Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Como contratar um bom contador para sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos Cada centavo conta para os empresários, por isso, é muito importante que a sua empresa esteja economicamente saudável. Mesmo se você estiver usando um bom software contábil para ajudar no controle de custos, o benefício da contratação de bons contadores vai muito além dos números.
Como contratar um bom contador para sua empresa?
Marketing ATS
Marketing ATS
Tempo de leitura: 3 minutos

Cada centavo da empresa conta para o dono, por isso, é muito importante que o seu negócio esteja economicamente saudável. Mesmo se você estiver usando um bom software de gestão para ajudar no controle financeiro, estoque, fiscal e das vendas, o benefício da contratação de bons contadores vai muito além dos números. Antes de contratar um contador, porém, certifique-se de compreender as quatro áreas básicas de atuação prática da contabilidade:

Serviços de consultoria de negócios

Um contador deve ter conhecimento sobre seu ambiente de negócios, a sua situação fiscal e as suas demonstrações financeiras. Contadores podem oferecer conselhos sobre tudo, desde seguro até a expansão da empresa. Contadores podem trazer um novo nível de insight, simplesmente em virtude de sua perspectiva.

Contabilidade de manutenção de registros

Esta é talvez a mais básica das disciplinas de contabilidade. Um contador pode ajudar a criar sistemas de contabilidade e mostrar como usá-los. Um bom sistema permite avaliar a rentabilidade e modificar os preços. Ele também permite que você monitore as despesas, controle o orçamento, identifique tendências e reduza as taxas de prestação de contas exigidas para elaborar as demonstrações financeiras e declarações fiscais.

Conselho fiscal

Contadores que prestam assistência em questões relacionadas a impostos geralmente podem fazê-lo em duas áreas: cumprimento das obrigações fiscais e planejamento tributário. Planejamento refere-se a reduzir a sua carga fiscal global. Cumprimento fiscal refere-se a obedecer às leis fiscais.

Auditoria

Estes serviços são mais comumente exigidos pelos bancos como condição para um empréstimo. Existem vários níveis de auditoria, que vão desde a simples elaboração das demonstrações financeiras até uma auditoria real, onde o contador ou outro terceiro fornece garantias de que a informação financeira de uma empresa é precisa.

Escolhendo um contador

A melhor maneira de encontrar um bom contador é obter uma referência do seu advogado, do gerente do seu banco, de um amigo ou um colega de trabalho. Uma vez que você chegar a alguns bons candidatos, é importante determinar o quanto do trabalho de sua empresa você vai fazer e quanto vai ser feito pelo contador.

Serviços de contabilidade podem ser divididos em três grandes categorias: o registro das operações, organização e geração de retornos e demonstrações financeiras.
Embora as duas primeiras categorias exijam um nível de qualificação inferior à terceira, muitas empresas pagam o mesmo salário para todos os três, por isso é importante determinar exatamente o que você quer do trabalho de um contador.

Entrevistando os candidatos

Durante as entrevistas, seu objetivo principal é descobrir acerca de três coisas: serviços, personalidade e honorários. Aqui está o que pedir em cada área:

Serviços

A maioria das empresas de contabilidade oferecer serviços fiscais e de auditoria. Mas o que falar sobre escrituração? Consultoria de gestão? O contador vai ajudar você a projetar e implementar sistemas de informação financeira? Um contador pode oferecer serviços que incluem operações de análise de empréstimos e financiamentos, preparo, revisão e elaboração de demonstrações financeiras e gestão de investimentos.

Personalidade

O estilo do contador é compatível com o seu? Certifique-se de que as pessoas que você entrevista serão as mesmas que irão gerir o seu negócio. Em muitas empresas de contabilidade, alguns parceiros lidam com as vendas e novos negócios para, em seguida, passar o trabalho para outras pessoas.

Banners reposição de estoque

Ao avaliar a competência e compatibilidade, solicitar aos candidatos como eles iriam lidar com situações relevantes para você. Por exemplo: Como você lidaria com uma auditoria no escritório? Ouça as respostas e decida se é assim que você gostaria que seus negócios fossem tratados.

Honorários

Pergunte sobre isso antecipadamente. A maioria das empresas de contabilidade cobra por hora. No entanto, outros trabalham por um preço mensal. Obtenha uma série de orçamentos de diferentes contadores. Também tente obter uma estimativa do total de encargos anuais com base nos serviços que foram discutidos.

No entanto, não baseie sua decisão apenas no custo. Também não se esqueça de pedir referências e chamá-las para descobrir quão satisfeitos elas estão com os serviços, honorários e disponibilidade.

Redigindo um contrato

Depois de fazer uma escolha, escreva os termos do acordo em um contrato de compromisso. O documento deve detalhar as declarações a serem preparadas e os honorários a serem cobrados. Isso garante que você e seu contador tenham as mesmas expectativas.

Além disso, mantenha o controle contábil. Não entregue ao seu contador uma caixa de sapatos cheia de recibos! Anote os detalhes de todos os cheques em seu registro de cheques, sejam eles para utilitários, suprimentos e assim por diante. Da mesma forma, identifique as fontes de renda sobre seus comprovantes de depósitos bancários. Quanto melhor você manter seus registros, menos tempo o seu contador tem para gastar e mais barato serão o seus honorários.

É uma boa ideia falar com seu contador a cada semana. Rever as demonstrações financeiras e os possíveis problemas, de modo que você saiba para onde seu dinheiro está indo. Seu contador deve ir além de números impressionantes: ele deve sugerir formas alternativas de redução de custos e sempre responder prontamente as ideias ou perguntas que você tenha.

 

Ainda tem dúvidas? Fale com nossos especialistas, eles poderão lhe recomendar bons Contadores que são parceiros da ATS.

 

Fonte: Universidade ATS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?