Você sabe como fazer um acompanhamento de proposta comercial para converter em venda? Caso não, saiba que você não está sozinho nesse barco.
A prática não é muito frequente e um dos motivos mais alegados pelo comercial é a falta de tempo para acompanhar o que está acontecendo com o cliente de forma detalhada. Ou seja, os vendedores não conseguem verificar todos os passos de uma negociação.
Apesar de um pouco ignorado, o acompanhamento é muito importante para os negócios. Conversar com os consumidores ajuda a aumentar a chance de conversão em vendas e você precisa entender mais o porquê.
Neste post explicaremos detalhadamente como esse processo pode ser realizado e abordaremos qual é o momento ideal para fazer o acompanhamento. Além disso, forneceremos dicas que ajudarão a otimizar esse acompanhamento do cliente em sua companhia. Vem!
O que é acompanhamento comercial?
Trata-se de atividades que são desenvolvidas pelos vendedores com a intenção de fazer com que as propostas avancem no processo de vendas, conduzindo-os até o fechamento, ou seja, o momento da compra.
Vale destacar que o acompanhamento comercial precisa ser feito de maneira cautelosa. Afinal de contas, ninguém deseja ter o contato de um vendedor chato que a todo momento cobra resposta sobre uma proposta comercial.
Qual é o momento ideal para fazer o acompanhamento de proposta comercial?
Não existe uma fase e nem um momento ideal e exato para fazer o processo nas vendas. Isso porque o acompanhamento de proposta comercial pode ser feito a qualquer momento de contato do vendedor com o cliente.
Mas atenção: é preciso ser estratégico ao inseri-lo em alguma etapa. Apesar de ajudar a alinhar as expectativas dos consumidores com as expectativas da empresa, é preciso avaliar o tempo de decisão do cliente e evitar momentos de pressão e tensão. Além de escolher a forma de contato ou canal certo para obter um feedback.
Agora, você deve estar se perguntando: quais meios posso utilizar para realizar o processo? Essa tarefa pode ser feita por meio de telefone ou celular, whatsapp, e-mails, rede social, skype etc.
O importante é considerar o contexto em que o cliente está inserido e não tornar o momento de acompanhamento um estresse para ambos. Solicitar uma resposta sobre proposta comercial também pode ser um momento de conquista e de negociação. Portanto, é preciso ser conduzido de forma segura.
Por isso, você já deve ter percebido que o grande segredo do acompanhamento é acompanhar o cliente em toda a jornada de decisão. Assim, é possível identificar a oportunidade para pedir retorno e fornecer cordialmente mais detalhes.
Esse acompanhamento próximo ajuda a evitar divergências no fechamento, o que aumenta as probabilidades da sua companhia em fechar uma venda.
Quanto tempo esperar para fazer o procedimento?
Por causa do que discutimos anteriormente também não há um prazo ideal para começar a fazer o acompanhamento. No entanto, vale muito a pena seguir alguns princípios, pois eles ajudarão a sua companhia a ter sucesso nessa estratégia.
Verifique o tempo de compra do cliente em relação à compra. Em algumas situações pode ser curto e em outras mais longo. Pois, ele deseja pesquisar mais antes de adquirir um item. É muito importante respeitar o tempo dele, pois você o deixará confortável e não passará a imagem de ser um vendedor chato e desesperado para vender. Isso, inclusive, é um dos fatores que afastam o cliente da sua loja).
Nesse momento, uma boa ideia é agendar um dia de retorno que seja melhor para o cliente. Pergunte qual é o melhor horário e data para entrar em contato. A pessoa se sentirá mais à vontade e conduzindo a negociação. Isso aumenta as probabilidades dela fechar negócio com a sua empresa.
Como fazer o acompanhamento?
Trata-se de uma pergunta pertinente e muitos vendedores têm dúvidas por não conhecerem o termo detalhadamente. Ou, ainda, pelo fato desse procedimento não ter um momento ideal a ser executado.
Apesar dessas questões, há alguns princípios que a sua organização pode seguir para fazer um bom acompanhamento. Entre eles estão a prática desse procedimento em horários adequados e o uso da comunicação. Abordaremos sobre esses pontos detalhadamente na sequência do artigo. Continue lendo!
Horários corretos
Primeiramente é importante ficar atento em relação aos horários do acompanhamento. Evite fazer esse procedimento fora do horário comercial (antes das 8 e depois das 18 horas), principalmente se for feito por telefone, pois isso provavelmente será incômodo ao consumidor. Inclusive, quando o contato é feito nesse período há uma maior probabilidade da sua empresa converter a proposta comercial em venda.
Por outro lado, caso faça esse procedimento por e-mail o princípio descrito acima não se aplica. Na maioria das vezes, o cliente tem um dia repleto de atividades. E, na correria diária, o seu cliente pode não dar atenção devida à sua mensagem se ela for enviada no meio do horário comercial, por exemplo.
Dessa maneira, o melhor horário destinado ao envio desses e-mails é no início do dia (entre 8 e 9 da manhã) ou no fim da tarde (entre 17 e 18 horas). Geralmente as pessoas destinam esses períodos do dia com a intenção de verificar os e-mails e respondê-los, caso necessário.
Uso de e-mails
Destacamos há pouco sobre o horário ideal do envio de mensagens. Elas podem ser enviadas caso o cliente esteja demorando a responder se aceitará ou não a proposta comercial, ou seja, se ele comprará o produto ou o serviço.
Dessa maneira, a função do e-mail de acompanhamento é lembrar os problemas e objetivos do cliente antes de perguntar se ele fechará com a sua empresa. Nesse momento é importante enviar mensagens educadas (evite palavrões a qualquer custo) e a pressão por fechar negócio com você.
O acompanhamento de proposta comercial é uma prática muito importante aos negócios e ajuda as organizações a conseguirem novas oportunidades de venda. Por isso, esse procedimento deve ser bem planejado e preciso para aumentar as probabilidades de comprar da sua empresa.
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