Adotar um sistema de gestão empresarial é pensar na medida como uma facilitadora de tarefas administrativas. No entanto, você sabia que a solução vai muito além disso? Sim, ela pode fazer toda a diferença no seu relacionamento com o cliente.
Ficou interessado em entender melhor como um sistema de gestão integrada pode ajudar você a estreitar relações com a clientela e, consequentemente, aumentar sua competitividade? Então acompanhe a leitura!
Sistemas de gestão: 6 motivos pelos quais eles melhoram o seu relacionamento com o cliente
1. Diminuem a margem de erros nos processos
Quando você não utiliza um sistema de gestão eficiente para administrar a sua empresa, fica refém de um número considerável de aplicativos, softwares e planilhas para controlar procedimentos como entregas, contas a receber, estoque e vendas.
Com isso, é comum que cada departamento acabe utilizando a solução que acha mais adequada. O problema é que falta conexão com os procedimentos de outras áreas.
Essa falta de interação entre os mecanismos de gestão deixa o seu negócio muito mais suscetível a erros administrativos. Eles podem prejudicar o seu relacionamento com o cliente, assim como a comercialização de um produto pela equipe de vendas em volume superior ao estoque ou uma entrega agendada para um prazo impossível de cumprir pela área de logística.
Com um sistema de gestão integrada, isso não acontece. Sempre que uma venda é realizada, por exemplo, o estoque é atualizado automaticamente, evitando transações comerciais além das possibilidades da empresa.
Em palavras simples, todos os procedimentos estão concentrados em um só lugar. Por isso, as chances de falhas que tragam prejuízos ao relacionamento com o cliente diminuem consideravelmente.
2. Otimizam procedimentos rotineiros
Empresas que não utilizam sistemas de gestão integrada realizam manualmente os procedimentos administrativos rotineiros.
Com isso, há um aumento crescente das chance de erros. E o tempo precioso da sua equipe de colaboradores é gasto com tarefas que não tem nada a ver com o seu objetivo final: a satisfação do seu cliente.
Quando você opta por um sistema de gestão integrada, essas tarefas passam a ser otimizadas, o que permite que você reorganize as funções de sua força de trabalho para que ela se dedique a tarefas mais estratégicas. Além disso, a empresa emprega de maneira mais inteligente o tempo dos seus recursos humanos; enquanto o cliente tem suas necessidades atendidas de maneira mais satisfatória.
3. Agilizam a tomada de decisões
Uma das maiores vantagens de utilizar um sistema de gestão integrado é que ele possibilita que você tenha uma visão 360 º daquilo que acontece na sua empresa.
Dessa maneira, é possível detectar com maior facilidade falhas nos processos que podem estar prejudicando o relacionamento com o cliente – e, consequentemente, diminuindo o seu volume de vendas – e tomar decisões estratégicas com maior rapidez para evitar a perda de competitividade do seu negócio.
Com isso, além de evitar o que prejudica a saúde financeira da empresa, fortalece o relacionamento com o cliente.
4. Reduzem os custos
Como diminui a margem de erros, ele otimiza as atribuições dos funcionários e agiliza a tomada de decisões. A adoção de um sistema de gestão integrada acaba por reduzir os custos do seu negócio, que ganha mais dinamismo e profissionalismo.
Essa diminuição nos custos da empresa pode se reverter em benefícios para os clientes. Seja por meio da manutenção dos preços em períodos de reajuste, pela sua redução ou mesmo pela criação de promoções e vantagens.
Oferecer orçamentos mais enxutos ou benefícios sem qualquer diminuição na qualidade dos serviços é sem dúvida uma das maneiras mais eficientes de aprimorar o relacionamento com clientes antigos e atrair novos.
5. Melhoram a experiência do cliente
Ainda que muitas dessas vantagens acabem dinamizando o relacionamento com o cliente de maneira colateral, a adoção de um sistema de gestão integrado também impacta essa experiência diretamente.
A adoção de procedimentos administrativos pouco eficientes ou que não oferecem integração entre as áreas pode, por exemplo, tornar o processo de troca de um produto mais lento. Ou até mesmo dificultar a concretização da venda pelo grande número de procedimentos burocráticos envolvidos.
Esse tipo de acontecimento interfere de maneira negativa na experiência de compra. E, consequentemente, no modo como aquele consumidor enxerga e se relaciona com a empresa. Tudo isso implica em dificuldades na fidelização da carteira.
6. Ampliam a compreensão do seu público-alvo
A utilização de um sistema de gestão integrada permite a emissão de relatórios detalhados sobre os diversos departamentos da empresa. Inclusive, o de vendas.
Com isso, você identifica com maior facilidade tendências e comportamentos de compra. E ainda pode ter uma visão mais clara de quem é e quais são as demandas do seu público-alvo.
Isso permite que a sua equipe comercial se antecipe às necessidades. Além de oferecer produtos e serviços de maneira mais estratégica. E é isso que estreita o relacionamento com o cliente e impacta positivamente os resultados do seu negócio.
Gostou de conhecer as vantagens de adotar um sistema de gestão integrada? Aproveite todas essas dicas para aprimorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas. Se você ficou interessado em saber mais sobre esse tipo de solução, entre em contato com um especialista da ATS Informática e esclareça todas as suas dúvidas agora mesmo!