Sistema de Gestão Integrado

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Os sistemas Resulth da ATS acompanham o crescimento das atividades da sua empresa. São sistemas integrados, de rápida implementação, fácil utilização e excelente custo-benefício.

Solicite um orçamento

Encontre a solução ideal para o seu negócio

Entenda qual o melhor sistema de gestão para sua empresa

Agilize e simplifique as operações da sua empresa com as soluções ATS. Elas vão ajudar você nos principais desafios do dia a dia da sua gestão.

Solicite um orçamento
BLOG

Como a automatização por meio do Resulth ERP aumenta a produtividade

Tempo de leitura: 4 minutos Entenda o que é a automatização de processos, quais as vantagens que ela oferece e como o Resulth ERP pode ajudar a melhorar a produtividade da sua empresa!
Como a automatização por meio do Resulth ERP aumenta a produtividade
Equipe ATS
Equipe ATS
Tempo de leitura: 4 minutos

A nossa rotina está cada vez mais corrida e tecnológica. Dentro de uma empresa, diversas atividades precisam de automatização. Ou seja, realizadas por máquinas sem a interação humana, trazendo mais eficiência, agilidade e redução de custos.

Se você ainda não realiza a automatização de processos ou não sabe como fazê-la, está na hora de rever esse conceito. Afinal, é possível que a sua empresa esteja perdendo um tempo valioso com atividades que não trazem retorno e apenas sobrecarregam os funcionários.

Quer entender melhor sobre o tema e descobrir como o Resulth ERP pode lhe ajudar? Continue a leitura!

O que é automatização de processos?

A automatização de processos consiste no uso de ferramentas tecnológicas, como os softwares de gestão, para realizar atividades e tarefas operacionais em maior volume e usando um tempo menor. Ou seja, é transferir para a máquina determinadas atividades que antes eram realizadas de forma manual.

Em geral, essas demandas não estão relacionadas ao core business da sua empresa e por isso são aquelas que apenas tomam tempo dos funcionários, aumentam a burocracia interna e não trazem resultados imediatos ou tangíveis.

Normalmente, a automatização de processos:

  • é realizada com o mínimo de interação humana;
  • envolve uma tarefa rotineira, repetitiva e recorrente;
  • integra sistemas ou departamentos;
  • é mais confiável quando a tarefa é realizada de forma automática.

Ainda está difícil de compreender? Vamos dar um exemplo: o controle do seu estoque.

Não é incomum encontrarmos empresas em que essa atividade é feita de maneira totalmente manual. Por exemplo, a cada venda realizada, é preciso dar baixa no item em uma planilha com controle manual.

E é claro que esse sistema, além de tomar bastante tempo, é suscetível a várias falhas. Afinal, tudo depende da capacidade humana – e pode ser que, em algum dia, seus funcionários acabem se esquecendo de atualizar a planilha e o seu controle de estoque não será tão confiável.

Com um bom sistema de gestão, isso pode ser feito de forma automatizada e integrada. Ou seja, a cada venda realizada automaticamente o sistema dá baixa no produto no estoque e ainda é capaz de lhe informar quando a quantidade de determinado item está muito pequena, indicando a reposição.

Quais as vantagens da automatização de processos?

Depois do exemplo acima, ficou mais fácil compreender algumas vantagens da automatização de processos, não é mesmo? Vamos entendê-las em detalhes? Confira!

Aumenta a produtividade

Essa é uma das vantagens mais procuradas por diversos empresários e muito característica da automação. Afinal, se as tarefas rotineiras são realizadas pela máquina, seus colaboradores têm mais tempo livre para se dedicarem ao que realmente importa para a sua empresa.

Banners reposição de estoque

Assim, por exemplo, em vez de ficarem perdendo horas atualizando manualmente planilhas ou comparando dados, eles podem se dedicar a funções mais estratégicas e que tragam retorno maior à sua empresa.

