Abrir seu e-commerce não é uma tarefa fácil. É preciso planejar bem, saber escolher a melhor tecnologia, trabalhar seu posicionamento e investir em comunicação. Para você ter ideia, 60% das lojas virtuais fecham em menos de um ano. Para você não fazer parte deste número, você precisa se organizar. Pensando nisso, juntamos 4 dicas neste post para te ajudar a abrir seu e-commerce. É um checklist para guiar você na hora de abrir sua primeira loja virtual. Fique de olho em cada tópico e você vai estar indo na direção certa, diminuindo riscos de falhas e garantindo mais sucesso para sue futuro e-commerce. Confira:
O primeiro passo na abertura de qualquer negócio, seja virtual ou não, é o planejamento. É preciso traçar um bom plano de negócios e um bom benchmarketing antes de começar. O benchmarketing é uma análise da concorrência. Com ele você vai entender melhor qual é a realidade do mercado que você vai entrar e quais seus concorrentes. Nesta fase você vai ter muitos bons insights para o desenvolvimento do seu e-commerce. Já o plano de negócio é essencial para que dê início e mantenha seu e-commerce funcionando bem, sem falhas e prejuízos. Nele você vai planejar tudo, desde o caixa até o planejamento de comunicação. Coloque tudo no papel e você vai ter um material rico para começar.
Depois do planejamento, é hora de você definir qual é a melhor plataforma para seu negócio. Você pode optar por um serviço de e-commerce gratuito, de código de fonte aberto ou pago. As gratuitas são limitadas e oferecem pouca possibilidade de customização, mas é ideal para quem quer começar e não tem muito dinheiro para investir. As plataformas de código aberto também são gratuitas, mas exigem que você tenha um alto conhecimento de programação ou que você contrate alguém. E as pagas oferecem todo suporte e desenvolvimento, mas elas ficam com parte da sua receita. Você precisa analisar cada uma das possibilidade e definir qual forma é a melhor para seu primeiro e-commerce. O ideal, se você entende pouco do assunto, é procurar uma consultoria de alguém especializado.
Estes dois pontos são os mais importantes para um e-commerce. Sem segurança e uma boa logística, seu produto não vai chegar a tempo para seu cliente e os dados que ele compartilhar na plataforma podem correr sérios riscos. Nesta etapa não economize em nada, tanto em tempo quanto em dinheiro! O barato aqui pode sair muito caro depois. Então contrate alguém que entenda de e-commerce e que possa garantir total segurança para seus clientes. E para a logística, tenha um plano muito bem elaborado, que garanta agilidade e confiabilidade na entrega.
Finalmente é hora de comunicar para a internet que sua loja está no ar! Aqui você vai investir em anúncios, conteúdo e tudo mais que possa levar seu público para a sua página, claro, comprando seus produtos. Sem uma boa comunicação, sua loja fica vazia! Nunca se esqueça disso.
Se você seguir estes 4 passos, então você vai estar pronta para abrir seu primeiro e-commerce e garantir o sucesso da sua empreitada. E se você ainda tiver alguma dúvida, pergunte aqui nos comentários que nós te vamos te responder e te ajudar em tudo que pudermos!