Mercado e-commerce

01/11/2014

O mercado de e-commerce, que compreende as transações de venda realizadas pela internet, cresce vertiginosamente ano após ano. Atualmente é possível criar uma loja virtual com baixo investimento e contar com recursos que até pouco tempo, só estavam disponíveis para grandes organizações. Em um passado recente, quando se falava em loja virtual para pequenas empresas, nos referíamos a plataformas de e-commerce improvisadas, que apresentavam resultados muito abaixo do esperado. Esse cenário mudou, e as pequenas e médias empresas podem disputar de igual para igual com grandes lojas um mercado que apresenta expressiva taxa de crescimento anual. De acordo com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico - a ABComm -, em 2011 foram comercializados R$ 18,7 bilhões no mercado eletrônico. Em 2013, foram R$ 31 bilhões e a expectativa para 2014 é de R$ 39 bilhões. Esses números indicam que o mercado não apresenta sinal de esgotamento, muito pelo contrário. O e-commerce configura uma alternativa atraente para empreendedores pressionados pelos elevados valores de locação de imóveis. O custo de uma loja virtual é bem menor que o da instalação de uma loja física. As PMEs têm no comércio eletrônico uma opção para a expansão de seus negócios, que une baixos custos e oportunidade de conquista de novos mercados. Com o e-commerce não existem barreiras geográficas, o que cria para as pequenas empresas um novo mercado em que seus produtos são levados a qualquer lugar do Brasil ou do mundo, atingindo públicos que não teriam acesso aos PDVs. Mas pela internet, as empresas podem chegar a esses consumidores, e a um custo infinitamente menor do que o que representaria o mesmo investimento para uma loja em um centro comercial. Seria leviano da minha parte dizer que vender pela internet é fácil. Isso seria vender uma ilusão. O mercado é promissor, mas exige planejamento, investimento e muita dedicação. A criação de uma loja virtual precisa partir de premissas realistas e não de promessas de um negócio fácil. O momento do mercado é favorável para que pequenas e médias empresas invistam no varejo virtual. Para que você possa abraçar essa oportunidade com segurança, nós criamos uma solução de e-commerce integrada ao sistema Resulth, que oferece poderosos recursos para gerar um excelente ganho produtivo e competitivo. Com o controle operacional unificado em um mesmo sistema, o Resulth vai tornar a gestão do seu negócio muito mais fácil e eficiente. A ATS está preparada para supri-lo com as melhores práticas de gestão para você conquistar novos mercados e expandir seu negócio. Geovanne Teles CEO Presidente da ATS Informática