como fazer follow up de proposta comercial

Como fazer o acompanhamento de proposta comercial para conversão em venda

Você sabe como fazer um acompanhamento de proposta comercial para converter em venda? Caso não, saiba que você não está sozinho nesse barco.

A prática não é muito frequente e um dos motivos mais alegados pelo comercial é a falta de tempo para acompanhar o que está acontecendo com o cliente de forma detalhada. Ou seja, os vendedores não conseguem verificar todos os passos de uma negociação.

Apesar de um pouco ignorado, o acompanhamento é muito importante para os negócios. Conversar com os consumidores ajuda a aumentar a chance de conversão em vendas e você precisa entender mais o porquê.

Neste post explicaremos detalhadamente como esse processo pode ser realizado e abordaremos qual é o momento ideal para fazer o acompanhamento. Além disso, forneceremos dicas que ajudarão a otimizar esse acompanhamento do cliente em sua companhia. Vem!

O que é acompanhamento comercial?

Trata-se de atividades que são desenvolvidas pelos vendedores com a intenção de fazer com que as propostas avancem no processo de vendas, conduzindo-os até o fechamento, ou seja, o momento da compra.

Vale destacar que o acompanhamento comercial precisa ser feito de maneira cautelosa. Afinal de contas, ninguém deseja ter o contato de um vendedor chato que a todo momento cobra resposta sobre uma proposta comercial.

Qual é o momento ideal para fazer o acompanhamento de proposta comercial?

Não existe uma fase e nem um momento ideal e exato para fazer o processo nas vendas. Isso porque o acompanhamento de proposta comercial pode ser feito a qualquer momento de contato do vendedor com o cliente.

Mas atenção: é preciso ser estratégico ao inseri-lo em alguma etapa. Apesar de ajudar a alinhar as expectativas dos consumidores com as expectativas da empresa, é preciso avaliar o tempo de decisão do cliente e evitar momentos de pressão e tensão. Além de escolher a forma de contato ou canal certo para obter um feedback. 

Agora, você deve estar se perguntando: quais meios posso utilizar para realizar o processo? Essa tarefa pode ser feita por meio de telefone ou celular, whatsapp, e-mails, rede social, skype etc. 

O importante é considerar o contexto em que o cliente está inserido e não tornar o momento de acompanhamento um estresse para ambos. Solicitar uma resposta sobre proposta comercial também pode ser um momento de conquista e de negociação. Portanto, é preciso ser conduzido de forma segura.

Por isso, você já deve ter percebido que o grande segredo do acompanhamento é acompanhar o cliente em toda a jornada de decisão. Assim, é possível identificar a oportunidade para pedir retorno e fornecer cordialmente mais detalhes.

Esse acompanhamento próximo ajuda a evitar divergências no fechamento, o que aumenta as probabilidades da sua companhia em fechar uma venda. 

Quanto tempo esperar para fazer o procedimento?

Por causa do que discutimos anteriormente também não há um prazo ideal para começar a fazer o acompanhamento. No entanto, vale muito a pena seguir alguns princípios, pois eles ajudarão a sua companhia a ter sucesso nessa estratégia.

Verifique o tempo de compra do cliente em relação à compra. Em algumas situações pode ser curto e em outras mais longo. Pois, ele deseja pesquisar mais antes de adquirir um item. É muito importante respeitar o tempo dele, pois você o deixará confortável e não passará a imagem de ser um vendedor chato e desesperado para vender. Isso, inclusive, é um dos fatores que afastam o cliente da sua loja).

Nesse momento, uma boa ideia é agendar um dia de retorno que seja melhor para o cliente. Pergunte qual é o melhor horário e data para entrar em contato. A pessoa se sentirá mais à vontade e conduzindo a negociação. Isso aumenta as probabilidades dela fechar negócio com a sua empresa.

Como fazer o acompanhamento?

Trata-se de uma pergunta pertinente e muitos vendedores têm dúvidas por não conhecerem o termo detalhadamente. Ou, ainda, pelo fato desse procedimento não ter um momento ideal a ser executado.

Apesar dessas questões, há alguns princípios que a sua organização pode seguir para fazer um bom acompanhamento. Entre eles estão a prática desse procedimento em horários adequados e o uso da comunicação. Abordaremos sobre esses pontos detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!

Horários corretos

Primeiramente é importante ficar atento em relação aos horários do acompanhamento. Evite fazer esse procedimento fora do horário comercial (antes das 8 e depois das 18 horas), principalmente se for feito por telefone, pois isso provavelmente será incômodo ao consumidor. Inclusive, quando o contato é feito nesse período há uma maior probabilidade da sua empresa converter a proposta comercial em venda.

Por outro lado, caso faça esse procedimento por e-mail o princípio descrito acima não se aplica. Na maioria das vezes, o cliente tem um dia repleto de atividades. E, na correria diária, o seu cliente pode não dar atenção devida à sua mensagem se ela for enviada no meio do horário comercial, por exemplo.

Dessa maneira, o melhor horário destinado ao envio desses e-mails é no início do dia (entre 8 e 9 da manhã) ou no fim da tarde (entre 17 e 18 horas). Geralmente as pessoas destinam esses períodos do dia com a intenção de verificar os e-mails e respondê-los, caso necessário.

Uso de e-mails

Destacamos há pouco sobre o horário ideal do envio de mensagens. Elas podem ser enviadas caso o cliente esteja demorando a responder se aceitará ou não a proposta comercial, ou seja, se ele comprará o produto ou o serviço.

Dessa maneira, a função do e-mail de acompanhamento é lembrar os problemas e objetivos do cliente antes de perguntar se ele fechará com a sua empresa. Nesse momento é importante enviar mensagens educadas (evite palavrões a qualquer custo) e a pressão por fechar negócio com você.

O acompanhamento de proposta comercial é uma prática muito importante aos negócios e ajuda as organizações a conseguirem novas oportunidades de venda. Por isso, esse procedimento deve ser bem planejado e preciso para aumentar as probabilidades de comprar da sua empresa. 

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