Poucas inovações que apareceram na web foram tão positivas para as redes sociais e sites em geral quanto o surgimento dos programas de análise de dados, os web analytics. Trata-se de ferramentas capazes de transformar os dados de navegação, produzidos pelos visitantes e registrados pelos sites, e apresentar ao administrador da página relatórios sobre tráfego de informações, audiências e mapeamento de cliques.
A possibilidade de medir dados importantes abriu portas para estratégias de marketing e ações baseadas em números confiáveis. O interesse de empresas de tecnologia de grande porte neste tipo de programa não demorou a aparecer, tendo como principal representante o Google e seu Google Analytics, ferramenta gratuita e utilizada em ampla escala na rede. Empreendedores do e-commerce passaram a utilizar o Analytics em seus negócios. A prática se popularizou e provou eficiência. Como resultado, empresas gigantes do setor começaram a disponibilizar funções específicas para o comércio eletrônico. Compreender o uso dessas ferramentas pode resultar na melhoria de processos e otimizar ganhos, além de ser um aliado na publicidade virtual.
Confira como a função “Comércio Eletrônico Aprimorado”, do Google Analytics, que pode facilitar a vida do varejista que empreende no comércio eletrônico:
Versatilidade de plataformas
O Google Analytics é compatível aos SGCs (Sistemas de Gerenciamento de Conteúdo) mais populares, como WordPress e Joomla, o que evita a dor de cabeça de uma migração de plataforma. Para instalar o sotfware é necessário ter uma Conta Google e gerar um código de rastreio, que se insere nas páginas do site.
Inteligência empresarial
Na hora de procurar um parceiro investidor, um anunciante para o site ou um fornecedor mais exigente, nada melhor do que apresentar informações convincentes sobre projeções de vendas, número de visitas e lucratividade. A função comércio eletrônico calcula índices que ajudam a entender o comportamento do consumidor na página e verificar aquilo que desperta o interesse dos visitantes. Números como média de produtos em cada venda, quantidade de visitas, valor médio dos pedidos efetuados são alguns dos dados levantados com a ajuda da ferramenta, que lê informações captadas da navegação nas páginas do endereço eletrônico.
Baixo custo
A criação de um e-commerce é algo que exige gastos e paciência com o início das vendas. Em um início de empreendimento, nada melhor do que contar com softwares que não somam custos e realizam bons serviços. Mais um ponto para o Analytics!
Relatórios e mais relatórios
A ferramenta disponibiliza modelos de relatório, que contêm pesquisas escolhidas pelo desenvolvedor, mas é possível customizar as análises. Com o suporte do filtro de dados podem ser feitas análises pontuais, que são peças-chaves para um bom acompanhamento da evolução do negócio.
Análise do comportamento do consumidor
O Analytics funciona como um espião do lojista. Ao medir fluxos de informação ele apresenta os caminhos mais comuns até determinados produtos e páginas. Através de um estudo dessas informações é possível melhorar a navegabilidade do site, colocando nos caminhos mais comuns os itens desejados pelo gestor do comércio eletrônico.
Estas são apenas algumas das funcionalidades do Analytics aplicado ao e-commerce. Seu funcionamento é fácil e auxilia muito na produção de informações importantes para a administração de uma loja virtual. Além da simplicidade da ferramenta, o Google oferece um fórum de suporte aos usuários em que a comunidade é ativa e gera boas soluções e melhorias do uso. Para resultados ainda mais expressivos, não esqueça de usar o Google Analytics “tradicional” para monitorar redes sociais e campanhas de e-mail marketing.
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