Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Mobilidade empresarial: 5 motivos para ter a gestão da sua empresa na palma da mão

Tempo de leitura: 4 minutos O trabalho remoto é uma tendência irreversível. No Brasil, há sondagens que apontam que 45% das empresas adotam esse modelo de funcionamento. Com as recentes […]
Mobilidade empresarial:  5 motivos para ter a gestão da sua  empresa na palma da mão
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

O trabalho remoto é uma tendência irreversível. No Brasil, há sondagens que apontam que 45% das empresas adotam esse modelo de funcionamento. Com as recentes mudanças nas regras trabalhistas, esse número deve aumentar. E, com ele, a quantidade de gestores que optam pela mobilidade empresarial para administrarem seus negócios.

Empresários normalmente já passam longos períodos longe do local físico de trabalho, uma vez que precisam viajar para fechar acordos, visitar feiras de negócios e prospectar novos clientes e fornecedores. O distanciamento físico pode ser desafiador, uma vez que decisões cruciais precisam passar pelo empresário.

A mobilidade empresarial garante a possibilidade de gerir o negócio à distância, proporcionando proteção e agilidade na tomada de decisões. Essa tendência se baseia em tecnologias como cloud computing e segurança digital para possibilitar a gestão remota da empresa.

Entenda, a seguir, as principais vantagens dessa prática e como implementá-la em sua empresa.

Mobilidade empresarial: 5 benefícios que você precisa conhecer

1. Agilidade e qualidade na tomada de decisões

Já passou por uma situação em que determinada decisão ficou travada porque a equipe não conseguiu contato imediato com você ou outro gestor? Quais foram as perdas acumuladas por uma falha de comunicação?

Com a possibilidade de receber as demandas e acessar os dados rapidamente em seu smartphone, as decisões podem ser tomadas em poucos instantes. E não só isso: elas ganham base factual com dados da organização acessados diretamente por meio do ERP. Assim, o empreendedor não precisa decidir algo às cegas por conta da urgência do assunto. Ele sabe exatamente o que tem e do que precisa no momento.

2. Ganho de produtividade e eficiência

Ao ter acesso remoto às informações e processos empresariais, o empresário pode trabalhar no mesmo ritmo de sempre, sem precisar ligar ou enviar e-mails aos funcionários requisitando informações. Essa possibilidade garante uma maior produtividade em home-office e durante deslocamentos prolongados — como viagens de negócios.

3. Colaboração efetiva com a equipe

Um dos maiores desafios do trabalho remoto é manter o contato com os outros colaboradores da equipe de maneira produtiva, evitando contatos redundantes e com um fluxo de informações constante.

Embora a produtividade seja uma das maiores preocupações em relação ao teletrabalho, pesquisas mostram que, com tecnologias eficientes, é possível produzir ainda mais à distância do que no escritório. Com o sucesso nesse quesito, a empresa pode passar a adotar uma cultura mais colaborativa, permissiva e, ao mesmo tempo, estimular a busca por resultados.

4. Visão ampla do negócio

Assim como no sistema integrado instalado em uma estação fixa, uma solução móvel para trabalho à distância proporciona um panorama completo do negócio, incluindo fluxo de caixa, tendência de vendas, estoque e resultados operacionais. As melhores soluções do mercado contam, ainda com recursos que permitem a liberação remota de pedidos — ou seja, quando é necessário aprovar uma venda sem a presença física do gestor.

Observando todos os gráficos pertinentes às operações da empresa, o empresário consegue realizar também o acompanhamento das metas à distância, podendo controlar e estipular outros prazos.

5. Redução de custos

Se por um lado o teletrabalho exige equipar os usuários corporativos com dispositivos eletrônicos — o que requer investimento inicial — ao longo do tempo é possível diminuir os custos com o trabalho à distância. A mobilidade empresarial também não requer gastos com treinamentos, uma vez que smartphones já fazem parte do cotidiano dos brasileiros.

É importante lembrar que também existem custos decorrentes de perdas de oportunidades e atrasos nas tomadas de decisões, situações que podem ocorrer quando o gestor não está presente no escritório. Portanto, investir em tecnologias que eliminem essas perdas pode gerar um retorno maior do que você imagina.

Como implementar a mobilidade empresarial

Quando se fala em mobilidade empresarial, estamos tratando de um conjunto de práticas de gestão, tecnologias e processos corporativos que possibilitam o gerenciamento remoto da empresa. Não basta apenas adquirir um celular e partir para a viagem: é necessário ter uma organização de TI eficiente, inclusive para resguardar a segurança dos dados. Confira abaixo algumas dicas.

Análise da situação atual

O primeiro passo é observar as necessidades que levam à necessidade de utilizar tecnologias móveis e o que é necessário. Aqui, o empresário deve focar em quais processos requerem a mobilidade enquanto solução, quantos e quais dispositivos e apps devem ser adquiridos, quais colaboradores ficarão responsáveis e, é claro, qual o investimento estimado.

Aqui vale lembrar: nem sempre a compra de dispositivos de uso exclusivo do trabalho é a alternativa mais viável. Hoje, as empresas permitem que os colaboradores usem seus próprios aparelhos como instrumentos corporativos. Apesar de complicar os limites entre informações pessoais e profissionais, é uma maneira de evitar gastos.

Banners reposição de estoque

Criação de uma gestão da mobilidade

Essas questões e outras podem ser solucionadas com uma boa gestão de mobilidade, o que implica também em uma governança eficiente de TI. Essa etapa é necessária para colocar limites claros em relação ao uso dos dispositivos, permitir o acesso remoto para vigilância e limpeza do aparelho, quando necessário.

Trata-se de medidas necessárias para garantir a segurança dos dados empresariais e o correto uso do aparelho. Por isso, é necessário ter uma norma clara em relação à questão da privacidade e utilização apropriada.

Planejamento estratégico da mobilidade

Aqui, são estabelecidos os indicadores, necessidade de infraestrutura, integração com outros dispositivos e atualização dos dados em tempo real por meio de uma conexão segura. As metas devem incluir a previsão de redução de custos, eliminação de retrabalho e produtividade.

Compra e instalação dos dispositivos

A etapa final é a aquisição dos equipamentos necessários e/ou dos aplicativos que devem ser instalados. Os gastos devem ser aproximados ao que foi estipulado na fase de planejamento. Por fim, o acompanhamento dos indicadores dirá se a estratégia de mobilidade está sendo executada corretamente ou não.

O trabalho remoto é uma realidade consolidada. Tanto colaboradores quanto gestores têm ao alcance ferramentas eficazes para desempenharem suas funções sem estarem fisicamente presentes no local de trabalho. Sua eficácia e segurança depende, entretanto, de uma boa gestão de TI na empresa e do uso de um software ERP que se ajuste às políticas de acesso remoto da empresa e ofereça mecanismos de acesso aos dados e gestão à distância.

Saiba como otimizar a gestão do seu negócio com o nosso ebook Gestão do Varejo. Baixe agora gratuitamente e aprenda como funciona um sistema integrado.

 

 

 

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?