Como fazer um planejamento estratégico?

Como fazer um planejamento estratégico?

25/02/2015

Os primeiros passos de um empreendimento são sempre os mais difíceis. A entrada no mercado nem sempre é notável e o administrador muitas vezes pode perder o foco devido às variáveis que surgem no caminho. Para ter mais segurança na abertura de uma empresa e criar uma base de projeções, garantindo que um caminho produtivo seja seguido, é necessária uma análise do enredo geral que permita entender como o modelo de negócios pode se encaixar no contexto do mercado atual e como o novo negócio deverá se comportar no cenário. Com isso, você criará um planejamento estratégico, que servirá como elemento fundamental para construir seu empreendimento. Quer entender mais sobre como o planejamento estratégico pode funcionar em sua empresa, quais são os primeiros passos e habilidades para que isso aconteça? Então continue lendo esse post e aprenda como dar passos determinantes para seu crescimento empresarial.

Mas o que de fato é um planejamento estratégico?

O planejamento estratégico é feito a partir de uma extensa análise de todo o contexto em que a empresa está envolvida, considerando os possíveis clientes, concorrentes, fornecedores, projeção de vendas, possibilidades de entrada no mercado, etc. Com todos esses dados, você poderá visualizar realmente como o seu negócio pode se encaixar no cenário e direcionar suas ações e esforços da melhor maneira e no rumo certo. Assim, as projeções para a sua empresa tornam-se muito mais concretas e confiáveis. A estratégia será a base que apoiará suas decisões, e o planejamento a série de ações que serão executadas em harmonia com o que o empreendimento busca. Isso tudo garantirá a você mais força e consistência no mercado, atraindo mais clientes, dando maior destaque, podendo inclusive atrair investidores.

A filosofia empresarial

Mas o planejamento estratégico não acaba na análise de dados e do cenário. Ele mergulha muito mais fundo na filosofia da empresa e envolve os três pilares que determinam as principais características sobre como um empreendimento se comportará no mercado e onde ele quer chegar: missão, visão e valores.
  • A missão indica o objetivo fundamental da empresa, ou seja, o principal ponto aonde ela quer chegar. Dessa forma, as ações e decisões estratégicas nunca podem perder o foco e devem sempre estar em harmonia com a busca deste objetivo.
  • A visão mostra onde a organização quer chegar curtos períodos de tempo. Basicamente, trata-se de como ela se vê em um futuro não tão distante. Podemos dizer que são os passos a seguir no caminho para chegar à missão, passos estes que podem inspirar e unir as pessoas envolvidas com o projeto.
  • Os valores são o conjunto de princípios que serão seguidos pela empresa em suas ações. São os valores que guiarão a filosofia de trabalho e a ética para buscar os objetivos, sendo fundamentais para criar a cultura organizacional que será seguida por você e por seus colaboradores.
Através da união destes conceitos com os dados técnicos de mercado, um novo negócio saberá exatamente como agir e qual caminho trilhar na busca por sua consolidação. Por tudo isso, a elaboração de um bom planejamento estratégico pode ser a característica determinante para que um empreendimento tenha sucesso. Como está a elaboração de seu planejamento estratégico? Conseguiu posicionar sua empresa no mercado? A missão, visão e valores estão em sintonia com o que você procura? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco suas experiências.