Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Gestão inteligente: entenda como um ERP pode ajudar seu negócio

Tempo de leitura: 4 minutos Com o crescimento exponencial de inovações tecnológicas para o mercado empresarial, cada vez mais, fala-se em metodologias e estratégias de otimização de processos internos dentro […]
Gestão inteligente: entenda como um ERP pode ajudar seu negócio
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

Com o crescimento exponencial de inovações tecnológicas para o mercado empresarial, cada vez mais, fala-se em metodologias e estratégias de otimização de processos internos dentro de um empreendimento.

Surge, assim, o conceito de gestão inteligente, um modelo de gestão empresarial ao qual imbricam-se soluções tecnológicas a fim de melhor assessorar os processos de uma empresa.

E assim, creditando à revolução tecnológica o título de uma grande solucionadora de dores e necessidades, muitos empreendedores buscam propostas digitais eficazes para ressignificar suas ações em alinhamento com as novas pautas do mercado.

Uma empresa que pauta os seus processos por meio de um modelo de gestão inteligente acaba contando com maior agilidade, flexibilidade e eficácia de suas atividades. E, claro, nem precisamos dizer que utilizar-se de um software é uma ação visionária, posto que mantém a empresa muito à frente das demais empresas de mesmo nicho que não o fazem.

A automatização dos processos corrobora, assim, para a diminuição de operações manuais e, consequentemente, reduz-se a margem de erro e redireciona os colaboradores para a efetivação de ações mais estratégicas e menos operacionais.

Vestindo-se de tecnologia, a empresa pode integrar todos os seus processos harmoniosamente, promovendo maior facilidade de comunicação entre os setores que a compõem.

O que é um ERP? Entenda de uma vez por todas!

Um dos sistemas que representa muito bem um modelo de gestão inteligente é o ERP, o sistema de gestão integrado. Em tese, um ERP consiste em um ou mais softwares que têm como grande função automatizar a gestão empresarial, desde os processos mais básicos até os mais estratégicos de uma empresa.

Em linhas gerais, os softwares de ERP são modularizados, ou seja, contam com alguns módulos que podem ser implementados e que visam atender algumas especificidades requeridas pela empresa.

Assim, temos os módulos que dizem respeito às questões de compra, finanças, gestão de pessoas, contabilidade e vendas. Em um sistema de ERP, esses módulos são integrados, o que significa que são interligados de modo que as informações são compartilhadas, levantando dados gerenciais em tempo real, a depender da demanda.

Em alguns sistemas de ERP mais modernos, a estruturação do software assume outra característica, visto que o sistema em si é focado em processos, considerando que muitos desses transpassam vários módulos e departamentos da empresa.

Vantagens de implementar um sistema ERP

Agora que você já está por dentro do que consiste um sistema de ERP, passemos para os benefícios que a contratação desse sistema de gestão inteligente pode gerar à sua empresa.

  • Respostas mais rápidas e eficientes:

O sucesso e o fracasso de uma empresa estão extremamente atrelados com a sua eficiência e rapidez de processamento. O sistema ERP promove um maior fluxo de comunicação em um menor tempo, o que possibilita o processamento mais rápido das vendas e das comunicações internas.

  • Padronização dos processos: 

O sistema ERP age de forma a tornar os processos compreensíveis e padronizados, ação esta imprescindível para qualquer tipo de processo empresarial, visto que todas as atividades estarão alinhadas sob a égide de um mesmo parâmetro.

  • Diminuição de custos: 

Com a centralização de informações e dados, todas as atividades dos diversos setores podem ser assessoradas, gerenciadas e otimizadas pelo mesmo software, assim dispensa-se um software para cada setor, seja um para a gestão financeira e outro para a gestão de pessoas, por exemplo.

  • Informações mais seguras: 

Garantir a proteção dos dados empresariais é extremamente importante para a saúde e o sucesso de uma empresa. E com o sistema de ERP, todos os dados de seu empreendimento serão integrados em um único e mesmo repositório.

O que você deve saber antes de investir em um ERP?

Naturalmente esta questão diz respeito às particularidades e especificidades de cada empresa, mas podemos enunciar alguns elementos de suma importância que podem te nortear no momento de contratação dos módulos de um ERP.

Volume de processamento

Tudo depende do volume de processamento que será feito no módulo contratado. O investimento em um sistema de processamento exige a avaliação da quantidade de dados a serem processados – de qualquer forma, contar com um sistema de gerenciamento otimiza o tempo e os custos do trabalho manual.

Pensa nas questões: quantas contas são feitas? Quantas empresas você tem? Quantos dados são desprendidos na gestão de seu orçamento? Dependendo do volume, faz sentido contratar um módulo de controle orçamentário em seu ERP.

Custo benefício

Para pensarmos no custo benefício, podemos fazer uma comparação de custos. O custo de contratação e implementação do módulo seria maior ou menor do que o custo de não contratação e implementação?

A não contratação do módulo pode, muitas vezes, sugerir o gasto de tempo em execução manual de processos em planilhas eletrônicas, sujeitas a erro.

Nesse sentido, ao invés da equipe se preocupar e se dedicar exclusivamente com a realização de suas respectivas atividades, acabam se envolvendo com processos operacionais, facilmente realizados por alguns módulos de ERP.

Consequentemente, é a sua empresa que estará perdendo em lucratividade e rentabilidade, posto que esses processos operacionais poderiam ser automatizados, promovendo mais tempo para que os colaboradores foquem em atividades e estratégias mais relevantes.

Andamento dos processos internos da empresa

Para saber se é o momento certo de investir em um ERP e qual módulo contratar, é muito importante estar inteirado do andamento dos processos internos de sua empresa.

Tais processos são morosos ou rápidos? Estruturados ou não possuem nenhuma padronagem de execução? Como anda o desempenho de cada colaborador? É possível mensurar os resultados de seus colaboradores de forma assertiva e precisa?

Essas perguntas devem ser levadas em conta na hora de se contratar um sistema de ERP, afinal, a ineficiência dos processos internos de um empreendimento pode tornar a gestão menos eficaz e exata.

Nesse sentido, a contratação de um sistema ERP pode ser um divisor de águas, uma vez que oportuniza a padronização elementar a todas e quaisquer atividades basais da empresa. Além, é claro, de aperfeiçoar os processos já consolidados, garantindo mais precisão e menos risco de erros.

Gostou do nosso post? Então, não deixe de compartilhá-lo com os seus amigos nas redes sociais, assim levamos mais informações úteis para um maior número de pessoas.

Para mais dicas como essa, acompanhe as nossas publicações semanais aqui no blog. Aqui você se mantém informado com conteúdos de qualidade e solucionadores.

Até mais.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?