Até mesmo para o gestor essa economia de tempo é importante. Pois, com diversas atividades sendo realizadas de maneira automática, você terá mais tempo para compreender a parte estratégica do seu negócio e tomar decisões mais acertadas.

Além disso, a maioria dos softwares que promove a automação trabalha de forma integrada. Ou seja, os seus setores trabalharão mais unidos e a informação fluirá melhor, facilitando uma gestão sistêmica e evitando perdas, falhas e retrabalhos por falta de comunicação entre os times.

Padroniza processos e serviços

Como você viu no nosso exemplo, ao automatizar as tarefas, as chances de erro diminuem drasticamente. Afinal todos os processos serão realizados da mesma maneira e de forma automática pela máquina.

Assim, é possível:

  • evitar que a operação seja paralisada caso o funcionário responsável pela atividade precise se ausentar da empresa por determinado período;
  • eliminar o “improviso” em casos de problemas ou imprevistos;
  • facilitar o trabalho de novos colaboradores;
  • oferecer mais liberdade aos gestores para estruturarem os processos conforme a necessidade da empresa;
  • garantir mais qualidade, confiabilidade e reprodutibilidade dos processos.

Integra bancos de dados

Quantas vezes os processos operacionais não acabam sendo feitos de forma incorreta ou com resultados pífios devido à falta de integração dos setores da empresa? Em muitos casos, as informações acabam sendo registradas em planilhas ou em papéis, impedindo que os diversos setores consigam atualizar aquele dado ou ter acesso a ele.

Outro problema é que, nem sempre, as empresas contam com um sistema capaz de interpretar todos esses dados. Assim, com um programa que automatize os processos é possível integrar bancos de dados e setores, tornando a informação mais fluida e impedindo erros, retrabalhos e problemas devido a comunicação incorreta ou a falta de acesso a dados importantes.

Reduz custos

A redução de custos é uma consequência direta do uso da tecnologia. Pois:

  • os processos são feitos de forma mais ágil, “economizando” tempo dos colaboradores e reduzindo o pagamento de horas extras, contratação de mais equipes e de mão-de-obra nova;
  • há um aumento da produtividade de todos os setores;
  • a informação é compartilhada, fazendo com que várias decisões sejam tomadas de forma mais acertada (otimizando setores cruciais como compras, estoque, logística etc.);
  • o gestor tem acesso a dados mais reais sobre o seu negócio, permitindo a tomada de decisões mais correta e um excelente planejamento de curto, médio e longo prazo, trazendo retornos financeiros para a empresa;
  • os processos são padronizados, o que reduz o índice de erros e retrabalhos.

Como o Resulth ERP pode ajudar a melhorar a produtividade da minha empresa?

Já está convencido da importância da automatização de processos? Pois saiba que o Resulth ERP é um grande aliado.

Com esse sistema de gestão, você conseguirá controlar melhor vários setores do seu negócio, como: estoque, frente de caixa, contas a receber e a pagar, faturamento, emissão e recebimento de notas fiscais e muitos outros.

E o melhor é que todos esses setores trabalham de maneira integrada, favorecendo a automação de diversas tarefas, como:

  • emissão de notas fiscais a cada venda realizada;
  • conferência de notas fiscais dos produtos recebidos;
  • controle do estoque automático de acordo com as vendas realizadas;
  • atualização do fluxo de caixa automático de acordo com as vendas e o fechamento diário;
  • controle de inadimplência com avisos automáticos para a geração de cobranças;
  • muitas outras funções.

O Resulth ERP é a solução perfeita para pequenas e médias empresas que desejam desfrutar de todos os benefícios de uma gestão integrada, automatizada, tecnológica e com excelente custo-benefício.

Quer começar a implantar a automatização de processos na sua empresa? Entre em contato com os nossos consultores e entenda como o Resulth ERP pode lhe ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

COMUNIDADE ATS

Junte-se a mais de 25 mil profissionais de PMEs

Receba dicas e materiais exclusivos para melhorar a gestão de PMEs. Faça parte da comunidade.
Open chat
Podemos te ajudar?