso do tempo produtivo do seu negócio.

Se preocupa com a possibilidade de indisponibilidade de serviços de TI desse recuso? Saiba que a probabilidade disso acontecer é uma em um milhão, haja vista a tecnologia de ponta utilizada para idealizar e proteger um programa de computação em nuvem.

5. Segurança das informações

Danos inimagináveis podem advir de situações nas quais não houve uma incisiva segurança de dados, seja da sua atividade empresarial ou do seu cliente. Trabalhe com a prevenção de riscos! Uma cloud computing conta com firewalls, grupos e zonas de segurança organizadas em muitas camadas, e só acessa quem, de fato, está liberado para isso.

Ademais, políticas públicas de proteção de dados são aplicadas massivamente a esse tipo de aplicação.

Importância da computação em nuvem

Além destes pontos já destacados é interessante falar sobre a mobilidade empresarial observada pelo trabalho remoto. Diversas empresas nunca ouviram falar sobre a computação em nuvem, e com o advento da pandemia ela foi implementada as pressas e deu muito certo, afinal as pessoas precisavam continuar o desenvolvimento de seu labor habitual e ainda cumprir com o isolamento social.

Estava proibido, no começo, sair de casa. Quem dirá então deslocar-se até a empresa! E aí? O datacenter físico, por mais avançado que fosse, tornou-se peso de porta. O acesso a dados e documentos da atividade empresarial teve de ser digitalizado, dando vazão então a computação em nuvem na forma mais real e prática possível.

Não há por que retroceder agora, e se essa tecnologia funcionou tão bem em tempos de crise, imagine o potencial que esse recurso pode propiciar ao seu negócio em tempos de calmaria?

 

Tenha em mente que esta transformação não acontece da noite para o dia. O desenvolvimento de inteligências artificiais e machine learning é constante. Inicialmente, esse processo era possível apenas para grandes empresas. Muitas construíram suas “nuvens privadas,” assim como no passado construíram suas estações de energia próprias. Hoje, com o avanço da tecnologia a computação em nuvem está disponível para todos.

 

A ATS Informática divide com o mercado de trabalho a expectativa de que cada vez mais soluções tecnológicas serão acessíveis a pequenos, médios e grandes negócios. Conte conosco para alavancar seu negócio!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?